Friday, 20 de September de 2019

GERAL


A bola da vez

Linhaça enriquece alimentação; Confira

25 Mar 2010

Há alguns anos poucas pessoas conheciam essa pequena, porém saborosa, semente. Hoje, a linhaça ganhou espaço na mesa e graças a sua propriedade funcional, passou a ser consumida no café da manhã e em outras refeições. “Ela é mesmo muito versátil. No arroz fica uma delícia e enriquece muito mais o alimento”, aconselha a nutricionista Ana Paula Assunção.

Mas não é só  pelo seu exótico sabor que a linhaça passou a complementar a dieta diária. Pesquisas recentes realizadas na Universidade de Toronto, Canadá, apontam que realmente a semente de linho pode ser considerada um superalimento (ver Box): ela não só é capaz de impedir o crescimento do câncer de mama, como também afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas. Além de diminuir o risco de câncer de próstata e de útero. “Ela dá um grande empurrão na saúde do corpo, pois é rica em vitaminas, proteínas e minerais. Tudo isso ajuda no desenvolvimento das células”, completa Ana Paula.

Para os que sofrem de problemas cardiovascular, aliar esse alimento a uma dieta saudável pode render bons resultados.Ela tem duas substancias bastante poderosas, o ômega-3 e o ômega-4, que atua na redução do mau colesterol, o LDL. “Uma colher de chá de óleo de linhaça ou uma colher e meia de sopa da semente moída, garante a ingestão de todo ômega-3 que uma pessoa precisa. A linhaça também é indicada para diabéticos, por ser capaz de estabilizar os níveis de açúcar no sangue, e é um excelente regulador das funções intestinais”, receita a nutricionista.

Mas o que vem fazendo da linhaça a bola da vez, é uma substância chamada lignana, que na prática funciona como um ”falso hormônio” no organismo. “Ao se ligar a receptores celulares, a lignana passa a funcionar como um estrógeno ", finaliza.

 

Propriedades

Cada 100 gramas de semente de linhaça apresentam aproximadamente 490 calorias. A linhaça contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno. E ainda apresenta ferro, zinco e uma pequena quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Cerca de 39% da sua composição é de óleo. Desse total, a maior parte é formada por ômega-3 (57%) e ômega-6 (16%), tipos de gordura polinsaturadas que devem ser obtidas através da alimentação, pois não são produzidas pelo corpo. Além do ômega-3 e ômega-6, 9% são gorduras saturadas e 18% monoinsaturadas. Tanto a semente amarela quanto a marrom apresentam as mesmas propriedades nutricionais.

Tanto a semente dourada quando a marrom tem o mesmo valor nutricional. A diferença é que a linhaça dourada tem um sabor mais suave do que a escuta, e é mais difícil de encontrar no Brasil e geralmente chega aqui importada do Canadá. Já a marrom é bem mais comum, por ser produzida aqui mesmo no país. Em Palmas, pode-se encontrar as duas sementes, e o valor do quilo varia em R$ 3,80 à R$ 4,50 a escura e R$ 5,80 à R$ 7,50.
 

Consumo

 

Quem quer consumir esse rico alimento deve ficar atento à algumas dicas. Embora contenha substâncias capazes de prevenir doenças letais, a linhaça carrega compostos que poderiam interferir na absorção de nutrientes.

Aquecer a semente, segundo pesquisadores, seria a forma de neutralizar esse inconveniente, pois o calor diminui a atividade de algumas proteínas suspeitas de atrapalhar o aproveitamento dos sais minerais,

Outra dica para aproveitar ao máximo a semente é triturá-la no liquidificador, para que a casca, que é bastante resistente, não passe intacta pelo aparelho digestivo, impedindo que as substanciais benéficas saiam da semente. No entanto, a semente deve ser consumida logo após ser triturada.

Os cientistas só não chegaram ainda a uma conclusão sobre a quantidade ideal de consumo. Mas algumas sugestões de porções variam de 25 gramas (1 colher de sopa bem cheia) até 45 gramas (quase 2 colheres) por dia.

Saiba Mais

 

Estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudadas outras funções que tem benefícios como:
 
-- Rejuvenescedor
-- Baixa de peso
-- Auxilia no combate a anemia
-- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
-- Auxiliar no combate à acne.
-- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
-- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
-- Auxiliar no controle Diabete - da glicemia  

O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.  

Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.

-- Vitalidade Física
-- Sistema Digestivo
-- Sistema Nervoso
-- Doenças Inflamatórias
-- Retenção de Líquidos
-- Sistema Imunológico
-- Sistema Cardiovascular
-- Funcionamento Intestinal
-- Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa
-- Para combater a agressividade e a obesidade
-- Condições da Pele e do Cabelo

Veja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:  

 

Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Ômega-3 58%
Ômega-6 16 %
Sódio 7,8 mg

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