Friday, 10 de April de 2020

GERAL


Meio Ambiente

Material educativo sobre queimadas começa a ser distribuído

02 Jul 2009

Em continuidade às atividades da Campanha de Combate às Queimadas 2009, a Coeda/Naturatins - Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento Socioambiental do Instituto Natureza do Tocantins começou, nesta quarta-feira, 1º, a distribuição de materiais educativos da campanha para as 16 Unidades Regionais do Instituto, quatro parques estaduais e aos órgão parceiros. O material vai auxiliar os técnicos nas ações de conscientização e educação ambiental sobre o uso indiscriminado do fogo e suas conseqüências no período da estiagem, quando ocorrem aumentos significativos de queimadas.

Nesta manhã, o gerente do Parque Estadual do Cantão, Warley Rodrigues, recebeu o kit com cartazes e folders educativos da campanha. O órgão também encaminhou à Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, com sede em Palmas, 38 DVD's com o documentário Queimadas 2007 e 50 folder's. A intenção é que o material contribua para o processo de educação ambiental em todo o Estado.

Conforme a responsável pela Coeda/Naturatins, Fátima Armond, todas as regionais devem dar sequência aos trabalhos de combate às queimadas previstos pelo Plano Estadual de Prevenção de Incêndios Florestais e Combate às Queimadas 2009. Alguns municípios foram priorizados por registrarem números significativos de focos de calor, conforme o monitoramento feito por satélites: Goiatins, Lagoa da Confusão, Pium, Araguaçu, Campos Lindos, Rio Sono, Itacajá e Formoso do Araguaia.

Esses municípios vão intensificar os trabalhos dando continuidade às ações da força tarefa Dia "D" Prevenção às Queimadas, iniciada em Palmas, na segunda-feira, 29, por técnicos da Coeda/Naturatins e parceiros como Guarda Metropolitana de Palmas, Ibama, Defesa Civil, Ruraltins, Bombeiros, Sedumah - Secretaria de Desenvolvimento Urbano Meio Ambiente e Habitação, e Cipama - Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental. O objetivo foi orientar e notificar, de forma preventiva, proprietários rurais sobre os prejuízos do uso irregular do fogo e sobre a importância da solicitação da AQC - Autorização de Queima Controlada. Foram visitadas 52 propriedades rurais no entorno do Parque Estadual do Lajeado.

Para esta quinta-feira, 2, está previsto o início da veiculação em emissoras de televisão e rádio, do material de divulgação da campanha de queimadas.

 

Universitários

Ainda na manhã desta quarta-feira dois acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental da UFT - Universidade Federal do Tocantins visitaram o núcleo da Coeda/ Naturatins em busca de material educativo da Campanha de Queimadas e outros produtos de divulgação sobre as ações de Educação Ambiental desenvolvidas na APA - Serra do Lajeado, em Palmas. O objetivo foi conhecer de perto o trabalho educativo que está sendo desenvolvido no sentido de preservar e conservar a área de proteção.

Questionados sobre como avaliavam as ações feitas pelo órgão ambiental, os universitários disseram estar satisfeitos com o que conheceram. "É bom saber e checar, de perto, quais ações ambientais existem e são realizadas", afirmou o acadêmico Gustavo Santos Andrade. Já o universitário George Gomes, disse estar esperançoso em ver o esforço do órgão em educar para preservar, finalizando que só o trabalho contínuo trará frutos para as gerações futuras.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Grau de fiscalização dos decretos Municipais é determinante para evitar possíveis contágios no Tocantins, diz ATM

Prefeituras devem promover forças-tarefa de fiscalização para orientar população sobre isolamento social e monitorar atendimentos no comércio


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira