Sunday, 23 de February de 2020

GERAL


Transporte Escolar

Maurilândia de Tocantins economiza mais de R$ 180 mil com gestão mais eficiente do transporte escolar

20 Feb 2019

Maurilândia de Tocantins economizou R$ 180 mil em 2018 ao fazer uma gestão mais eficiente de seu transporte escolar. O avanço ocorreu graças à reorganização do setor, possível graças ao esforço coletivo da equipe da secretaria municipal de educação e pelo uso do Conviva Educação (www.convivaeducacao.org.br), sistema de gestão gratuito voltado a secretarias de educação e suas equipes técnicas.

Desde 2017, o município utiliza ferramentas do Conviva para melhorar a gestão do transporte escolar. A economia de recursos financeiros aconteceu por conta da definição de rotas, o que permite menor tempo de deslocamento entre as residências dos alunos e suas escolas; do monitoramento de gastos, com avaliação do custo-benefício de terceirizações, por exemplo, e do acompanhamento mais próximo da manutenção dos veículos. A percepção da comunidade quanto à melhora do serviço prestado também foi evidente: a secretaria de educação registra redução de reclamações de pais e queda no número de ações por parte do Ministério Público.

Maurilândia do Tocantins oferece transporte para mais de 850 estudantes. O município, majoritariamente rural, tem grande extensão territorial e chega a realizar trajetos de até 130 km.

 

Sobre a Plataforma Conviva

A plataforma Conviva Educação é um sistema de gestão gratuito que tem o propósito de apoiar o trabalho do dirigente e equipe técnica das secretarias municipais de educação. Lançado em 2013, oferece conteúdos, ferramentas e áreas de trocas de experiências voltadas às áreas da gestão municipal: orçamentária e financeira, administrativa, democrática, estrutura e documentação, pedagógica, de pessoas, alimentação e transporte escolar, além de ambientes voltados ao Plano Municipal de Educação e Indicadores da Educação Municipal. Em 2018, o Conviva lançou uma funcionalidade que permite a importação do último Educacenso para a plataforma, possibilitando que a secretaria faça seu planejamento com base em dados oficiais e detalhados do município. Foram mais de 1200 municípios que fizeram a importação.

Atualmente, a plataforma tem 90% dos municípios brasileiros cadastrados. Para saber mais, acesse: convivaeducacao.org.br/oque-e e assista ao vídeo.

O Conviva é uma iniciativa da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) em parceria com 12 institutos e fundações – Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Roberto Marinho, Fundação SM, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Victor Civita, Instituto Humanize, Instituto Natura, Instituto Votorantim, Itaú BBA e Movimento Todos Pela Educação, e conta com o apoio do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e da Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação) na divulgação para os municípios.

COMPARTILHE:


Confira também:


Especial

Entenda os limites para o comportamento no Carnaval; novas leis endurecem excessos

Pelo segundo ano consecutivo, os brasileiros vão brincar tendo como limite a Lei 13.718/2018, que criou o crime de importunação sexual


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira