Wednesday, 21 de August de 2019

GERAL


Transporte Escolar

Maurilândia de Tocantins economiza mais de R$ 180 mil com gestão mais eficiente do transporte escolar

20 Feb 2019    12:05

Maurilândia de Tocantins economizou R$ 180 mil em 2018 ao fazer uma gestão mais eficiente de seu transporte escolar. O avanço ocorreu graças à reorganização do setor, possível graças ao esforço coletivo da equipe da secretaria municipal de educação e pelo uso do Conviva Educação (www.convivaeducacao.org.br), sistema de gestão gratuito voltado a secretarias de educação e suas equipes técnicas.

Desde 2017, o município utiliza ferramentas do Conviva para melhorar a gestão do transporte escolar. A economia de recursos financeiros aconteceu por conta da definição de rotas, o que permite menor tempo de deslocamento entre as residências dos alunos e suas escolas; do monitoramento de gastos, com avaliação do custo-benefício de terceirizações, por exemplo, e do acompanhamento mais próximo da manutenção dos veículos. A percepção da comunidade quanto à melhora do serviço prestado também foi evidente: a secretaria de educação registra redução de reclamações de pais e queda no número de ações por parte do Ministério Público.

Maurilândia do Tocantins oferece transporte para mais de 850 estudantes. O município, majoritariamente rural, tem grande extensão territorial e chega a realizar trajetos de até 130 km.

 

Sobre a Plataforma Conviva

A plataforma Conviva Educação é um sistema de gestão gratuito que tem o propósito de apoiar o trabalho do dirigente e equipe técnica das secretarias municipais de educação. Lançado em 2013, oferece conteúdos, ferramentas e áreas de trocas de experiências voltadas às áreas da gestão municipal: orçamentária e financeira, administrativa, democrática, estrutura e documentação, pedagógica, de pessoas, alimentação e transporte escolar, além de ambientes voltados ao Plano Municipal de Educação e Indicadores da Educação Municipal. Em 2018, o Conviva lançou uma funcionalidade que permite a importação do último Educacenso para a plataforma, possibilitando que a secretaria faça seu planejamento com base em dados oficiais e detalhados do município. Foram mais de 1200 municípios que fizeram a importação.

Atualmente, a plataforma tem 90% dos municípios brasileiros cadastrados. Para saber mais, acesse: convivaeducacao.org.br/oque-e e assista ao vídeo.

O Conviva é uma iniciativa da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) em parceria com 12 institutos e fundações – Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Roberto Marinho, Fundação SM, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Victor Civita, Instituto Humanize, Instituto Natura, Instituto Votorantim, Itaú BBA e Movimento Todos Pela Educação, e conta com o apoio do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e da Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação) na divulgação para os municípios.

COMPARTILHE:


Confira também:


Perspectiva

Índice de confiança do empresário sobe pelo 3º mês seguido

Para o economista da CNI Marcelo Azevedo, a melhora da percepção de das expectativas dos empresários refletem as notícias positivas para a economia.

Operação Tessera

Polícia Civil deflagra “Operação Tessera” em Paraíso do Tocantins

Um dos suspeitos chegou a montar um esquema de entrega direta de drogas aos usuários, através de expediente comumente chamado de “disk-drogas”.



Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Os pratos serão avaliados por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas para seleção dos vencedores do festival.


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos

Ao fim do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PTB), declarou que esta Casa de Leis é parceira da UMA.


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal


EDP

Projeto Aprender e Crescer inicia mais uma etapa em Palmas


PC

Polícia Civil conclui inquérito e indicia suspeito de furtos em Araguaína



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira