Tuesday, 27 de October de 2020

GERAL


UFT

MEC visita Araguaína para implantação do curso de medicina

17 Apr 2015

Mais um passo foi dado para a implantação do curso de medicina em Araguaína. Na manhã desta sexta-feira, 17, uma equipe composta por representantes do Ministério da Educação (MEC), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Prefeitura de Araguaína, participou de uma reunião na Secretaria Municipal da Saúde e depois visitou a unidade básica de saúde (UBS) do Bairro JK, finalizando no Hospital Regional de Araguaína (HRA).

De acordo com a professora Maria Gorete Frota Ribeiro, membro da Comissão do MEC para implantação de curso de Medicina nas universidades federais no Brasil, este é um processo que avalia o que está no projeto pedagógico com a realidade no Município. "Nós estamos vendo se as condições de saúde e o que foi colocado no projeto pedagógico coincidem com o que é necessário com as orientações gerais do Ministério da Educação para a abertura de cursos de Medicina nas universidades federais", explicou.

Segundo Maria Gorete, a equipe do MEC avalia três aspectos importantes para se implantar o curso de Medicina: o pedagógico, a relação com o sistema de saúde e a relação desse sistema de saúde com a comunidade local. "Esses aspectos são importantes para que o estudante tenha um papel mais ativo para incorporar o que ele aprendeu na sua vida profissional, entenda as perspectivas futuras para o local e contribua para o aprimoramento da saúde e da sociedade, que é o que a gente quer para todo mundo", completou a professora.

Município

O secretário municipal da Saúde, Jean Luís Coutinho, destacou a importância do envolvimento do Município nesse processo de implantação do curso de Medicina em Araguaína. "O prefeito Ronaldo Dimas, através da Secretaria da Saúde, não está medindo esforços para que esse curso venha para o município de Araguaína", apontou.

Coutinho explicou ainda que a atual gestão vem trabalhando na reestruturação das unidades básicas de saúde para que se tenham a melhor atenção e o melhor atendimento à população. "Sabemos das dificuldades, passamos as dificuldades, e passamos a realidade e o futuro também. Nós estamos hoje em uma unidade que é o futuro das unidades básicas de Araguaína: informatizadas e com a implantação do 0800", disse o secretário, referindo-se à UBS do JK.

UFT
O diretor do Campus da UFT de Araguaína, Luís Eduardo Bovolato, explicou que a partir de agora será feita a organização da estrutura física básica necessária, como laboratório, biblioteca, salas de aula. Bovolato informou ainda que acadêmicos de Palmas farão residências em Araguaína. "O curso de Medicina em Palmas já está mais estruturado, isso vai permitir que alunos de lá possam vir para Araguaína", detalhou.

Entre as residências médicas a serem criadas pela UFT em Araguaína estão medicina da família, oftalmologia, clínica médica, pediatria. O diretor do campus tem a expectativa que a partir de 2016 o curso de Medicina já esteja implantado na cidade.

Participaram da visita em Araguaína, as professoras da Comissão do MEC, Maria Gorete Frota Ribeiro e Alessandra Carla de Almeida Ribeiro; o coordenador do curso de Medicina da UFT em Palmas, Paulo Giovani Pedreira; o assessor de Desenvolvimento Institucional, Neilton Araújo de Oliveira; o professor João Arraes, e o médico recém-formado pela UFT, Antônio Oliveira dos Santos Júnior. Por parte do Município, estavam o secretário da Saúde, Jean Luís Coutinho, e o secretário executivo, Lucas Moreira.

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins registra 47 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 229.676 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 74.229 casos confirmados. Destes, 61.832 pacientes estão recuperados, 11.313 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.084 pacientes foram a óbito.



Eleições 2020

Na Acipa, Prefeita Cinthia fala sobre justiça fiscal e a importância do diálogo entre poder público e entidades representativas

Cinthia afirma que a modernização fiscal é uma meta a ser perseguida no curto prazo, e que está em fase de contratação, junto ao BNDES, de recurso do Plano de Modernização da Administração Tributária, o PMAT.


Eleições 2020

Em Palmas, deputada Luana Ribeiro declara apoio à candidatura de Vanda Monteiro

Fico muito feliz em contar com seu apoio aqui na capital, pois soma conosco uma deputada muito atuante, além de determinada”, destacou.


Eleições 2020

Justiça Eleitoral manda Amastha remover fake news contra Cinthia

A decisão liminar ainda fixa multa de R$ 5 mil ao Amastha caso não cumpra a decisão judicial, que determina a imediata suspensão da propaganda eleitoral irregular.


Aureny III

Andrino assumiu o compromisso de revitalizar o asfalto das ruas e avenidas do local


Mulheres 77

Eli Borges diz que, se eleito, irá criar a Secretaria da Mulher


Região Sul

Se eleita, Cinthia garante que vai construir a tão sonhada rodoviária de Taquaralto


Arte

Instituto Isca beneficia mais de 300 pessoas com projeto de ação social em Araguaína


Oportunidade

Concurso para estudantes do ensino médio oferece premiação em dinheiro e viagem aos EUA


Palmas

Radares fixos da Avenida Teotônio Segurado são verificados pela Agência Estadual de Metrologia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira