Saturday, 08 de August de 2020

GERAL


Diz especialista

Mercado de trabalho está cada dia mais competitivo

14 Jan 2011

“Conseguir um emprego está cada dia mais difícil”, é o que diz a universitária Maria Helena Pinheiro, 25 anos. Segundo ela, a conquista por uma vaga de trabalho deve ser encarada como uma luta diária. “Várias vezes recebi notícias negativas em seleção de trabalho, mas em nenhum momento pensei em desistir e vou continuar procurando até encontrar”, diz persistente, que apresenta seu curriculum com alguns cursos de aperfeiçoamento, além de está cursando uma segunda língua, o inglês.

Mas as dificuldades encontradas por Maria Helena, não é só dela. O desempregado Jaime Lourenço, 42 anos, também vive essa angustia. “No meu, acho que a minha maior dificuldade é a idade. Sempre penso que as pessoas de Recursos Humanos (RH) das empresas pensam que não temos condições de desempenhar tal função bem. Mas, se estou me colocando a disposição é porque sei da minha capacidade”, desabafa.

Para o especialista em RH de uma empresa da Capital, Marcos Antonio de Lima, o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e a idade ainda é considerada “empecilho” na hora da contratação por algumas empresas. “Quanto mais velha for a pessoa, menores serão as chances de contratação, principalmente em cargos em que a concorrência é grande. Por outro lado, há os casos em que a idade pode ser determinante para conseguir um emprego, pois nessa situação a idade está associada a experiência do candidato. Quando a responsabilidade do cargo é maior e as tomadas de decisões são fundamentais para a empresa, os mais experientes levam vantagem - nessas situações a idade acaba ajudando o candidato, mas também há alguns limites estabelecidos”, explica Marcos.


 
Qualificação
Ainda de acordo com Marcos, a qualificação do candidato é outro fator decisivo para conseguir um novo emprego. “No meu ponto de vista, o mercado de trabalho está bem abastecido com tantas ofertas de emprego. Os jovens, principalmente, precisam sempre estar atentos a qualificação, sempre em busca de cursos de aperfeiçoamento, pois a concorrência é cada dia maior. Conhecimento nunca é demais e pode fazer a diferença em uma entrevista de emprego”, alerta o especialista.


Estágio
Outro ponto comentado pelo especialista é começar a trabalhar como estagiário. “Ainda como estudante, o jovem pega experiência trabalhando como estagiário e sem dúvida é uma porta aberta para conquistar cargos altos e até chegar a chefia”, diz, comentando ainda que “o jovem nunca pode ter em mente que irá conseguir o primeiro emprego com um salário alto, pois tudo na vida é conquistado gradativamente”, argumenta Marcos.


Sine
Diariamente, o Sistema Nacional de Emprego (Sine/TO) oferece centenas de vagas de empregos em várias áreas. Somente nesta quarta-feira, 12, o órgão divulgou 250 vagas para o município de Palmas. “Fazer o cadastro em órgãos que oferecem vagas de emprego é muito importante. A possibilidade de entrar no mercado de trabalho é maior, sem contar que esses órgãos oferecem diversos cursos de aperfeiçoamento para a sociedade”, afirma. Para outras informações sobre as vagas de emprego ofertadas pelo Sine, basta ligar no 0800-646-5060.

COMPARTILHE:


Confira também:


Auxílio Emergencial

Caixa abre 770 agências hoje para beneficiários do auxílio emergencial

As agências também estarão abertas para o saque emergencial do FGTS

Pandemia

Tocantins registra 828 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 30.358 casos no total, destes, 18.609 pacientes estão recuperados, 11.312 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 437 pacientes foram a óbito.



TIM

TIM e Motorola promovem workshop online para ensinar pais e filhos a produzirem fotos e vídeos

De acordo com o gerente de marketing da TIM no Centro-Oeste e no Norte, Rafael Nakamura, o objetivo é aproveitar a data comemorativa para aproximar pais e filhos e colocar a tecnologia móvel a serviço das pessoas


Funcionamento do Comércio

Prefeitura de Palmas prorroga horário especial de fechamento de estabelecimentos comerciais; supermercados poderão funcionar até às 22h

Decisão foi publicada na edição 2.548, do Diário Oficial do Município.


Saúde

Defensoria Pública acompanha abertura de novos leitos de UTI covid em hospitais da região norte do Estado

Araguaína ganhou dez novos leitos em hospital particular e outros 07 do Hospital Regional foram reativados voltando a somar 17 leitos totais; Em Augustinópolis, a previsão é que seja inaugurada UTI no próximo dia 13


Obras

Revitalizações na Graciosa e em quadra poliesportiva da Arno 33 trarão melhorias aos espaços de lazer e esporte de Palmas


Saúde

Especialista em epidemiologia toma posse como nova secretária municipal da Saúde de Palmas


Covid-19

Governo do Tocantins amplia oferta de leitos de UTI Covid em Araguaína


Pandemia

Crise na saúde: Nusa requer que hospitais privados cumpram compromisso judicial e atendam pacientes do SUS


COVID-19

Secretaria da Saúde recebe doações de testes rápidos da Receita Federal do Brasil


Saúde

Covid-19: em uma semana, 12 pacientes já foram transferidos das UPAs para leitos em hospitais particulares da Capital



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira