Sunday, 20 de October de 2019

GERAL


Diz especialista

Mercado de trabalho está cada dia mais competitivo

14 Jan 2011

“Conseguir um emprego está cada dia mais difícil”, é o que diz a universitária Maria Helena Pinheiro, 25 anos. Segundo ela, a conquista por uma vaga de trabalho deve ser encarada como uma luta diária. “Várias vezes recebi notícias negativas em seleção de trabalho, mas em nenhum momento pensei em desistir e vou continuar procurando até encontrar”, diz persistente, que apresenta seu curriculum com alguns cursos de aperfeiçoamento, além de está cursando uma segunda língua, o inglês.

Mas as dificuldades encontradas por Maria Helena, não é só dela. O desempregado Jaime Lourenço, 42 anos, também vive essa angustia. “No meu, acho que a minha maior dificuldade é a idade. Sempre penso que as pessoas de Recursos Humanos (RH) das empresas pensam que não temos condições de desempenhar tal função bem. Mas, se estou me colocando a disposição é porque sei da minha capacidade”, desabafa.

Para o especialista em RH de uma empresa da Capital, Marcos Antonio de Lima, o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e a idade ainda é considerada “empecilho” na hora da contratação por algumas empresas. “Quanto mais velha for a pessoa, menores serão as chances de contratação, principalmente em cargos em que a concorrência é grande. Por outro lado, há os casos em que a idade pode ser determinante para conseguir um emprego, pois nessa situação a idade está associada a experiência do candidato. Quando a responsabilidade do cargo é maior e as tomadas de decisões são fundamentais para a empresa, os mais experientes levam vantagem - nessas situações a idade acaba ajudando o candidato, mas também há alguns limites estabelecidos”, explica Marcos.


 
Qualificação
Ainda de acordo com Marcos, a qualificação do candidato é outro fator decisivo para conseguir um novo emprego. “No meu ponto de vista, o mercado de trabalho está bem abastecido com tantas ofertas de emprego. Os jovens, principalmente, precisam sempre estar atentos a qualificação, sempre em busca de cursos de aperfeiçoamento, pois a concorrência é cada dia maior. Conhecimento nunca é demais e pode fazer a diferença em uma entrevista de emprego”, alerta o especialista.


Estágio
Outro ponto comentado pelo especialista é começar a trabalhar como estagiário. “Ainda como estudante, o jovem pega experiência trabalhando como estagiário e sem dúvida é uma porta aberta para conquistar cargos altos e até chegar a chefia”, diz, comentando ainda que “o jovem nunca pode ter em mente que irá conseguir o primeiro emprego com um salário alto, pois tudo na vida é conquistado gradativamente”, argumenta Marcos.


Sine
Diariamente, o Sistema Nacional de Emprego (Sine/TO) oferece centenas de vagas de empregos em várias áreas. Somente nesta quarta-feira, 12, o órgão divulgou 250 vagas para o município de Palmas. “Fazer o cadastro em órgãos que oferecem vagas de emprego é muito importante. A possibilidade de entrar no mercado de trabalho é maior, sem contar que esses órgãos oferecem diversos cursos de aperfeiçoamento para a sociedade”, afirma. Para outras informações sobre as vagas de emprego ofertadas pelo Sine, basta ligar no 0800-646-5060.

COMPARTILHE:


Confira também:


Criminalidade

Polícia Civil deflagra operação de combate à criminalidade no interior do Estado

No total foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em locais previamente mapeados pela Polícia Civil e que poderiam estar sendo utilizados para práticas criminosas.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira