Tuesday, 01 de December de 2020

GERAL


Brasil

Ministério do Turismo participa de congresso para guias de turismo

01 Jun 2015

A importância da sustentabilidade na atuação do guia de turismo será o tema central do 35º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, que acontece de 3 a 7 de junho. O evento reúne profissionais, estudantes, pesquisadores, gestores, empresários e empresas públicas e privadas ligadas direta ou indiretamente ao setor. Na ocasião, o Ministério do Turismo (MTur) apresentará o Guia Turismo Acessível, um site colaborativo que reúne centenas de avaliações de hotéis, restaurantes, parques e pontos turísticos relacionados à acessibilidade. No estande do MTur também haverá a distribuição de materiais promocionais, como a revista Partiu Brasil, que divulga destinos nacionais, e a orientação técnica para guias interessados em se cadastrar ou renovar suas inscrições no Cadastur. Representam o MTur no evento o diretor do Departamento de Produtos e Destinos, Wilken Souto, e o analista técnico da Coordenação-Geral de Competitividade e Inovação, Ricardo Tambosi.

Os guias de turismo desempenham papel estratégico para o desenvolvimento do turismo nacional. São eles os principais responsáveis por criar uma boa imagem do país. "O Guia de Turismo precisa estar preparado para atender bem as pessoas com deficiência, assim como para disseminar boas práticas de consumo sustentável. O congresso possibilitará a discussão sobre esses dois temas", diz Wilken. O Brasil tem atualmente 12.761 guias de turismo cadastrados no sistema nacional do Ministério do Turismo, o Cadastur. Entre os estados com maior número de guias cadastrados estão Rio de Janeiro (4.655) e São Paulo (1.810). Para atuar de forma regular, o guia precisa cadastrar-se no MTur, conforme exigência da Lei nº8.623, de 1993.

A presidente da Federação Nacional de Guias de Turismo, Irma Karla Barbosa afirma que o evento tem a função de qualificar e integrar os guias de todo o país, além de divulgar destinos.  "À medida que cada congresso é feito em um estado, estamos divulgando o que aquela localidade tem de bom para os turistas", afirma. Na quarta-feira, 3 de junho, haverá o credenciamento e a solenidade de abertura. Na quinta-feira, dia 4, e na sexta, dia 5, acontecem palestras e workshops, de acordo com a programação. No fim de semana serão feitas visitas técnicas aos municípios de Chapada dos Guimarães, Pantanal, Nobres e Jaciara. O evento é realizado pela Federação Nacional dos Guias de Turismo e pelo Sindicato dos Guias de Turismo de Mato Grosso.

COMPARTILHE:


Confira também:


Helvécio Maia

Governador em exercício assina decretos para criação do Comitê da primeira infância e inclusão de nome social de pessoas trans em órgãos da administração pública

Solenidade também contou com a entrega de armamentos, munições e uma nova viatura para o sistema prisional

Covid-19

Tocantins contabilizou 350 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 259.124 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 81.972 casos confirmados. Destes, 74.109 pacientes estão recuperados, 6.696 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.167 pacientes foram a óbito.



Aleto

Eduardo do Dertins participa de solenidade de entrega de equipamentos de segurança

Além do presidente da AL, participaram do evento os deputados Jair Farias (MDB), Olyntho Neto (PSDB), Cláudia Lelis (PV) e Valderez Castelo Branco (PP).


Serviço

IBGE/TO faz apelo para que empresas e escritórios de contabilidade respondam pesquisas econômicas

O IBGE ressalta que o levantamento é importante para retratar a realidade do segmento empresarial, industrial, construção civil, comércio e serviços e, dessa forma, embasar o planejamento econômico, as políticas públicas e os investimentos no estado.


Band

Erick Jacquin presta homenagem à mandioca no oitavo episódio do “Minha Receita”

Minha Receita vai ao ar toda quinta-feira, às 22h45, para todo o Brasil.


Revitalização

Avenida JK ganha espaço verde de convivência


Educação

Unitins oferta 534 vagas para o semestre 2021/1 em edital de transferência externa


Interior

Prefeitura de Miracema do Tocantins divulga resultado dos Editais da Lei Aldir Blanc


Meio Ambiente

Governo do Estado inicia o plantio de mudas no Parque Estadual do Lajeado em parceria com a ONG 8 Billion Trees


Campo

Com articulação do Ruraltins, produtores quitam passivo financeiro com Banco da Amazônia e garantem acesso à nova linha de crédito


Região central

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Miracema



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira