Thursday, 22 de October de 2020

GERAL


Palmas

Mobilização da Campanha de Vacinação contra a Influenza continua

31 May 2015

Postos de Vacinação itinerantes e panfletagem fazem parte da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para imunizar cerca de 40 mil palmenses contra a Influenza. A ação é desenvolvida em parceria com a primeira dama, Glô Amastha, e a Superintendência de Juventude. Até a última sexta-feira, 28, 26.044 doses haviam sido administradas.

Uma equipe multiprofissional e carro de som visitam pontos estratégicos da Capital como a Avenida Tocantins, a JK, Centros de Educação Infantil, feiras e o Parque Cesamar. Além de conscientizar as pessoas em alguns locais há também aplicação da vacina.

O secretário executivo da Semus, Whisllay Bastos, alerta para a importância dos pais ou responsáveis levarem as crianças menores de 5 anos aos postos de imunização. "Temos cerca de 9 mil crianças que aguardam seus pais os levarem aos postos de vacinação. É um direito destas crianças assegurado pelo Estatuto da Criança e dos Adolescentes (lei nº 8.069/1990), temos a obrigação de garantir que estes menores sejam imunizados", frisou Bastos.

Durante a abordagem no Parque Cesamar na noite deste sábado, 30, muitas famílias se informaram sobre os grupos de risco e dezenas de pessoas foram vacinadas contra o vírus Influenza. "É uma oportunidade para os pais que trabalham fora a semana inteira trazer seus filhos e imunizá-los", alerta Alessandro Pantoja, diretor de Atenção Básica da Semus. Ainda de acordo com Pantoja crianças só serão vacinadas mediante apresentação do Cartão de Vacina.

O diretor de Atenção Básica alerta para a importância das pessoas que compõem o grupo de risco buscar a imunização. "Estamos falando de uma vacina que protege contra três subtipos de vírus da gripe, exatamente os que mais circularam no último inverno o tipo A/H1N1 (gripe suína); tipo A/H3N2 e influenza B", ressaltou Pantoja.

Muitos profissionais de saúde foram imunizados na ação no Parque Cesamar, caso da técnica de enfermagem Elivan Pereira Glória que atua em dois hospitais de Palmas. "Achei muito válida a vinda da equipe ao Cesamar, pois todos os dias estamos em contato com diversas enfermidades", frisou Elivan.

Além do grupo que fez a panfletagem e tirou dúvidas no local, as técnicas da área de saúde Elinete Ribeiro, Jandiara Rodrigues e Vandecléia da Silva atendiam pessoas aptas a tomar a dose da vacina.

E as equipes voltaram ao Cesamar na manhã deste domingo, 31, ministrando doses das 8 às 11 horas, também teve equipe na Feira da 307 Norte e Feira do Aureny I das 8 às 11 horas.

 

Grupos Prioritários

O público-alvo da campanha compreende crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, idosos a partir de 60 anos, puérperas (mulheres em período pós-parto), indígenas, portadores de doenças crônicas, profissionais de saúde, funcionários do sistema prisional e população carcerária.

COMPARTILHE:


Confira também:


Coronavírus

Tocantins contabiliza 264 novos casos confirmados da Covid-19

Os dados contidos no boletim são consolidados com resultados de exames realizados no Lacen e notificações recebidas dos municípios até as 23h59 do último dia.

Palmas

Eli Borges promete baixar taxa de esgoto que é de 80% para 40% e reduzir conta de água

Para Eli Borges, não tem porque o palmense pagar uma água tão cara. “Precisa ter um prefeito com coragem para chamar a BRK e falar: respeite o povo”, ressaltou Eli.


Eleições 2020

Prefeita Cinthia diz que fará o Centro de Convivência dos Idosos no Taquari

A construção contará com R$ 500 mil oriundos de emenda parlamentar da deputada federal Dulce Miranda (MDB) e R$ 10 mil dos cofres municipais.


CBHs

Viveiro recebe mais de 100 kg de sementes coletadas pelos Comitês de Bacia

O objetivo do viveiro é auxiliar na consolidação de uma política ambiental que vai resultar na recuperação de nascentes, áreas de preservação e áreas degradadas


LDO 2021

Comissão de Finanças encaminha LDO ao Plenário da Assembleia


Destaque

Tocantins está entre os 10 estados com melhor oferta de serviços digitais


TV

“Podemos sonhar e ser o que a gente quiser”, diz vencedora do 15º episódio do MasterChef Brasil


Norte do TO

DPE-TO comemora implementação de serviço de controle populacional para animais em Araguaína


Eleições 2020

Cinthia promete adequar a carreira dos servidores da saúde aos demais planos


Saúde

Saúde divulga campanha que estimula os servidores públicos à doação de sangue



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira