Monday, 19 de August de 2019

GERAL


Saúde em Araguaína

Município de Araguaína tem prazos para cumprir determinação judicial de estruturação da saúde básica e especializada

17 Dec 2018    19:24
Divulgação Município de Araguaína tem prazos para cumprir determinação judicial de estruturação da saúde básica e especializada

Em audiência realizada na manhã desta sexta-feira, 14, a Justiça determinou uma série de prazos para que o Município de Araguaína regularize os serviços de atenção básica e especializada em saúde. As determinações atendem aos pedidos constantes em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE), ainda em agosto de 2016, devido a problemas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Hospital Municipal de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) quanto à ausência de equipamentos, medicamentos e insumos, insuficiência de recursos humanos, falta de capacitação adequada, ausência de ações preventivas e de controle de epidemias, além de outras irregularidades.


Esteve presente na audiência o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, acompanhado do Secretário Municipal de Saúde, Jean Luís Coutinho, servidores ligados a diversos setores da saúde, além de representantes do conselho municipal de saúde, Gerente de Monitoramento e Avaliação da Atenção Primária e da Promotora de Justiça Araína D’Alessandro, autora da ação. Na ocasião, a magistrada Milene de Carvalho Henrique determinou prazo, que se estende até a metade do ano que vem, para a execução das ações.


Entre as obrigações, estão as providências adotadas para a estruturação dos serviços odontológicos, que devem ser comprovadas até julho de 2019. Até março de 2019, o município deverá apresentar as ações visando à implantação de prontuários eletrônicos em todas as unidades básicas de saúde, melhorias no sistema de agendamento e consultas, assim como o projeto e o andamento da reforma de nove unidades de saúde. Além disso, foi estabelecido prazo para informação acerca das providências para readequação do porte da UPA.


Ainda este ano, o Município deverá apresentar planilha com valores de repasses do próprio município e do Estado para os serviços da UPA, Samu, Assistência Farmacêutica, UTI e Hospital Municipal de Araguaína.


A demanda reprimida dos serviços em oftalmologia e ultrassonografia foi outro assunto pontuado, ficando estipulado prazo até o mês de fevereiro de 2019 para que o Município organize os serviços oftalmológicos e de 30 dias para apresentação do plano estratégico referente aos serviços de ultrassonografia. (Denise Soares)



COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

MPTO ajuíza ação contra ex-prefeita de Araguaína e outras 11 pessoas por doação irregular de lotes públicos

As ações relatam que os donatários não atendiam aos requisitos econômicos para serem beneficiados com a doação dos imóveis.

Repercussão

Secretaria de Administração envia nota sobre áudios divulgados na imprensa

A Secretaria de Administração do governo do Tocantins (SECAD) envia nota sobre áudios divulgados no final de semana contendo denúncias contra o governo



Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Os pratos serão avaliados por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas para seleção dos vencedores do festival.


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos

Ao fim do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PTB), declarou que esta Casa de Leis é parceira da UMA.


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes

Mais de 300 apicultores de várias regiões do estado participaram do evento, que aconteceu em Araguaína, quinta-feira, 15, e sexta-feira, 16.


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal


EDP

Projeto Aprender e Crescer inicia mais uma etapa em Palmas


PC

Polícia Civil conclui inquérito e indicia suspeito de furtos em Araguaína


Semana da Diversidade

Atividades da educação municipal se voltam para a Semana da Diversidade e Inclusão a partir desta segunda, 19



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira