Tuesday, 20 de August de 2019

GERAL


Conscientização

Neste 14 de março é comemorado o Dia Nacional dos Animais

14 Mar 2013

Nesta quinta, 14, em todo o território nacional acontecem ações de sensibilização sobre o direito dos animais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que existam mais de 20 milhões de cachorros vivendo nas ruas, além dos gatos, que podem gerar de 12 a 15 filhotes por ano.

O Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98 considera crime “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. Pena para esses casos é detenção de três meses a um ano e multa. Em casos de morte a pena é aumentada de um terço a um sexto.

Atento a esses números e sensível a quantidade de casos de violência contra os animais, um grupo de pessoas formou em setembro de 2012 o Movimento de Integração de Animais A Um Lar (MIAUL) que tem como objetivo estimular o amor e o respeito aos animais por meio de ações de sensibilização quanto a defesa, preservação e conservação do meio ambiente, promoção da cidadania, dos direitos humanos e dos animais.

O Movimento abriga, com a ajuda de colaboradores que cedem seus lares temporariamente, e auxilia na recuperação de animais em situação de risco até que sejam adotados. Com a ajuda de voluntários e empresas o MIAUL conseguiu lares para mais de 40 cachorros e gatos. Atualmente o Movimento está trabalhando com sua capacidade máxima devido ao número insuficiente lugares disponíveis para ser lar temporário. São mais de 20 animais a espera de um lar. As fotos e os contatos para adoção estão disponíveis na página do Movimento MIAUL no Facebook.

"Nossa maior dificuldade é conscientizar a comunidade da posse responsável de animais e da importância da castração. Precisamos de mais ações do poder público nessa conscientização”, disse uma das voluntárias, Priscila Peretti, que também relata o estado em que os animais são resgatados, “são animais extremamente debilitados, famintos, doentes e vítimas da crueldade. Necessitamos de locais para abrigar esses resgatados, algumas clínicas cedem espaço, porém sabemos que ainda é pouco, diante do que podemos conseguir e do que os animais precisam”, conclui Priscila.

O MIAUL sobrevive de doações de tempo e dinheiro, venda de rifas e promoção de ações que ajudam a promover uma vida mais saudável para os animais que são resgatados. 
 
Ações
Para ajudar a custear resgate, tratamento clínico, hospedagem e ração, o MIAUL está rifando uma tablet e lança hoje e segue até o final deste mês uma ação de Caricatura Animal com a parceria do jornalista Ciro Gonçalves. As informações podem ser acessadas na página do Movimento MIAUL no Facebook.

COMPARTILHE:


Confira também:


Perspectiva

Índice de confiança do empresário sobe pelo 3º mês seguido

Para o economista da CNI Marcelo Azevedo, a melhora da percepção de das expectativas dos empresários refletem as notícias positivas para a economia.

Operação Tessera

Polícia Civil deflagra “Operação Tessera” em Paraíso do Tocantins

Um dos suspeitos chegou a montar um esquema de entrega direta de drogas aos usuários, através de expediente comumente chamado de “disk-drogas”.



Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Os pratos serão avaliados por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas para seleção dos vencedores do festival.


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos

Ao fim do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PTB), declarou que esta Casa de Leis é parceira da UMA.


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal


EDP

Projeto Aprender e Crescer inicia mais uma etapa em Palmas


PC

Polícia Civil conclui inquérito e indicia suspeito de furtos em Araguaína



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira