Monday, 17 de June de 2019

GERAL


Conscientização

Neste 14 de março é comemorado o Dia Nacional dos Animais

14 Mar 2013

Nesta quinta, 14, em todo o território nacional acontecem ações de sensibilização sobre o direito dos animais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que existam mais de 20 milhões de cachorros vivendo nas ruas, além dos gatos, que podem gerar de 12 a 15 filhotes por ano.

O Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98 considera crime “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. Pena para esses casos é detenção de três meses a um ano e multa. Em casos de morte a pena é aumentada de um terço a um sexto.

Atento a esses números e sensível a quantidade de casos de violência contra os animais, um grupo de pessoas formou em setembro de 2012 o Movimento de Integração de Animais A Um Lar (MIAUL) que tem como objetivo estimular o amor e o respeito aos animais por meio de ações de sensibilização quanto a defesa, preservação e conservação do meio ambiente, promoção da cidadania, dos direitos humanos e dos animais.

O Movimento abriga, com a ajuda de colaboradores que cedem seus lares temporariamente, e auxilia na recuperação de animais em situação de risco até que sejam adotados. Com a ajuda de voluntários e empresas o MIAUL conseguiu lares para mais de 40 cachorros e gatos. Atualmente o Movimento está trabalhando com sua capacidade máxima devido ao número insuficiente lugares disponíveis para ser lar temporário. São mais de 20 animais a espera de um lar. As fotos e os contatos para adoção estão disponíveis na página do Movimento MIAUL no Facebook.

"Nossa maior dificuldade é conscientizar a comunidade da posse responsável de animais e da importância da castração. Precisamos de mais ações do poder público nessa conscientização”, disse uma das voluntárias, Priscila Peretti, que também relata o estado em que os animais são resgatados, “são animais extremamente debilitados, famintos, doentes e vítimas da crueldade. Necessitamos de locais para abrigar esses resgatados, algumas clínicas cedem espaço, porém sabemos que ainda é pouco, diante do que podemos conseguir e do que os animais precisam”, conclui Priscila.

O MIAUL sobrevive de doações de tempo e dinheiro, venda de rifas e promoção de ações que ajudam a promover uma vida mais saudável para os animais que são resgatados. 
 
Ações
Para ajudar a custear resgate, tratamento clínico, hospedagem e ração, o MIAUL está rifando uma tablet e lança hoje e segue até o final deste mês uma ação de Caricatura Animal com a parceria do jornalista Ciro Gonçalves. As informações podem ser acessadas na página do Movimento MIAUL no Facebook.

COMPARTILHE:


Confira também:


Opinião

O “combinado” tem que ser com o povo

Por enquanto o prédio onde funciona a prefeitura de Palmas no centro da cidade se tornou a grande Torre de Babel.

416 Vagas

Unitins lança edital de transferência externa com 416 vagas

Vagas são distribuídas entre os quatro câmpus e as inscrições começaram neste sábado. Seleção se dará por meio de análise documental e prova de redação


Ações

Semana do Governador Carlesse contou com entrega de equipamentos para a PM e discussão sobre a reforma da Previdência

Além da Fenepalmas, o Governador Mauro Carlesse também debateu a necessidade de receber mais investidores privados e afirmou, ao presidente da Acipa, que o Estado está de portas abertas para receber novos empresários que queiram se instalar no Tocantins.


Encontro de Defensores

Governador Carlesse recepciona Defensores Gerais e destaca atuação da Defensoria Pública do Tocantins

Palmas sedia encontro nacional de defensores públicos gerais


Taquaruçu

Movimento pela Vida 2019: Evento traz programação em prol de um mundo melhor


Pressão

Bancada do TO decide entrar com representação no CADE contra a Gol e obtém sinal verde para jatos da Azul em Araguaína


Negócios

Acipa apresenta projeto da Fenepalmas ao governador Mauro Carlesse


Articulação

Kátia Abreu reune prefeitos da região sul para tratar de pavimentação das cidades


Campo

Ruraltins incentiva criação de abelhas sem ferrão em minicurso na Expoara


Serviço

Tocantins realiza encontro Estadual para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira