Thursday, 12 de December de 2019

GERAL


Saúde

Novembro Azul - Atendimento noturno à população masculina de Palmas

12 Nov 2019
Divulgação Novembro Azul - Atendimento noturno à população masculina de Palmas

Na segunda, 11, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promoveu mais uma ação educativa sobre o Novembro Azul no Centro de Saúde da Comunidade (CSC) da Arse 82 (806 Sul), que ofereceu consulta médica, auriculoterapia e ventosaterapia com fisioterapeuta, atendimento odontológico, atividade educativa em sala de espera, teste rápido para as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

 

A ação faz parte da Campanha Novembro Azul, cujo objetivo é acolher, conscientizar e sensibilizar a população masculina sobre os exames de prevenção do câncer e os cuidados com a saúde. Os atendimentos foram realizados a noite visando alcançar as pessoas que trabalham durante o dia e não dispõem de tempo para procurar atendimento. Ao todo 20 profissionais de saúde participaram da ação de demanda espontânea.

 

A costureira Maria Conceição, aproveitou a oportunidade para acompanhar o marido Jacinto de Oliveira, 57, na busca de atendimento. ‘É importante fazer a prevenção porque tudo no início fica mais fácil, falando de saúde. As mulheres são sempre mais cuidadosas, elas sempre dão uma incentivada e a gente vem. O horário também foi ótimo”, afirma.

 

A médica da família e comunidade, Bruna Ramos, esclarece sobre os serviços prestados durante a ação noturna. “A população masculina tem uma certa dificuldade do acesso ao serviço de saúde na grande maioria das vezes por conta do trabalho. Percebemos a preocupação do homem em procurar a consulta médica apenas quando apresenta algum sintoma ou incômodo. Ou seja, esse público não busca o atendimento precoce. Essas ações noturnas são muito importante para a população masculina porque dá a oportunidade de cuidar da saúde e não apenas os exames preventivos relacionados à próstata”, conclui Bruna. 

 

Francivaldo de Souza, 47, é cabeleireiro e também aproveitou para cuidar da saúde, buscando atendimento na unidade de saúde. “Foi a melhor coisa porque não tenho tempo durante o dia e, a noite estou mais disponível. É a primeira vez que procuro atendimento porque se não cuidar já era”, ressaltou ele. 

 

A unidade de saúde também reforça os atendimentos nesta quinta-feira, 14, apenas pela manhã a partir das 8 horas, com consulta médica, atendimento odontológico, orientação nutricional, atividade educativa em sala de espera, teste rápido para ISTs (HIV, Sífilis, Hepatites B e C).

 

 

Confira a programação das ações da saúde:

 

O CSC Walter Morato (Taquaruçu) realiza ações na terça, 12, nos períodos da manhã e tarde, com teste rápido para ISTs, solicitação de exames laboratoriais e atendimento odontológico.

 

No dia 13, o CSC Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I) realiza o Dia com atendimentos pela manhã e tarde. Os profissionais farão solicitações de exames, testagem rápida, palestras sobre higiene íntima masculina, câncer de próstata e câncer de boca.

 

O CSC Loaine Moreno (Arse 24 / 210 Sul) também realiza o Dia D na quarta, 13, com abordagens na sala de espera sobre cânceres de próstata e de pênis, pressão arterial, diabetes, infecções sexualmente transmissíveis e planejamento familiar, além de consulta médica com solicitação de exames, testes rápido, distribuição de métodos contraceptivos e material informativo.

 

No CSC Santa Bárbara, também na quarta, 13, o atendimento voltado ao público masculino será no período da tarde e à noite, com consultas, palestras sobre violência doméstica, infecções sexualmente transmissíveis e câncer de próstata, solicitação de exames, testes rápidos e sorteio de brindes.

 

No CSC da Arno 71 (603 Norte), a programação será na quarta, 13, com atendimento multiprofissional voltado à saúde do homem e testes rápidos e ação educativa.

 

No CSC Bela Vista tem consulta médica e solicitação de exames voltados para o público masculino no dias 14, quinta-feira.

 

Encerrando a semana, o CSC Walterly Wagner (Taquaruçu Grande) fará atendimento noturno, a partir das 19 horas, com ações de educação em saúde através de roda de conversa e palestra, consulta médica, consulta com enfermeiro, atendimento odontológico, solicitação de exames e teste rápido.

COMPARTILHE:


Confira também:


Refis 2019

Prazo para negociar dívidas no Refis 2019 termina no próximo dia 20 de dezembro

As negociações estão acontecendo nas três unidades do Resolve Palmas – Avenida JK, Capim Dourado Shopping e Taquaralto

Araguaína

MPF ajuíza Ação Civil Pública contra Claro e Anatel por má prestação de serviços em Araguaína e região

A Ação Civil Pública tem como objetivo reconhecer o vício de qualidade na prestação de serviço de telefonia móvel da Claro em Araguaína e região.



TJTO

Desembargador Ronaldo Eurípedes nega pedido de liberdade provisória a Iury Italu Mendanha

E arrematou sua decisão ponderando que, “em detida análise da ação penal originária, não se verifica desídia ou omissão, seja da autoridade judiciária ou do Ministério Público, que estão exercendo seus respectivos encargos de forma devida e em conformidade


Seciju

Governo do Tocantins realiza dia D de atendimentos em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos

Ação foi realizada através de parceria entre diferentes secretarias de estado e contou com emissão de documentos, realização de palestras e outras atividades.


Sustentabilidade

Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda elege novos membros e mesa diretora

O Comitê de Bacia Hidrográfica é um órgão colegiado da gestão de recursos hídricos, com atribuições de caráter normativo, consultivo, e deliberativo que integra o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos.


Boas novas

Governo apresenta resultados de projetos do Turismo de Base Comunitária no Jalapão, em Brasília


Europa

Comitiva do Tocantins é recebida na Embaixada Brasileira em Madrid


Melhorias

Rodovia que liga Taquaruçú a Buritirana recebe manutenção corretiva e preventiva


Intercâmbio Cultural

Vice-governador e Presidente da Ilha Príncipe manifestam Interesse em Programa de Intercâmbio Cultural


Palmas

Relatório final da LDO é aprovado em sessão extraordinária


CGE

Combate à Corrupção é tema de evento realizado pela Controladoria e parceiros



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira