O GIRASSOL

Palmas/TO,

Geral
Sanidade

05/07/2020

Novo caso de mormo no Tocantins é confirmado em São Salvador

A constatação veio após a realização do exame complementar confirmatório western blotting

O Governo do Tocantins,por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), confirmou na manhã destasexta-feira, 3, um novo caso de mormo em uma égua de quatro anos de idade, numapropriedade rural, localizada no município de São Salvador, na região sul doEstado. A constatação veio após a realização do exame complementarconfirmatório de western blotting. A eutanásia do animal será realizada napróxima semana.

Segundo a Agência, todasas medidas sanitárias estão sendo tomadas. Além da interdição da propriedadefoco e eutanásia do equídeo, será feito o saneamento. Ela só será consideradasaneada e desinterditada, após a realização de dois exames consecutivos comresultados negativos de todos os equídeos existente na propriedade. Serãocoletadas também amostras para exames dos animais susceptíveis a doença nosvínculos epidemiológicos para a realização de exames para mormo, dentre outrasmedidas sanitárias.

O responsável peloPrograma Estadual de Sanidade dos Equídeos da Adapec, Raydleno Mateus Tavares,disse que a confirmação do caso veio, por meio do laboratório oficial doMinistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). "Recebemos ainformação do caso positivo para Mormo neste animal, diretamente do Mapa, apóso proprietário realizar o exame em um laboratório particular credenciado aoMinistério, feito em teste sorológico de triagem com o método de diagnósticoElisa. Como o resultado foi positivo, a amostra foi então enviada para olaboratório oficial (Lanagro), que também confirmou a doença, por meio do examewestern blotting que é o método complementar confirmatório," explicouRaydleno.

A Adapec dispõe de novométodo de eutanásia onde é utilizado o químico com o fármaco T-61, o qual tempor objetivo realizar a eutanásia do animal por meio químico, levando a induçãoà morte de forma rápida, sem dor e com mínimo de estresse.

Este é o primeiro caso deMormo registrado no município de São Salvador, e o quinto este ano no Estado,todos registrados na região sul do Tocantins. Por se tratar de uma zoonose, aAgência comunicou à Secretaria da Saúde do Estado a confirmação do caso,conforme prevê a legislação.

Vale lembrar que em casosde suspeita da doença, o produtor rural deve notificar imediatamente a Adapecem uma das suas unidades ou pelo Disque Defesa 0800.63.11.22, bem comodenunciar trânsito clandestino de animais.

Mormo

O Mormo é uma doençainfectocontagiosa causada por bactéria que acomete principalmente os equídeos(asininos, equinos e muares). Nos equídeos, os principais sintomas são nódulosnas narinas, corrimento purulento, pneumonia, febre e emagrecimento. Existeainda a forma latente (assintomática) na qual os animais não apresentam sintomas,mas possuem a enfermidade.

Assuntos Relacionados
#Adapec#sanidade
Confira Também
Febre Aftosa

Tocantins vacina 99,44% do rebanho contra febre aftosa

Adapec

Adapec reúne delegados e supervisores para discutirem ações de defesa agropecuária

Agricultura

A partir deste domingo começa no Tocantins o vazio sanitário da soja, período proibido em manter plantas vivas no campo

Carne

Adapec apreende cerca de 180 kg de carne imprópria para consumo em Barrolândia

Soja

Adapec destrói 68 hectares de soja clandestina cultivada durante o vazio sanitário