Sunday, 15 de September de 2019

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OAB/TO firma parceria para emissão e validação de certificados digitais

24 Jun 2009

A seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Tocantins acaba de firmar uma parceria com a Certisign, companhia com foco exclusivo no desenvolvimento de soluções de certificação digital e autoridade certificadora exclusiva da OAB para emissão do serviço a advogados. Por meio da parceria, os profissionais da região terão acesso à tecnologia, que será implantada nas novas cédulas de identidade da Ordem.

Além disso, a cidade de Palmas passa a constar na lista como a terceira a aderir ao primeiro módulo do SUAP (Sistema Unificado de Administração Processual). O projeto compreende um conjunto de ações para a informatização total dos órgãos do Judiciário Trabalhista, e facilitará o acesso da população à Justiça, disponibilizando os processos via internet.

Segundo Dr. Ercílio Bezerra de Castro Filho, presidente da OAB/TO, trata-se de uma ferramenta essencial para os advogados, pois facilitará muito na rotina de seus trabalhos. “Com essa tecnologia e os serviços em funcionamento, os advogados podem dar entrada em processos, fazer consultas e adicionar peças aos processos sem a necessidade de deslocamentos e sem a impressão de papéis. Essa parceria da OAB/TO e CertiSign é muito inteligente e eficiente, temos muito a ganhar”, ressalta.

Por meio do SUAP, advogados poderão, pela internet, da própria casa ou do escritório, dar início a uma reclamação trabalhista sem precisar apresentar nenhum documento em papel ou até mesmo encaminhar uma petição já elaborada anteriormente. Basta ter um certificado digital para que o processo seja distribuído automaticamente e o próprio sistema informe a data da primeira audiência.

Segundo Regina Tupinambá, diretora de canais da Certisign, o certificado digital é uma ferramenta imprescindível para dar celeridade aos processos judiciais. “O projeto SUAP é uma excelente iniciativa da Justiça do Trabalho de Tocantins uma vez que montanhas de papéis serão substituídas por documentos eletrônicos. Com certeza, servira de exemplo ao restante do Brasil os benefícios que advogados e seus clientes terão com o uso da certificação digital”, finaliza.

 

Como adquirir

Para obter o certificado digital, o advogado deve acessar o site www.identidadedigital.com.br/acoab e realizar a compra. Após este procedimento, o advogado deve agendar a validação presencial na seccional e comparecer munido da documentação necessária. O processo de validação e emissão das informações exige, em média, 40 minutos.

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