Wednesday, 21 de October de 2020

GERAL


OAB

Ohofugi propõe mudança radical e diz que continuísmo apresenta dois candidatos na disputa

06 Nov 2015

Debate franco e direto. Assim foi o segundo confronto de ideias entre os candidatos a presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) na noite desta quinta-feira, 5 de novembro, na Faculdade Católica Dom Orione, em Araguaína. Candidato da única chapa oposição no pleito - OAB Protagonista -, Walter Ohofugi voltou a propor uma mudança radical na forma como a OAB é administrada e destacou que quem aprova o continuísmo da atual gestão "tem dois excelentes representantes".

Ohofugi elogiou o evento promovido pelos acadêmicos da faculdade, defendeu a importância da alternância de poder na OAB e a necessidade de conduta ilibada das pessoas que forem dirigir a Ordem. "Temos que ter um presidente ficha limpa, sim. Não podemos deixar projetos pessoais acima da instituição. Esta eleição tem o caráter de plebiscito, pois se vocês e os advogados aqui presentes concordam que a atual gestão atende os anseios, é correta, e está do lado do advogado, vocês têm duas boas opções, duas excelentes experiências, como eles gostam de dizer, para votar. Mas, agora, se vocês querem mudança, querem uma gestão moderna e acabar com esse modelo que se arrasta há 21 anos, vote na única chapa de oposição deste pleito. A mudança será radical, sim. Somos radicais nos nossos princípios e na nossa vontade de mudar", salientou Ohofugi, ao ser aplaudido pela plateia presente.

Durante o debate, os dois candidatos da situação, Gedeon Pitaluga e Ester Nogueira, trocaram críticas e acusações sobre descasos e má gestão. Até este pleito, ambos pertenciam ao mesmo grupo - Ester é esposa do atual tesoureiro da entidade e Pitaluga é conselheiro federal -, mas os representantes do continuísmo racharam e acabaram apresentando duas chapas para a disputa.

Pitaluga criticou a administração atual, apontando falhas e defendendo a mudança. Ohofugi, porém, lembrou que na chapa do conselheiro federal estão 19 pessoas (3 no interior) que participam da atual gestão da OAB. Ester, por sua vez, tem 14 pessoas (1 no interior) da atual gestão na sua chapa. Outra crítica de Pitaluga a Ester foi à falta de renovação, já que também nos principais cargos da chapa da advogada são ocupados por pessoas que estão na gestão da OAB. Entretanto, a situação é idêntica com o próprio Pitaluga, pois as duas chapas têm seis dos nove principais postos (os cinco da diretoria, as três vagas de conselheiro federal e o presidente da Caixa de Assistência ao Advogado Tocantinense) preenchidos por concorrentes que ocupam cargos na atual administração.

Em um dos momentos dos debates, Ohofugi pediu para Ester listar quais foram as atuações incisivas da OAB em prol da sociedade nos últimos 21 anos. Sem ressaltar uma ação sequer, Ester disse que a OAB tem muitas e que não tinha tempo para elencar todas. Na réplica, Ohufugi detalhou a omissão da OAB, defendendo a importância da retomada do protagonismo. "Me perdoe se estou sendo indelicado, mas senhora não conseguiu listar porque elas não existem. Em 2010 talvez tenha sido a última atuação da OAB quando ela discutiu a criação, ou não, do Tribunal de Contas do Município. Tivemos questões pontuais para discutir, esse é um Estado de maior insegurança jurídica do Brasil, com instituições fragilizadas, como a própria a OAB, que não exerce seu papel. Tivemos a greve da Polícia Civil, o Igeprev, as eleições indiretas e nada da OAB. A senhora não conseguiu listar porque elas não existem. A OAB copia o modelo da política tradicional partidária, está atrelada a grupos políticos e não consegue exercer seu papel público. A realidade é essa e essa realidade que a gente vai mudar", frisou Ohofugi.

COMPARTILHE:


Confira também:


Sanidade

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa dia 1º de novembro

A segunda fase da campanha ocorrerá entre os dias 1º e 30 de novembro para animais de 0 a 24 meses de idade

Tocantins

Presidente da ALETO, Antonio Andrade recebe homenagens dos parlamentares

A solenidade foi iniciada com a benção do padre Eldeir, que deixou uma mensagem de fé, renovação e sabedoria ao aniversariante, com os votos de sucesso na condução dos trabalhos da Casa e na sua missão política em favor dos mais necessitados.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira