Monday, 30 de March de 2020

GERAL


Seduc

Palco aberto é destaque na programação do Dia Mundial da Água

23 Mar 2015

Muita música, artesanato e declamação de poesias atraíram dezenas de pessoas ao local. O palco principal foi o Caminhão BR Arte e Cultura, que também recebeu as bandas D"Vinil e Radiola, além de diversos artistas que assumiram o microfone e fizeram suas apresentações. "É maravilhoso aproveitar os espaços da cidade, que quase sempre ficam ociosos, para movimentar o cenário cultural", disse o baixista da banda D"Vinil, Rogério Castro.

O Secretário da Educação, Adão Francisco de Oliveira, que também responde pela Secretaria da Cultura, prestigiou o evento voltado para a preservação da água. Sobre a ação integrada com outros órgãos estaduais e municipais o secretário frisou que "o governo acerta quando articula áreas diferentes em busca de um mesmo objetivo. Não é porque estamos rodeados de uma represa com mais de 8 km de largura, que não precisamos nos preocupar com água, precisamos nos prevenir para não sofrermos com a escassez como estão sofrendo os moradores de São Paulo". O secretário também subiu ao palco para declamar um poema de sua autoria.

A presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Germana Pires, avaliou como positiva a participação de diversos órgãos na ação, uma vez que todos dispõem de mecanismos de sensibilização que atraem as pessoas de maneira lúdica. "Ter as secretarias da Educação e da Cultura como parceiras para esse momento de conscientização é genial. Por meio dessas atrações lúdicas podemos realmente sensibilizar em prol da água", declarou.

Muitos pais aproveitaram o evento para se divertir com seus filhos. O terapeuta Glauco Henrique foi preparado para entrar na brincadeira: "Nós temos costume de frequentar os espaços abertos em Palmas, mas hoje em especial viemos para participar da programação da Semana Estadual da Água. Trouxe minha mãe, minha esposa e meu filho. É muito legal ver essa integração entre as pessoas", concluiu.

O assessor cultural Cláudio Nogueira disse que a participação da Secult na Semana Estadual da Água veio abrir caminhos para novas ações. "Queremos que a cultura transite no território da liberdade, no sentido que o artista tocantinense possa produzir livremente e que mesmo assim seja fomentado". A atriz Sabrina Fittipaldi, também assessora cultural no estado, observou a representatividade da ação: "Hoje estamos celebrando, junto aos artistas, junto com a sociedade, não só o dia Mundial da Água, mas também de uma maneira simbólica estamos retomando as atividades da área cultural", finalizou.

Exposições
Alguns artistas e artesãos foram convidados para expor e comercializar suas peças no local. O ilustrador Thiago Ramos se surpreendeu com a estrutura do evento. "Esta tudo muito legal, é a primeira vez que venho nessa praça e encontro uma estrutura como esta. Estou aproveitando a oportunidade para divulgar alguns de meus trabalhos e também de amigos meus".
O artesão Renato Moura disse que a exposição não tem o intuito apenas de comercialização de seu trabalho. "Eu acredito que estando aqui diversas pessoas estão vendo meu trabalho e eu estou colaborando, da minha forma, para o fortalecimento de nossa categoria" completou.
O grupo de ilustradores "Os Cabrones" criou um espaço de construção coletiva, no qual a pessoa que visitava o stand poderia não só comprar os fanzines do grupo, mas também colocar em prática o seu lado ilustrador. Segundo um dos componentes do grupo, Ciro Gonçalves, as pessoas geralmente não exercitam o hábito de desenhar e por meio da lousa instalada eles resolveram provocar o expectador a praticar o desenho.

Semana Estadual da Água
Está é a 6ª edição da Semana Estadual da Água, que traz o tema "Água e sustentabilidade em tempos de escassez". A programação começou no dia 21 de março e se estende até o dia 27.

O evento é uma realização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agência Tocantinense de Saneamento e da Odebrecht Ambiental/Saneatins.
 
As atividades contam ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Estado da Saúde, Defesa Civil, Prefeitura de Palmas, Instituto Natureza do Tocantins (Naturantins), Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), Energisa, Investco, Associação Água Doce, ONG Ecoterra, Associação de Conservação do Meio Ambiente e Produção Integrada de Alimentos da Amazônia (Gaia) e Comitê da Bacia do Encontro do Lago.

COMPARTILHE:


Confira também:


Salários

Governo do Tocantins antecipa salários

Salário dos servidores já estará disponível para saque nesta terça, 31


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira