Monday, 23 de November de 2020

GERAL


Bibliotecas

Palmas conta com quase dois livros por habitante

18 Jul 2008

Palmas oferece hoje à população um acervo que satisfaria qualquer leitor ou estudante. São mais de 250 mil livros em áreas de estudo específicas e de literatura, distribuídos em 27 bibliotecas que podem ser acessadas por toda a comunidade. Isso representaria um total de quase dois livros por habitante na capital do Estado. Mas a população realmente utiliza esse acervo?

Para a representante do Conselho de Biblioteconomia do Estado, Ana Maria Sanches, as bibliotecas poderiam ser mais bem utilizadas. Segundo ela, falta a conscientização da população de que existe um rico acervo na Capital que pode ser utilizado por todos. Ana Maria ainda ressalta a importância dos professores incentivarem seus alunos à prática da leitura. “O professor deve ser mais agressivo e se aproximar mais do leitor para incentivá-lo, já que temos excelentes bibliotecas em Palmas”, adverte.

O maior acervo da capital está na UFT - Universidade Federal do Tocantins, que conta com um total de aproximadamente 50 mil exemplares, entre 30 e 35 mil títulos, além do acervo de periódicos e vídeos. O bibliotecário da universidade, Paulo Roberto Moreira, garante que esse acervo está em constante atualização. Essa é também uma das bibliotecas que conta com o maior número de usuários na cidade. Ela atende por volta de 900 usuários por dia, e realiza uma média de 600 empréstimos e devoluções diariamente. Paulo acredita que esta grande movimentação se deve ao fato de a biblioteca funcionar nos três turnos, de segunda a sexta-feira.

A maior parte das bibliotecas já está automatizada ou em processo de automação. Elas geralmente possuem seus acervos voltados para a área de atuação do órgão ou para os cursos que as instituições onde estão localizadas oferecem. Segundo os bibliotecários, a maior parte dos usuários são pessoas vinculadas a essas instituições ou órgãos, apesar de algumas delas serem bem freqüentadas pela comunidade em geral. “Além dos alunos e funcionários da universidade, a comunidade também procura a biblioteca para pesquisas ou para estudar para concursos e vestibulares”, explica Paulo Roberto.

Com exceção da biblioteca do Colégio Marista, que está aberta apenas aos pais, alunos e funcionários, todas as outras bibliotecas da Capital estão abertas à população para a pesquisa e estudo. No entanto, a maior parte delas só faz empréstimos para pessoas vinculadas às instituições. Nesse caso, a comunidade pode pesquisar in loco, e fazer cópia de até 10% do conteúdo de cada exemplar. Normalmente a cópia é feita dentro da própria instituição. Já nas bibliotecas públicas municipais e estaduais, e na Biblioteca da Fundação Fé e Alegria, o leitor pode realizar empréstimos, desde que faça um cadastro de usuário. Para a realização do cadastro, o usuário deve apresentar seus documentos pessoais, comprovante de endereço e foto. Um diferencial também está na biblioteca da Procuradoria da República, que tem sua base de dados da Rede de Bibliotecas do MPF– RMPF disponível para consulta no endereço eletrônico www.prto.mpf.gov.br. A biblioteca ainda integra a Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde – Brasil. O objetivo da Rede BiblioSUS é ampliar e democratizar o acesso à informações sobre saúde pública, além da distribuição de edições do Ministério da Saúde. “A biblioteca da PR/TO está a serviço de nossos membros, servidores, estagiários, terceirizados, mas também do cidadão brasileiro e tocantinense, principalmente de quem tem dificuldade para acesso à informação”, afirma a bibliotecária Ana Maria Sanches.

COMPARTILHE:


Confira também:


Estado

Governador em exercício segue com visitas a prefeitos eleitos do interior do Estado

Agenda de trabalho contemplou municípios das regiões sudoeste e do Bico do Papagaio



Saúde

Tocantins contabilizou 100 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 250.785 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 79.612 casos confirmados. Destes, 72.208 pacientes estão recuperados 6.256 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.148 pacientes foram a óbito.


Neste domingo

Tocantins contabilizou 98 novos casos confirmados da Covid-19, sendo 31 das últimas 24h

Atualmente, o Tocantins contabiliza 250.612 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 79.514 casos confirmados.


Eleições 2020

Diplomação dos eleitos no Tocantins será realizada por videoconferência

A medida está regulamentada pela Resolução nº 494, aprovada durante a 103ª sessão ordinária, realizada nesta sexta-feira (20/11).


Coletivo N.S.L.O.

Acordes e talentos dos quatro cantos do Brasil dialogam com público em live musical


Tocantins

Fórum Estadual de Mudanças Climáticas reúne titulares por videoconferência em sua 12ª Reunião Ordinária


Assembleia

Eduardo do Dertins assume interinamente a Presidência da Aleto


Aleto

Elenil questiona portaria que torna obrigatória vistoria para 1º emplacamento de carro zero km no Tocantins


20/11

Dia da Consciência Negra: Defensoria atua na garantia da igualdade racial em todo o Estado


Pandemia

Tocantins contabiliza 290 novos casos confirmados da Covid-19 em 24h



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira