Sunday, 20 de September de 2020

GERAL


Gestão Eficiente

Palmas recebe nota ‘Triplo A’ em Gestão de Excelência

28 Jul 2020
Palmas recebe nota ‘Triplo A’ em Gestão de Excelência

A saúde fiscal de Palmas está entre as cinco melhores das capitais brasileiras. É o que diz o mais recente levantamento da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Economia, que analisa a cada quatro meses a capacidade de crédito de cada ente. O relatório aponta que Palmas atingiu a nota ‘Triplo A’ em Gestão de Excelência, juntamente com Rio Branco (AC); Curitiba (PR); Vitória (ES) e Aracaju (SE). Das 5.570 cidades brasileiras apenas 648 têm esta classificação. Os dados foram atualizados pelo STN em 1º de julho e divulgados esta semana.

 

Para se ter uma ideia, no final de 2017, Palmas tinha nota C em poupança corrente. Atualmente o município equalizou sua poupança, e recebeu nota A. Ou seja, hoje suas receitas correntes são superiores às despesas, criando assim, uma liquidez positiva. Simplificando, Palmas gastava mais do que ganhava e não criava uma poupança corrente, e logo entraria em endividamento.

 

Para a gestão de Palmas apresentar essa melhora nos resultados de suas condições financeiras foi preciso primeiramente equalizar as contas, devido às dívidas da gestão anterior, gastando menos do que se arrecada. E, para isso, foram necessárias atitudes drásticas, como redução em até 70% nos valores de locação de veículos que atendem às secretarias; digitalização e informatização para suprimir processos e acabar com retrabalhos, melhorando o atendimento ao cidadão.

 

Entenda

 

A metodologia do cálculo leva em conta diversos fatores, dada pela Portaria MF nº 501/2017, mas, em resumo é voltada, principalmente a três indicadores: endividamento, relação entre a dívida consolidada bruta e a receita corrente líquida do exercício anterior; poupança corrente, que corresponde à relação entre despesas correntes e receitas correntes ajustadas pela média ponderada dos três exercícios anteriores e liquidez; e o indicador de liquidez, que consiste na relação entre as obrigações financeiras e a disponibilidade de caixa bruta do exercício anterior.

 

Ter nota máxima nesses três quesitos permite à cidade ter situação fiscal confortável suficiente para prestar os serviços públicos essenciais, além de ter uma maior capacidade de investimentos e mostra que a gestão não está gastando mais do que pode pagar. No mercado financeiro o ‘Triplo A’ é a classificação mais alta atribuída pelas agências de rating (agência de classificação de risco de crédito ou agência de classificação de risco) a um governo ou empresa. Um ente que possui nota AAA tem alto nível de credibilidade, pois tem facilidade para cumprir com suas obrigações financeiras. (Fonte:Ascom). 

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 259 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 193.657 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.423 casos confirmados. Destes, 46.178 pacientes estão recuperados, 16.379 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 866 pacientes foram a óbito.

Covid-19

Tocantins registra 717 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 192.422 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.167casos confirmados. Destes, 45.266 pacientes estão recuperados, 17.035 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 866 pacientes foram a óbito.



Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense

Além do corregedor-geral da Justiça, votaram os desembargadores Marco Villas Boas, Moura Filho, Jacqueline Adorno, Ângela Prudente, Eurípedes Lamounier, Maysa Vendramini, Etelvina Maria Sampaio Felipe e, por último, o presidente Helvécio Maia Neto.


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios

Serviços serão executados em Cristalândia, Lizarda e Paranã


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital


Economia

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços dos itens da cesta básica


Agricultura

Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura retomam convênio e fortalece assistência a agricultores familiares



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira