Friday, 23 de October de 2020

GERAL


Opinião

Para de mendigar migalhas

20 Sep 2020
Divulgação Para de mendigar migalhas

Nessas idas e vindas da vida, tenho conversado com muitos amigos e conhecidos. Visto de perto e vivenciado situações que implicam em decisões dolorosas, pois envolvem laços desfeitos. E sim, é preciso falar de términos, de fim de ciclos, de histórias que terminaram. Por mais difícil que seja aceitar, tudo tem finitude, é efêmero, tal qual o dia que nasce com o raiar do sol e repousa com o breu a descer um véu escuro.

Eu sei, não queremos que certas situações, vivências e relações terminem, pois trazemos na memória recordações boas. Porém, em certos momentos, elas seguem seu fluxo e é preciso, por mais doloroso que seja, vivenciar o luto. Terminou. Acabou. E qualquer reticência que surgir ali, será apenas prenúncio de dores. Vale a pena insistir?

Há um ditado que diz que uma pessoa nunca se banha no mesmo rio. Toda vez que se entra nas águas dele, não são as mesmas. Elas passaram. Seguiram seu fluxo. Portanto, insistir ali, buscando o que não mais existe, é nadar contra a correnteza, ao ponto de perder as forças e esquecer da maior prioridade: o seu bem-estar.

Tenha um ato de carinho por você. Pare de buscar migalhas. Elas não saciam, nem nutrem, dão apenas a sensação de querer mais. Se você perceber que o interesse parte apenas de você, entenda, a outra parte não se importa. Ela sabe que, com o estalar dos dedos, você estaria ali presente. E ela, faria o mesmo por você ou ofereceria apenas migalhas, que você vorazmente aceitaria por achar que não merece mais?

Entenda que mais vale a sua genuína solidão, do que estar ao lado de pessoas que são fantasmas em vida. Que te olham enquanto prestadores de benfeitorias, mas não te enxergam enquanto ser humano, com sentimentos. Que te ouvem maquinalmente, mas não escutam e buscam compreender o que você sente. O que posso aconselhar é que você respeite a sua integridade: faça primeiro por você, não pelo outro, por mais difícil que seja. Afaste-se do que te faz mal e cuide, com muito carinho, de você. Afinal, você merece muito mais do que migalhas.

Juliano Schiavo é jornalista, escritor e professor
Americana-SP 

COMPARTILHE:


Confira também:


Eleições 2020

Primeira pesquisa O Girassol mostra disputa polarizada em Gurupi com Josi Nunes na frente com 43,67% seguida de Gutierres Torquato com 35,83% em segundo lugar

Em terceiro colocado aparece Farlei Federal com 6,33% e Silvino Vitor em quarto colocado com 1,17%.

Covid-19

Tocantins registra 374 novos casos da Covid-19

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 227.951 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 73.902 casos confirmados da doença. Destes 61.250 pacientes estão recuperados e 11.574 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira