Sunday, 15 de September de 2019

GERAL


Festival Gastronômico

Participantes do 13º FGT recebem curso de Higiene Pessoal e Manipulação de Alimentos

17 Aug 2019    12:22
Divulgação Participantes do 13º FGT recebem curso de Higiene Pessoal e Manipulação de Alimentos

Com objetivo de capacitar os classificados do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), que acontecerá entre os dias 04 e 08 de setembro, no distrito de Taquaruçu, foi realizado nesta sexta-feira, 16, no auditório do Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, o curso de Higiene Pessoal e Manipulação de Alimentos. Além de participar da capacitação de caráter obrigatório, os concorrentes deverão apresentar o certificado de conclusão, sob pena de desclassificação.

 

A instrutora, nutricionista e professora do curso de nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Tatiana Evangelista da Silva Rocha, conta que o curso teve o propósito de orientar e explicar aos participantes que manipulam os alimentos, todas as operações relacionadas à manipulação, desde receber alimento, embalar alimento, preparar o alimento, expor o alimento à venda, distribuir a transportar.

 

“O curso foi de acordo com a Legislação Resolução Diretiva Colegiada (RDC), nº 216, de 2004, dispõe sobre regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação. A capacitação descreveu quais são essas etapas para que estejam dentro dos padrões higiênicos e sanitários, só assim haja uma garantia de um alimento saudável e não contaminável ao cliente que vai consumir”, disse.

 

A empreendedora Maria Cirene de Monteiro participou do curso e explica da importância de se capacitar para o 13° FGT, para se garantir segura ao oferecer seu produto. “O curso de manipulação de alimentos foi essencial a todos os participantes que vão concorrer o festival, até porque ele que vai dar o suporte para que possamos fazer todos os procedimentos de manipulação corretamente," falou.

 

Normas de Segurança

 

Durante o curso, também houve a participação dos representantes do Corpo de Bombeiros do Tocantins, com as orientações sobre as principais normas de segurança, prevenção e combate a princípio de incêndio e normas de comercialização de alimentos em eventos. O capitão Lázaro Nogueira da Silva, comandante da 1º Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros foi quem repassou os procedimentos: “um dos procedimentos é em relação ao caso de incêndio envolvendo óleo de soja; também passamos orientações de como usar o extintor para esses casos, embora ‘estaremos’ lá, mas esses tipos de casos devem agir o mais rápido possível, para garantir o sucesso no combate”, destaca o capitão.

 

Segundo o comandante, as guarnições dos Bombeiros estarão presentes em todas as noites do festival para atuar frente de combate ao incêndio e primeiros socorros, trabalho necessário em eventos de grandes porte.

COMPARTILHE:


Confira também:


Alerta

Brasil tem 16 estados com surto ativo de sarampo; Tocantins está fora da lista

O último boletim aponta que são 24.011 casos suspeitos no país, sendo que 17.713 (73,8%) estão em investigação e 2.957 (12,3%) foram descartados.

Turismo

Ayres quer debater turismo e preservação do Jalapão em audiência pública

No requerimento, o parlamentar solicita a presença dos órgãos estaduais para que possam unir forças e atuações em prol do desenvolvimento sustentável e ambiental correto da atividade turística na região.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira