Thursday, 29 de October de 2020

GERAL


Podologia

Pés saudáveis, sinônimo de higiene e personalidade

04 Feb 2009

Eles nos sustentam o dia todo. Na fila do banco, nas caminhadas no final da tarde, enfim, em toda e qualquer atividade física, lá estão eles: os pés.  Ter pés saudáveis e bem cuidados não é apenas uma questão de estética, “é uma referência pessoal de higiene e personalidade”, explica a especialista em Podologia Ildirene Mesquita. Circunstâncias do dia-a-dia podem limitar o fluxo de sangue, involuntariamente: sapatos e meias apertadas, exposição ao frio ou calor intenso, ou até mesmo quando se apóia uma perna na outra.

Para cuidar da estrutura óssea, das patologias, da prevenção e do equilíbrio sensorial dos pés, a Podologia aliou-se a avançadas técnicas de relaxamento, tratamento e bem-estar dos pés. Em Palmas, dezenas de profissionais trabalham no segmento e testemunham o crescimento do mercado e a procura pelo serviço. “Faço o tratamento dos pés toda a semana. Tudo começou com uma tímida rachadura superficial no calcanhar. Depois nunca mais parei de tratar”, diz Juliana Barreira, balconista.

A Clínica dos Pés, há oito anos em Palmas, atua na área de Podologia e outros serviços relacionados. A empresa conta com equipamentos avançados para o tratamento de encravações, onicomicoses, calosidades, lesões verrugosas, e ainda com manicure, pedicure, depilações, massagens e produtos relaxantes. A podóloga Vanda Mesquita ressalta a importância do acompanhamento profissional, e recomenda: “existem diversas pessoas que trabalham sem especialização na área de Podologia. Nestes casos, o risco de infecção é maior. Procure saber mais de quem está tratando dos seus pés, se os equipamentos são esterilizados e se o profissional está preparado”.

Para manter a saúde dos pés, a especialista aconselha fazer um tratamento diário, com hidratantes e massagens. Para as mulheres que abusam do salto alto, ela adverte: “o uso do salto alto faz mal. Além de causar calosidade na planta do pé, pode ocasionar também complicações na coluna, devido ao esforço repetitivo. Para as pessoas que têm uma profissão formal, eu sugiro uso de sandálias baixas, confortáveis ou sapato fechado”.

Para o tratamento do estresse, a clínica oferece um leque de opções, entre massagens e cremes relaxantes. Na parte estética, especialistas em manicure e pedicure atuam ao gosto do cliente. Meire Carreira, uma das clientes da clínica, avalia positivamente o trabalho das profissionais. “Todo mês eu tenho que vir aqui fazer minha unha”. Seja por prevenção, estética ou tratamento, dezenas de clientes procuram o serviço todos os dias. “Já chegamos a atender 15 pessoas num só dia”, confirma Vanda.

 

Saiba mais

O jornal O GIRASSOL preparou algumas dicas de massagens para conforto dos pés durante o dia. Confira:

Apóie um pé sobre o joelho da outra perna e vire a sola para você. Espalhe creme hidratante na sola ou nas mãos. Usando os polegares, massageie as solas em movimentos circulares e profundos.

Comece na região logo atrás dos dedos, e siga em direção ao calcanhar. Concentre-se nas áreas pequenas. Quando tiver terminado a sola, vire o pé e massageie o peito, ainda usando os polegares. Novamente, trabalhe em pequenas áreas e massageie todo o peito do pé.

Assim que terminar, vá para os dedos. Puxe cada um deles, lenta e suavemente; massageie-os torcendo suas laterais, trabalhando da base dos dedos para fora; mexa-os, um a um, para trás e para frente. Repita o mesmo procedimento agora com o outro pé. 

COMPARTILHE:


Confira também:


Ação

Governo do Tocantins entrega ônibus escolares a 13 Regionais de Educação no Dia do Servidor Público

As atividades de deslocamento de estudantes das Regionais até a capital do Estado será facilitada, bem com o intercâmbio de conhecimento entre unidades escolares


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira