Monday, 22 de October de 2018

GERAL


Projeto

Por meio do projeto Nós Propomos, comunidade escolar realiza mutirão para casa de apoio a idosos

29 Jun 2018    13:56

A comunidade de idosos do Jardim Aureny I, na região Sul de Palmas, será beneficiada com ação proposta por estudantes do Centro de Ensino Médio (CEM) Santa Rita, por meio do Projeto Nós Propomos. Trata-se da reforma e ampliação de um prédio que estava desativado. O benefício de reforma e ampliação terá início nesta sexta-feira, 29, com um mutirão comunitário, que se estende até sábado, 30. No prédio será implantado o Centro Comunitário Viver com Alegria.

No mutirão estão presentes alunos, comunidade local, universitários, representantes da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT), além de engenheiros e mestre de obras da Fundação Alphaville, instituição parceira da ação. No decorrer da semana, a obra será continuada pela equipe da Fundação Alphaville, para que o local seja entregue para a comunidade no dia 7 de julho.

A ideia da reforma surgiu com o projeto Nós Propomos, uma parceria entre a Seduc e UFT, que incentiva o protagonismo juvenil e o pensamento crítico dos estudantes por meio de pesquisas desenvolvidas pelos alunos participantes do Projeto, que possibilita identificação de problemas urbanos, trabalho de campo com a comunidade e a apresentação de propostas criativas e viáveis para a resolução de problemas.

Os alunos Daniel Ribeiro Costa, Lucas Cunha Borges, Mikelle Souza de Almeida, Samara Bezerra Silva, Wadla Rufino dos Santos, do CEM Santa Rita de Cássia, orientados pela professora Merian Lopes de Sousa, observaram que o prédio, localizado atrás da escola onde estudam, encontra-se ocioso e fechado.

O grupo de alunos, com entrevistas e pesquisa com a comunidade, percebeu a importância de atendimento aos idosos e, por isso, propôs a criação da Casa de Passagem do Idoso com o nome Viver com Alegria.  Os alunos identificaram que a reforma do prédio produziria um impacto significativo na vida dos moradores, bem como no sentimento de pertencimento local.

No local ocorre o evento Forró do Idoso, aos sábados, onde comparecem idosos de toda região Sul de Palmas, da zona rural e dos municípios vizinhos, para participarem do momento de interação e convivência social e popular.

Em novembro de 2017, os estudantes apresentaram a proposta no II Seminário Estadual do projeto de extensão Nós Propomos, realizado na UFT. A proposta foi avaliada e selecionada por especialistas, recebendo como premiação o patrocínio para a execução do projeto. Na ocasião, estudantes de toda a rede estadual de ensino apresentaram suas propostas.

O estudante Daniel Ribeiro Costa, um dos idealizadores do projeto, destacou que a ideia é dar visibilidade para a comunidade de idosos da região Sul. “Escolhemos a Casa de Passagem como proposta para o Seminário, pois observamos a necessidade de mais locais para acolhimento dos idosos aqui em Palmas, com o intuito de diminuir os índices de violência. Acreditamos, também, que esse será um local de referência para cuidados e lazer da comunidade de idosos”, ponderou.

Parceria para a Reforma

Após a seleção do grupo como vencedor, o coordenador estadual do Projeto, o professor João Bazzoli, da UFT, buscou parceria e patrocínio para a efetivação da proposta da escola. A reforma do prédio será realizada por meio de parceria com a Fundação Alphaville, como primeira proposta efetivamente concretizada pelo Nós Propomos.

Nós Propomos

O projeto de intervenção urbana Nós Propomos foi idealizado pela Universidade de Lisboa (Portugal) e tem como objetivo promover a cidadania territorial, mobilizando alunos para a identificação das principais orientações do plano diretor municipal e a apresentação de propostas de intervenção nos bairros, visando ao desenvolvimento local sustentável. 

No Estado, o projeto é desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Seduc. As atividades são realizadas nas escolas da rede estadual com o tema: Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação. A intenção é envolver os estudantes na elaboração de propostas para resolução de problemas urbanos em cidades tocantinenses, além de estimular os jovens a conhecerem os mecanismos da democracia participativa. 


COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

18

PARABÉNS!
PARABÉNS!

16

BOM
BOM

19

AMEI!
AMEI!

18

KKKK
KKKK

16

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

16

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

18

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Propomos comunidade casa apoio projeto

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Brasil

Ministra rebate Eduardo Bolsonaro e diz que instituições são sólidas

No vídeo que circulou nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro está em uma sala de aula e diz que “para fechar o STF nem precisa mandar um jeep, basta mandar um cabo e um soldado”.

Negócios

Governador Mauro Carlesse intensifica política de atração de investidores para o Tocantins

Mauro Carlesse já tem previsto em sua agenda, ainda sem data marcada, visitas ao Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, na cidade de Maringá.



Serviço

Saúde e Medicina 4.0

O que podemos observar em nossa era contemporânea é a modernização em todas as áreas com os avanços tecnológicos, e nesta premissa surgem os novos métodos de aprendizado com o auxílio da Tecnologia da Informação.


Eleições 2018

Jair Bolsonaro diz que não existe ameaça de fechar Supremo e fala em desconhecer declarações do filho

"Não existe isso de crítica e fechar STF. Se alguém falou em fechar o STF, tem que consultar o psiquiatra", afirmou. "Eu desconheço, duvido. Alguém tirou de contexto".


Beleza

Musa do Brasileirão, Bianca Leão conta como perdeu barriga depois de gravidez

Ela conclui contando que parou de comprar muita besteira para dentro de casa


Brasil

Acidentes de trânsito com vítimas caem 18% até agosto, revela DPVAT


Ocorrência

Suspeito de aplicar vários golpes é preso pela Polícia Civil em Guaraí


Estado

BRK Ambiental apresenta programa de estágios e ensina consumo consciente para universitários em evento em Gurupi


Educação Superior

Equilíbrio financeiro e busca pela melhoria da qualidade de ensino marcam primeiros seis meses da atual gestão da Unitins


Cinoterapia

Projeto com cães no HGP e Infantil comemora um ano


Serviço

Inscrições abertas para o Curso de Supervisão em Serviço Social



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira