Thursday, 03 de December de 2020

GERAL


Seageto

Presidente pede a contribuição dos engenheiros para tirar Brasil da "crise"

26 Mar 2015

"Precisamos da contribuição de todos, em especial daqueles que estudam e desenvolvem tecnologias para tirar o Brasil desse cenário de crise", conclamou o presidente do Sindicato dos Engenheiros, Arquitetos e Geólogos no Estado do Tocantins (Seageto), Antonio Ciro Bovo, durante a abertura do V Simpósio Cresce Brasil de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, na noite desta quarta-feira, 25, no auditório da OAB/TO. 

O presidente reforçou que o simpósio é um desafio para que os participantes possam pensar sobre alguns temas cruciais para a sociedade, como a industrialização do país, que deixou de produzir, consequentemente não está exportando e o desemprego assola vários outros setores da economia.

O engenheiro civil Marcelo Costa Maia, que foi empossado solenemente à presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/TO), durante o evento falou sobre a importância da união dos profissionais de engenharia para ele vencer a eleição do Conselho, que ocorreu em novembro de 2014. E também sobre a gestão que pretende desenvolver, dialogando com todas as entidades que fazem parte do sistema Confea/Crea. 

Já o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Celso de Campos Pinheiro falou sobre os trabalhados realizados para construir o projeto Cresce Brasil mais engenharia mais desenvolvimento, iniciado em 2006. "Foram realizados mais de 30 seminários em todo o Brasil para discutir os problemas do país e apresentar proposta para o setor de infra estrutura, recursos hídricos, a Amazônia dentre outros", informou. 

Ainda de acordo com o Murilo, após a consolidação das questões foi formalizado um documento, intitulado Cresce Brasil mais engenharia mais desenvolvimento que foi entregue a todos os candidatos a governo de estados do país e aos candidatos a presidência da república naquele ano. "O Cresce Brasil pautou algumas obras do Plano Nacional de Aceleramento (PAC) do governo federal", revelou.

O evento está sendo promovido pelo Seageto, a FNE e o Crea/TO, com o apoio do  Sindicato dos Engenheiros do Estado de Goiás, Prefeitura de Palmas, Sinduscon, Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Sicoob/Credipar – Cooperativa de Crédito de Paraíso do Tocantins, Ordem  dos Advogados do Brasil (OAB/TO), Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Tocantins (AEATO) e Associação dos Engenheiros Ambientais do Estado do Tocantins (Ambito). No dia 26, o simpósio continua até às 18 horas com palestras.

 

Vinte e cinco anos

O evento faz parte das comemorações dos 25 anos do Seageto que ao longo de 2015 realizará cursos de capacitações, treinamentos dentre outros. Durante a cerimônia de abertura os ex-presidentes do sindicado, engenheiro civil Luiz Fernando de Paula Machado e João Alberto Rodrigues Aragão foram homenageados pelos trabalhos realizados em prol da entidade da categoria.

Também houve uma homenagem para o ex- diretor do sindicato, José Augusto Rios Fayad, falecimento em outubro do ano passado. A viúva do engenheiro,  Teca Quinta Fayad recebeu a placa de homenagem. 


Participação

Participaram do evento, engenheiros da iniciativa privada e pública, estudantes e sociedade, além do vereador de Palmas, Joaquim Maia, da vice – presidente da Assembleia Legislativa deputada Luana Ribeiro, o presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas, Luiz Hayakawa, a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)n Joseíza Furtado, o diretor de Tecnologia da Mutua Nacional,  Antonio Salvador da Rocha e mais de 60 diretores da FNE.

COMPARTILHE:


Confira também:


Infraestrutura

Prefeitura de Palmas deve formalizar até final de 2020 contrato de repasse de recursos para construção da Casa da Mulher Brasileira

O contrato com a Caixa Econômica Federal é no valor de R$ 5,6 milhões para a construção e equipagem do espaço destinado ao combate à violência contra a mulher


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira