Friday, 15 de February de 2019

GERAL


ISS

Programa patrocinado pelo Instituto TIM anuncia três projetos espaciais finalistas que podem ir à Estação Espacial Internacional

10 Dec 2018    22:43
Programa patrocinado pelo Instituto TIM anuncia três projetos espaciais finalistas que podem ir à Estação Espacial Internacional

Em linha com a estratégia de democratizar o estudo da ciência, tecnologia e inovação, o Instituto TIM anuncia o patrocínio ao Missão Garatéa-ISS, que visa levar alunos de 10 a 17 anos para participarem do programa norte-americano Student Spaceflight Experiments Program (SSEP), desenvolvido para incentivar o estudo de ciências espaciais.

A Garatéa-ISS é uma iniciativa desenvolvida pela Missão Garatéa em parceria com a Universidade de São Paulo e a Fundação de Apoio à Física e à Química. Em 2018, 4.200 alunos de 175 escolas de todo o Brasil participaram do projeto. Além do Instituto TIM, o projeto também é patrocinado pelas empresas Airvantis e Braskem.

Este ano, foram selecionados três projetos finalistas, que participarão de um programa de qualificação sob a coordenação da Missão Garatéa, para ajustes e adequações. Até o dia 15 de dezembro, o grupo vencedor será anunciado e seguirá desenvolvendo o experimento que, em maio de 2019, será enviado até a Estação Espacial Internacional (ISS) com outros ganhadores dos Estados Unidos e do Canadá, para voar em um foguete com os astronautas da Agência Espacial Americana (NASA).
 
Conheça os selecionados:
●         Projeto Plantação Interplanetária – Desenvolvido por alunos da 5a série da Escola Bosque (São Paulo), o experimento quer testar a influência da microgravidade em sementes de cactus durante uma viagem para Marte.
●         Projeto Fermentação na microgravidade – Desenvolvido por alunos da 6a e 8asérie do Instituto Alpha Lumens (São José dos Campos), o grupo quer verificar como a sucrose fermenta para produção de álcool (sacaromisis) na microgravidade.
●         Projeto Capilaridade vs Gravidade no processo de filtração – Alunos do 2oano do ensino médio do Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Xanxerê, SC) desenvolveram um experimento que utilizará moringas, filtros brasileiros de barro, com o objetivo de checar se a água consegue ser filtrada em microgravidade.
 
Sobre o Instituto TIM
O Instituto TIM (www.institutotim.org.br) tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Define sua atuação em projetos focados em quatro pilares: Ensino (projetos educacionais para crianças e jovens); Aplicações (soluções em software livre); Inclusão (difusão do conhecimento) e Trabalho (novas oportunidades de atuação e capacitação).

Em parceria com diversas instituições federais e mais de 60 secretarias municipais e estaduais, como de Educação, Cultura e Planejamento em todo o país, as ações do Instituto TIM já alcançaram cerca de 400 municípios, em todos os 26 estados e Distrito Federal, beneficiando mais de 700 mil pessoas, especialmente, crianças de 6 a 12 anos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Porto Nacional

Travessia do Rio Tocantins com voadeiras inicia nesta sexta em Porto Nacional

A ponte continua aberta para pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de urgência e emergência. Técnicos atuam na realização da inspeção da estrutura. Os dados coletados embasará o relatório sobre as condições da via.

CPI do PreviPalmas

Líderes dos blocos, Freitas e Negreiros, indicaram novos membros da CPI do PreviPalmas

A indicação de pelo menos três novos membros é necessária, visto que o ex-presidente da Comissão, Júnior Geo (PROS), e o ex-membro Léo Barbosa (SD), foram eleitos deputados estaduais.




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira