Monday, 26 de October de 2020

GERAL


Petrobras

Projeto Rios Voadores capacita professores do Amazonas

12 May 2015

O projeto Rios Voadores, patrocinado pela Petrobras por intermédio do Programa Petrobras Socioambiental, vai capacitar professores da rede pública de ensino do Amazonas para que entendam a relação do deslocamento de massas de vapor dágua amazônico com a ocorrência de chuvas em outras regiões brasileiras. Os primeiros encontros ocorrerão nos dias 13 e 14 de maio, em Manaus. Nas cidades de Coari, Carauari e Tefé, as aulas estão programadas para o mês de junho.

A capacitação dos docentes manauaras será realizada pelo doutor em oceanografia Caio Augusto Magalhães, no auditório do Centro Educacional de Tempo Integral Gilberto Mestrinho, no bairro Educandos, e no auditório CETI Áurea Braga, no bairro Compensa. Sob coordenação do idealizador do projeto Rios Voadores, Gérard Moss, os encontros terão por fim difundir conhecimentos sobre o fenômeno e incentivar a preservação da floresta.

O projeto Rios Voadores integra o Programa Petrobras Socioambiental desde 2007. Suas pesquisas começaram por ocasião de uma expedição aérea comandada por Gérard Moss, a bordo de um monomotor, para estudar como o desmatamento da Floresta Amazônica poderia afetar o clima no Brasil e alterar o ciclo das chuvas no país, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. "A floresta tem uma capacidade muito superior à do mar para devolver umidade à atmosfera. Uma árvore pode capturar até mil litros de água por dia. É máquina fantástica de bombeamento hídrico. A derrubada das árvores acarreta menos chuvas", explicou Moss.

Programa Petrobras Socioambiental

Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Petrobras investe em projetos de todo o país, com foco nas linhas de atuação Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins registra 47 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 229.676 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 74.229 casos confirmados. Destes, 61.832 pacientes estão recuperados, 11.313 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.084 pacientes foram a óbito.



Eleições 2020

Na Acipa, Prefeita Cinthia fala sobre justiça fiscal e a importância do diálogo entre poder público e entidades representativas

Cinthia afirma que a modernização fiscal é uma meta a ser perseguida no curto prazo, e que está em fase de contratação, junto ao BNDES, de recurso do Plano de Modernização da Administração Tributária, o PMAT.


Eleições 2020

Em Palmas, deputada Luana Ribeiro declara apoio à candidatura de Vanda Monteiro

Fico muito feliz em contar com seu apoio aqui na capital, pois soma conosco uma deputada muito atuante, além de determinada”, destacou.


Eleições 2020

Justiça Eleitoral manda Amastha remover fake news contra Cinthia

A decisão liminar ainda fixa multa de R$ 5 mil ao Amastha caso não cumpra a decisão judicial, que determina a imediata suspensão da propaganda eleitoral irregular.


Aureny III

Andrino assumiu o compromisso de revitalizar o asfalto das ruas e avenidas do local


Mulheres 77

Eli Borges diz que, se eleito, irá criar a Secretaria da Mulher


Região Sul

Se eleita, Cinthia garante que vai construir a tão sonhada rodoviária de Taquaralto


Arte

Instituto Isca beneficia mais de 300 pessoas com projeto de ação social em Araguaína


Oportunidade

Concurso para estudantes do ensino médio oferece premiação em dinheiro e viagem aos EUA


Palmas

Radares fixos da Avenida Teotônio Segurado são verificados pela Agência Estadual de Metrologia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira