Saturday, 21 de September de 2019

GERAL


Pura Realidade

16 Jun 2010

André Marques
andremarquesadv@hotmail.com


Quem navega pela internet pode observar os diversos ataques aos meios de comunicação, onde, de forma notória, sabemos que alguns são plausíveis. A imprensa no cenário atual é vista como inatingível, abusiva e atrevida.

O palco no pretérito era totalmente diferente, sendo de costumes – eu escrevo e você lê; eu falo e você ouve; eu mostro e você vê. Com advento da internet foi colocado tudo de cabeça para baixo, tornando pouco firme o mundo que era estável dos meios de comunicação para um diálogo que denota o futuro.

Apesar de muitas pessoas não reconhecerem o papel fundamental que a imprensa desempenha para a sociedade, ao fazermos um balanço dos seis séculos de letras impressas, a partir da invenção do alemão Gutenberg dos tipos móveis e da prensa móvel tudo é bastante positivo para a imprensa.

Sendo salutar a prudência dos cidadãos para com a imprensa, a crítica, dentre as vezes estão na contra mão. Suplicando aos eventuais equívocos ocorridos, ou invocando a outras razões, algumas pessoas entendem que as notícias deveriam sujeitar a algum tipo de controle, ou mesmo, à censura como às vezes entende o Judiciário brasileiro.

Os insensíveis não compreenderam que a democracia é impossível sem a imprensa. Devendo, obviamente, ser excluída a “imprensa marrom” deste conceito, aqueles aventureiros que resolveram virar jornalistas, pessoas que trabalham com o registro precário sentem-se no direito de usar a função como moeda de troca, noticiando corrompidamente, ludibriando o cidadão.

A imprensa, sendo boa ou má possui um valor que está acima de um ou outro meio de comunicação, de uma emissora de TV, estação de rádio ou jornal, devendo ser visualizada sempre sem igual.

Um país não pode se considerar democrático havendo uma imprensa censurada, sendo que a imprensa livre e responsável só é possível em países realmente democráticos. Enfim, sabemos que os poderosos com pressão econômica ou política são questões que devem ser solucionadas. Censurar a imprensa em decorrência dos prováveis desvirtuamentos, teriam igual valor, requerer a extinção da democracia em decorrência dos políticos desonrados.

ANDRÉ MARQUES é advogado, consultor, escritor e Doutorando em Direito.andremarquesadv@hotmail.com / www.twitter.com/andremarquesadv

COMPARTILHE:


Confira também:


CPI

DPE-TO vai informar dados de reclamações à CPI em Gurupi sobre BRK Ambiental

Comissão da Câmara de Vereadores de Gurupi solicitou apoio informativo para fundamentar relatório sobre suposta má-prestação de serviço pela BRK Ambiental

Diz Tiago Dimas

Desenvolvimento de pesquisas são imprescindíveis e cortes de bolsas do CNPq preocupam

Tiago Dimas fez questão de lembrar que neste ano mesmo o IFTO conseguiu patentear a produção do adubo em cápsula.


Araguaína

Polícia Civil realiza busca e apreensão em residência de servidores lotados na Assembleia Legislativa

De acordo com a Polícia Civil, os dois servidores residem em Araguaína e não cumprem as atividades para as quais foram nomeados.


Norte do TO

Energisa realiza troca de lâmpadas e cadastro na tarifa social em Araguaína

O caminhão permanece na cidade por 10 dias, em três bairros, levando informação e diversão, além de troca lâmpadas e cadastro na tarifa social


Operação Ruptura

Polícia Civil deflagra operação ruptura e prende vários criminosos em Araguaína


Saúde

Hospital Regional de Miracema amplia serviços e realiza cirurgia inédita


Agenda

Em Brasília, parlamentares do Tocantins buscam recursos para obras


Seu Bolso

Energisa prorroga campanha para negociação de dívidas


Premiação

Nota Quente paga R$ 10.935,88 neste sábado, 21


Saúde

Profissionais de saúde alertam sobre cuidados com as altas temperaturas na Capital



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira