Tuesday, 19 de February de 2019

GERAL


Reunião técnica discute estratégias do Programa Mais Alfabetização no Tocantins

09 Aug 2018    20:51
Divulgação Reunião técnica discute estratégias do Programa Mais Alfabetização no Tocantins O evento reúne cerca de 130 representantes dos 126 municípios que aderiram ao Programa

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizam, nesta quinta-feira, 9 de agosto, a 1ª reunião técnica estadual do Programa Mais Alfabetização, de iniciativa do Ministério da Educação (MEC). O evento reúne cerca de 130 representantes dos 126 municípios que aderiram ao Programa, na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, em Palmas. 

Durante a reunião, são abordadas as estratégias de trabalho, funções e atribuições do professor alfabetizador, do assistente de alfabetização, do coordenador pedagógico e coordenadores responsáveis pelo desenvolvimento do Programa nos municípios. 

Conforme a coordenadora estadual do Mais Alfabetização, pela Undime, Ana Célia Dora da Silva, a reunião tem o objetivo de alinhar estratégias para alcançar as metas do Programa. “A proposta é assegurar a alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental, com acompanhamento pedagógico específico e apoio aos estudantes para a prevenção ao abandono, à reprovação, à distorção idade/ano”, destacou. 

Já a técnica pedagógica da Gerência de Apoio aos Municípios da Seduc, Celestina Maria Pereira de Sousa, falou da finalidade do Programa. “O Mais Alfabetização visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização, com garantia de recurso para o assistente de alfabetização e aquisição de materiais pedagógicos. Serão mais de 31.007 alunos da rede estadual e municipal no Estado do Tocantins atendidos”, pontuou. 

Ao longo do dia, serão discutidas, ainda, as funcionalidades do Sistema de Monitoramento do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), utilizado para o acompanhamento do Mais Alfabetização em cada escola e rede de ensino em tempo real, além de subsidiar a tomada de decisão pelos gestores da educação.

Para a coordenadora municipal do Programa em Darcinópolis, Márcia Cristina Dias Cunha, a reunião é um momento importante para o início do Mais Alfabetização no Estado. “Nesta reunião, os professores e assistentes podem sanar dúvidas sobre todo o processo, compartilhar experiências e aprender melhor sobre o Sistema de Monitoramento do Programa, para melhorar o aprendizado dos estudantes”, finalizou.

Mais alfabetização 

O Programa Mais Alfabetização, criado pela Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018, é uma estratégia do Ministério da Educação (MEC) para fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental, diante dos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), do Sistema de Avaliação da Educação (Saeb).

O Programa Mais Alfabetização fundamenta-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que determina o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

COMPARTILHE:


Confira também:


Exonerações Suspensas

Justiça atende DPE e MPE e suspende ato do governo que exonerou profissionais da saúde

Efeitos do ato declaratório nº 01/2019 estão suspensos. Defensoria Pública e MPE expuseram na ação civil pública que o Ato ainda gera graves consequências na desassistência da saúde pública.

Mulheres Presas

Neste ano, nove mulheres foram presas por tentar entrar com ilícitos em unidades penais do Estado

Após, a mulher confessou as agentes que carregava um celular na genitália e foi conduzida para a Unidade de Pronto Atendimento Norte, em Palmas, para retirada do aparelho.



Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional

Audiência, realizada na sexta-feira, 15, debateu os principais impactos gerados com a interdição


Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira