Saturday, 20 de July de 2019

GERAL


Reunião técnica discute estratégias do Programa Mais Alfabetização no Tocantins

09 Aug 2018    20:51
Divulgação Reunião técnica discute estratégias do Programa Mais Alfabetização no Tocantins O evento reúne cerca de 130 representantes dos 126 municípios que aderiram ao Programa

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizam, nesta quinta-feira, 9 de agosto, a 1ª reunião técnica estadual do Programa Mais Alfabetização, de iniciativa do Ministério da Educação (MEC). O evento reúne cerca de 130 representantes dos 126 municípios que aderiram ao Programa, na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, em Palmas. 

Durante a reunião, são abordadas as estratégias de trabalho, funções e atribuições do professor alfabetizador, do assistente de alfabetização, do coordenador pedagógico e coordenadores responsáveis pelo desenvolvimento do Programa nos municípios. 

Conforme a coordenadora estadual do Mais Alfabetização, pela Undime, Ana Célia Dora da Silva, a reunião tem o objetivo de alinhar estratégias para alcançar as metas do Programa. “A proposta é assegurar a alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental, com acompanhamento pedagógico específico e apoio aos estudantes para a prevenção ao abandono, à reprovação, à distorção idade/ano”, destacou. 

Já a técnica pedagógica da Gerência de Apoio aos Municípios da Seduc, Celestina Maria Pereira de Sousa, falou da finalidade do Programa. “O Mais Alfabetização visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização, com garantia de recurso para o assistente de alfabetização e aquisição de materiais pedagógicos. Serão mais de 31.007 alunos da rede estadual e municipal no Estado do Tocantins atendidos”, pontuou. 

Ao longo do dia, serão discutidas, ainda, as funcionalidades do Sistema de Monitoramento do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), utilizado para o acompanhamento do Mais Alfabetização em cada escola e rede de ensino em tempo real, além de subsidiar a tomada de decisão pelos gestores da educação.

Para a coordenadora municipal do Programa em Darcinópolis, Márcia Cristina Dias Cunha, a reunião é um momento importante para o início do Mais Alfabetização no Estado. “Nesta reunião, os professores e assistentes podem sanar dúvidas sobre todo o processo, compartilhar experiências e aprender melhor sobre o Sistema de Monitoramento do Programa, para melhorar o aprendizado dos estudantes”, finalizou.

Mais alfabetização 

O Programa Mais Alfabetização, criado pela Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018, é uma estratégia do Ministério da Educação (MEC) para fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental, diante dos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), do Sistema de Avaliação da Educação (Saeb).

O Programa Mais Alfabetização fundamenta-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que determina o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira