Sunday, 26 de January de 2020

GERAL


ST

Saúde do Trabalhador recebe equipamentos doados pelo Ministério Público do Trabalho

14 Dec 2019
Laiany Alves – Governo do Tocantins Saúde do Trabalhador recebe equipamentos doados pelo Ministério Público do Trabalho

A gerência de Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde (SES) recebeu na manhã desta sexta-feira, 13, do Ministério Público do Trabalho (MPT), doações de diversos equipamentos de informática e imagem para o desenvolvimento das ações vigilância e prevenção de agravos dos trabalhadores. As doações são resultados de Termos de Ajustes e Condutas (TACs) entre o MPT e empresas autuadas em decorrências de inconformidades das condições de segurança e saúde do trabalhador nos ambientes e processos de trabalho.

Durante a entrega a procuradora do Trabalho, Gisela Nabuco, agradeceu pela parceria com a Secretaria de Saúde por meio da Vigilância e Saúde do Trabalhador que, segundo ela, “ajuda no trabalho do MPT, com suas ações de vigilância e fiscalização”. A procuradora firmou ainda, que a entrega destes equipamentos é uma recomposição do dano causado aos trabalhadores tocantinenses. “Quando o Ministério Público do Trabalho atua como intermediário, dando oportunidade de aparelhar órgãos estatais e organizações, sem fins lucrativos, com o resultado de processos é a sociedade que está sendo beneficiada e reparada, é a materialização deste ato de reparação do dano causado.”

O secretário Executivo da SES, Quesede Ayres Henrique Campos, ressaltou que as doações irão fortalecer as ações desenvolvidas pela Vigilância em Saúde e a parceria com os órgãos de controle são primordiais para o trabalho da Secretaria. “A Saúde não trabalha sozinha, todos são responsáveis, desde o financiamento até o resultado final do trabalho. Precisamos trabalhar com a prevenção, hoje trabalhamos mais com a doença. Essa é a nossa meta, prevenir para diminuir o adoecimento da população e da classe trabalhadora,” finalizou.

 

Saúde do Trabalhador

A vigilância da saúde do trabalhador visa à promoção da saúde e à redução da morbimortalidade da população trabalhadora, por meio da integração de ações que intervenham nos agravos e seus determinantes decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processos produtivos. Em 2019 foram realizadas diversas ações de inspeção, fiscalização, investigação e vigilância de agravos e doenças relacionados ao trabalho.

Em parceria com o Ministério Público do Trabalho foram realizadas ações em Silvanópolis, Mateiros, Palmas, Chapada da Natividade, Araguaçu, Aliança, Marianópolis, Dianópolis, Almas, Peixe e Paranã. Também foram desenvolvidas ações em grandes empreendimentos em Pedro Afonso, Xambioá e Chapada de Natividade. A gerência também conta com ações intersetoriais com o Naturatins, Ibama, Ministério Público Estadual,  Polícia Rodoviário Federal, dentre outros.

COMPARTILHE:


Confira também:


Procon

Tocantins apura vendas de lotes contaminados de marcas da cervejaria Baker

No último dia 17, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente por 90 dias todas as marcas de cerveja da Backer com data de validade igual ou posterior a agosto de 2020.

Heber Fidelis

Secretário da Cidadania e Justiça participa de reunião em Brasília sobre a criação da polícia penal

Grupo de Trabalho criado para debater a regulamentação da Polícia Penal Federal tem a finalidade de definir as atribuições do cargo, estrutura, organização e funcionamento da carreira.


Bahia

Carlesse prestigia inauguração do Centro de Convenções de Salvador e busca investidores para o Tocantins

Cerimônia também contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa e o coordenador da bancada federal do Tocantins, Carlos Gaguim


Municipalismo

Repassado mais de R$ 11,5 milhões aos municípios para o transporte escolar

Investimentos asseguram atendimento aos estudantes da rede estadual que dependem de transporte escolar para chegar às unidades de ensino


Boas expectativas

Governo abre oficialmente colheita da safra da produção de grãos 2019/2020 na próxima sexta, 31


Campos Lindos

Polícia Civil fecha oficina mecânica que funcionava como desmanche clandestino de carros no interior do Estado


Palmas

Polícia Civil prende em flagrante dois suspeitos de furto de energia


Educação Superior

Marcelo Müller é eleito novo reitor do Ceulp/Ulbra


Alerta

SISEPE-TO cobra o reajuste de 4,48% para aposentados e pensionistas do Igeprev


Tobasa

Na região norte do Tocantins, gestor visita a maior fábrica de carvão ativado do Brasil



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira