Thursday, 01 de October de 2020

GERAL


Tocantins

Seagro e parceiros mostram práticas de conservação de solos com uso sustentável

16 Apr 2015

A atividade prática "Marcação e Construção de Terraço", aconteceu no período da tarde, na Faculdade Católica do Tocantins Campus de Ciências Agrárias e Ambientais, em Palmas.
 
No período da manhã, os 150 participantes tiveram a oportunidade de assistir um ciclo de palestras ligadas ao tema, a Conservação do Solo. As práticas de conservação do solo são baseadas em três principais técnicas sustentáveis utilizadas no plantio de culturas: edáfica (uso de adubação orgânica); vegetativa (uso de rotação de culturas), e mecânica (curvas de níveis).
 
Na aula prática mecânica, na tarde desta quarta-feira, 15, o professor de prática de conservação do solo, da Católica, Alexandre Barreto, explicou "in loco" passo a passo o sistema mecânico de curva de nível.  "Essas práticas diversificadas contribuem para a conservação do solo, diminui o fluxo de água, evitando a erosão; infiltração da água no solo; abastece o lençol freático, possibilitando o plantio sustentável nas lavouras", informou.
 
Para o engenheiro agrônomo da Seagro, Anderson Pereira, a aula prática é mais uma atividade importante e somatória para os participantes. "A aula teórica aliada à prática reforça o conhecimento dos alunos e técnicos agrícolas, no preparo das práticas sustentáveis de solo", disse.
 
Alunos

O aluno do curso de técnica agrícola da IFTO de Gurupi, Jorge Elias Gomes falou da sua participação. "É de suma importância essa aula, pois aprendemos como utilizar as práticas adequadas do solo que é a fonte de produção de todas as culturas", ressaltou. Já a acadêmica de engenharia da Unitins, Rose Soares de Melo, a aula prática prepara o aluno para o trabalho.  "É imprescindível essas aulas, pois aqui aprenderemos como atuar no mercado de trabalho", argumentou.
 
O evento é realizado em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), Prefeitura de Palmas, Faculdade Católica do Tocantins e Odebrecht Ambiental.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 642 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 207.629 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 68.606 casos confirmados. Destes, 52.208 pacientes estão recuperados, 15.450 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 948 pacientes foram a óbito.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira