Thursday, 04 de June de 2020

GERAL


COVID-19

Segurança Pública inicia mapeamento georreferenciado para monitoramento do novo Coronavírus no Tocantins

05 Apr 2020
Segurança Pública inicia mapeamento georreferenciado para monitoramento do novo Coronavírus no Tocantins

Uma tecnologia para extração de informações sobre a localização geográfica constante em aparelhos celulares está sendo utilizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), em Palmas, para monitorar pacientes com resultado positivo para o novo Coronavírus (Covid-19) e, dessa forma, contribuir para reduzir o risco de disseminação do vírus.

 

O pioneiro trabalho da SSP-TO está sendo executado pelo Núcleo Especializado de Computação Forense da Superintendência de Polícia Científica e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Capital (Semus). Pacientes de Palmas positivados para Covid-19, que aceitaram participar dessa pesquisa, assinaram formalmente um documento para que os peritos criminais pudessem ter acesso apenas à localização geográfica.

 

A ferramenta tecnológica aplicada aos celulares dos pacientes positivados realiza o cruzamento dos dados do aparelho celular e, dessa forma, obtém-se a localização geográfica de onde eles estiveram até o momento em que foi constatada a positividade para a contaminação pela Covid-19. No manuseio da ferramenta, os peritos criminais conseguem rastrear apenas informações de localização geográfica do paciente, preservando-se informações de cunho pessoal.

 

Finalidade

A finalidade da ferramenta tecnológica utilizada pelos peritos criminais da SSP-TO é realizar o cruzamento de dados georreferenciados para mapeamento das áreas de eventual contaminação pelo novo Coronavírus (Covid-19) e de possíveis pontos de novas contaminações.

 

Conforme o secretário da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, a SSP-TO está disponibilizando o trabalho da Polícia Científica para auxiliar nesse enfrentamento da pandemia. Segundo ele, o uso dessa ferramenta proporciona uma melhor tomada de decisões e planejamento de ações do Governo do Tocantins para manter os baixos índices de contágio e, assim, minimizar os impactos da crise.

 

Para a superintendente de Polícia Científica, Dunya Wieczorek Spricigo de Lima, por se tratar de uma doença nova e sem tratamento específico cientificamente comprovado, as ações preventivas para o seu enfrentamento são essenciais. Ela ressalta que o que a SSP-TO está fazendo em nível institucional é proporcionar, por meio da Perícia Criminal, condições técnico-cientificas para ações preventivas em grande escala, otimizando o trabalho de contenção da covid-19 já implementado pelo Governo do Tocantins.

 

Parceria

Para a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Marta Malheiros Alves, o monitoramento de onde o paciente positivado para Covid-19 esteve propiciará a intervenção e a identificação de contatos. Além disso, a nova ferramenta possibilitará a realização da notificação e monitoramento de sintomas destas pessoas. A diretora ressalta é muito importante a identificação e a contenção da Covid-19, uma vez que ela é uma doença transmissível, cujos sintomas podem aparecer os sintomas em até 14 dias.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins tem 187 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 4.881 casos no total, destes, 1.828 pacientes estão recuperados, 2.966 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 87 pacientes foram a óbito.

Covid-19

Pesquisadores da UFT atuam em parceria com equipe francesa no desenvolvimento de diagnóstico da Covid

O método consiste no uso de nanopartículas de ouro bioconjugadas com anticorpos para a detecção do vírus SARS-COV-2. Segundo a professora Glêndara Martins, membro do PPGCTA e responsável pela parceria com a equipe francesa, a perspectiva é desenvolver um d



Investimentos

Governo do Tocantins entrega unidades habitacionais, realiza manutenção de rodovias e busca recursos para início de obras

Mesmo durante a pandemia da Covid-19, o Governo do Tocantins seguiu, no mês de maio, realizando os serviços e obras essenciais nas áreas de infraestrutura, cidades e habitação em todo o Estado.


Beleza

Dermatologista ensina 5 dicas infalíveis para cuidar dos cabelos em casa durante a quarentena

A dermatologista e especialista em estética capilar Dra. Hellisse Bastos ensina 5 dicas para cuidar dos cabelos em casa e manter a saúde e beleza dos fios durante a quarentena.


Igeprev

Deputados sabatinam presidente do Igeprev sobre mudanças em conselhos do Instituto

Sobre os repasses ao Igeprev, questionado pelo deputado Professor Júnior Geo (PROS), Sharlles Bezerra afirmou que o Governo tem se esforçado para fazer os pagamentos que não foram realizados em governos anteriores.


Brasil

Nova Campanha de Coca-Cola traz Mensagem de Esperança


Edital

Divulgado resultado da segunda etapa do Edital Palmas Curte Arte em Casa


Violência Sexual

Cidadania e Justiça alerta para a preocupante redução das denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes


Pandemia

Unidades da Segurança Pública realizam higienização preventiva para o combate da Covid-19


Coronavírus

Lacen recebe doações da Embrapa Pesca e Aquicultura para aumentar diagnósticos da Covid-19


Pela Web

Sebrae e Prefeitura de Palmas realizam Audiência Pública do Plano Municipal de Turismo



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira