Sunday, 21 de October de 2018

GERAL


Sexualidade na gestação

12 Jun 2008

A sexualidade na gestação e, em particular, o sexo na gestação é um comportamento humano, um fenômeno não observado nos outros animais. Estamos vivenciando uma evolução da sexualidade humana, um tempo de transição dos paradigmas, de conservadores para evolucionistas. Isso acontece tanto pelas mudanças de costumes e comportamentos da população, desde a metade do século XX, quanto pelos conhecimentos da psicologia e da medicina no estudo da sexualidade humana.

A importância de se compreender a sexualidade na gestação deve-se primeiramente à dificuldade e despreparo dos profissionais em como investigar, orientar e valorizar os sintomas tão banalizados da gestante; o desconhecimento que a mulher tem de seu corpo além do medo e da dificuldade de discutir suas mudanças e curiosidades; as contradições relativas aos papéis de mãe e mulher. As influências socioculturais e religiosas são as bases dos comportamentos humanos.

Em todos os povos, crenças e culturas indicam algum tipo de relação entre a sexualidade e o sagrado. A cisão entre a maternidade e a sexualidade vem de uma idéia difundida pelo judaísmo e cristianismo de que a "mulher não tem disciplina moral, é insensata e causadora do mal". Podemos ter fatores orgânicos e fatores psicossocioculturais alterando a sexualidade na gestação.

Dentro da esfera sexual, destacamos os fatores psicossocioculturais como os mais freqüentes na alteração da resposta sexual na gravidez: uma idéia incutida na mulher de que sua resposta está limitada; medo de que o coito possa interromper a gestação; medo de perder o companheiro porque o corpo está ficando "diferente e feio"; influências religiosas, superstições, mitos e preconceitos.

O casal grávido deve ser orientado pelo médico assistente. As dificuldades desse período podem ser superadas com orientação, ajudando que se mantenha o bom relacionamento conjugal e que esse persista após a experiência da gestação. A abstinência sexual só se justifica com a presença de alguma patologia. Portanto, a gestação é um acontecimento que pode integrar e aprofundar sexo, erotismo e união.

 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

12

PARABÉNS!
PARABÉNS!

22

BOM
BOM

11

AMEI!
AMEI!

9

KKKK
KKKK

19

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

10

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

8

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Negócios

Governador Mauro Carlesse intensifica política de atração de investidores para o Tocantins

Mauro Carlesse já tem previsto em sua agenda, ainda sem data marcada, visitas ao Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, na cidade de Maringá.

Desenvolvimento

Empresas tocantinenses são beneficiados com incentivos fiscais

Para conquistar o direito ao incentivo fiscal, o empreendedor deve apresentar projeto de viabilidade econômico-financeira ao Conselho de Desenvolvimento Econômico




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira