Wednesday, 25 de November de 2020

GERAL


Sexualidade na gestação

12 Jun 2008

A sexualidade na gestação e, em particular, o sexo na gestação é um comportamento humano, um fenômeno não observado nos outros animais. Estamos vivenciando uma evolução da sexualidade humana, um tempo de transição dos paradigmas, de conservadores para evolucionistas. Isso acontece tanto pelas mudanças de costumes e comportamentos da população, desde a metade do século XX, quanto pelos conhecimentos da psicologia e da medicina no estudo da sexualidade humana.

A importância de se compreender a sexualidade na gestação deve-se primeiramente à dificuldade e despreparo dos profissionais em como investigar, orientar e valorizar os sintomas tão banalizados da gestante; o desconhecimento que a mulher tem de seu corpo além do medo e da dificuldade de discutir suas mudanças e curiosidades; as contradições relativas aos papéis de mãe e mulher. As influências socioculturais e religiosas são as bases dos comportamentos humanos.

Em todos os povos, crenças e culturas indicam algum tipo de relação entre a sexualidade e o sagrado. A cisão entre a maternidade e a sexualidade vem de uma idéia difundida pelo judaísmo e cristianismo de que a "mulher não tem disciplina moral, é insensata e causadora do mal". Podemos ter fatores orgânicos e fatores psicossocioculturais alterando a sexualidade na gestação.

Dentro da esfera sexual, destacamos os fatores psicossocioculturais como os mais freqüentes na alteração da resposta sexual na gravidez: uma idéia incutida na mulher de que sua resposta está limitada; medo de que o coito possa interromper a gestação; medo de perder o companheiro porque o corpo está ficando "diferente e feio"; influências religiosas, superstições, mitos e preconceitos.

O casal grávido deve ser orientado pelo médico assistente. As dificuldades desse período podem ser superadas com orientação, ajudando que se mantenha o bom relacionamento conjugal e que esse persista após a experiência da gestação. A abstinência sexual só se justifica com a presença de alguma patologia. Portanto, a gestação é um acontecimento que pode integrar e aprofundar sexo, erotismo e união.

 

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Gerenciador de Amostras da Covid-19 desenvolvido no Lacen Tocantins será replicado para outros Estados

A ferramenta permite a liberação dos exames de RT-PCR, de maneira ágil e integrada diretamente com o Sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial



Naturatins

Governo apresenta Cartas Climáticas que vão auxiliar gestão ambiental no Tocantins

Naturatins acompanhou a apresentação do levantamento que aponta tendências climáticas do Tocantins com base nos registros das últimas três décadas servirão como referências para gestão de ações ambientais em diferentes regiões do Estado em cada período do


Amazônia

Tocantinenses são destaque no 2º Festival de Cinema Negro Zélia Amador de Deus

Evento on-line começa nesta quarta-feira (25) e busca valorizar a produção audiovisual amazônica


Arraiá da Capital

Estrutura do Arraiá da Capital Online está sendo finalizada

Evento contará com três palcos, um para apresentação dos quadrilheiros, outro para os apresentadores e, por fim, o dos músicos


Moradia

Recanto das Araras II: data para assinatura de contratos dos imóveis é adiada


Agenda

Governador em exercício, Antonio Andrade, vistoria obras da Ponte de Porto Nacional


Denuncia de Estupro

Jovem de 20 anos acusa senador Irajá Abreu de cometer estupro em São Paulo


Segurança

Polícia Civil do Tocantins deflagra segunda fase da operação Rosetta contra membros de organização criminosa


Visita

Governador em exercício recebe primeira militar do Tocantins a ser selecionada para Missão de Paz da ONU


Saúde

Tocantins contabilizou 100 novos casos confirmados da Covid-19



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira