Wednesday, 11 de December de 2019

GERAL


Sexualidade na gestação

12 Jun 2008

A sexualidade na gestação e, em particular, o sexo na gestação é um comportamento humano, um fenômeno não observado nos outros animais. Estamos vivenciando uma evolução da sexualidade humana, um tempo de transição dos paradigmas, de conservadores para evolucionistas. Isso acontece tanto pelas mudanças de costumes e comportamentos da população, desde a metade do século XX, quanto pelos conhecimentos da psicologia e da medicina no estudo da sexualidade humana.

A importância de se compreender a sexualidade na gestação deve-se primeiramente à dificuldade e despreparo dos profissionais em como investigar, orientar e valorizar os sintomas tão banalizados da gestante; o desconhecimento que a mulher tem de seu corpo além do medo e da dificuldade de discutir suas mudanças e curiosidades; as contradições relativas aos papéis de mãe e mulher. As influências socioculturais e religiosas são as bases dos comportamentos humanos.

Em todos os povos, crenças e culturas indicam algum tipo de relação entre a sexualidade e o sagrado. A cisão entre a maternidade e a sexualidade vem de uma idéia difundida pelo judaísmo e cristianismo de que a "mulher não tem disciplina moral, é insensata e causadora do mal". Podemos ter fatores orgânicos e fatores psicossocioculturais alterando a sexualidade na gestação.

Dentro da esfera sexual, destacamos os fatores psicossocioculturais como os mais freqüentes na alteração da resposta sexual na gravidez: uma idéia incutida na mulher de que sua resposta está limitada; medo de que o coito possa interromper a gestação; medo de perder o companheiro porque o corpo está ficando "diferente e feio"; influências religiosas, superstições, mitos e preconceitos.

O casal grávido deve ser orientado pelo médico assistente. As dificuldades desse período podem ser superadas com orientação, ajudando que se mantenha o bom relacionamento conjugal e que esse persista após a experiência da gestação. A abstinência sexual só se justifica com a presença de alguma patologia. Portanto, a gestação é um acontecimento que pode integrar e aprofundar sexo, erotismo e união.

 

COMPARTILHE:


Confira também:


Agenda

Presidente Jair Bolsonaro participa do lançamento do Programa Governo Municipalista

Evento de lançamento acontece nesta quinta, 12, no Palácio Araguaia

Sustentabilidade

Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda elege novos membros e mesa diretora

O Comitê de Bacia Hidrográfica é um órgão colegiado da gestão de recursos hídricos, com atribuições de caráter normativo, consultivo, e deliberativo que integra o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos.


Boas novas

Governo apresenta resultados de projetos do Turismo de Base Comunitária no Jalapão, em Brasília

No Tocantins, o projeto iniciou nas comunidades do Mumbuca e Boa Esperança, no município de Mateiros, do Prata, em São Félix do Tocantins, e Barra do Aroeira, em Santa Tereza do Tocantins.


Europa

Comitiva do Tocantins é recebida na Embaixada Brasileira em Madrid

Durante o encontro, o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles e o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre reafirmaram o compromisso do país em cumprir os acordos internacionais para preservação da Amazônia.


Melhorias

Rodovia que liga Taquaruçú a Buritirana recebe manutenção corretiva e preventiva


Intercâmbio Cultural

Vice-governador e Presidente da Ilha Príncipe manifestam Interesse em Programa de Intercâmbio Cultural


Palmas

Relatório final da LDO é aprovado em sessão extraordinária


CGE

Combate à Corrupção é tema de evento realizado pela Controladoria e parceiros


IML

Corpo de homem encontrado em Palmas aguarda identificação no IML


Endividamento

Palmenses continuam acima de média nacional quando o assunto é endividamento



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira