Monday, 30 de March de 2020

GERAL


Saúde

Sol e calor, os maiores vilões do envelhecimento precoce

06 Oct 2008

O calor e as baixas temperaturas do ar, peculiares da região que compreende o Estado, podem ocasionar sérios danos à pele. Nessas circunstâncias, a gordura existente na superfície da pele é destilada, de forma a causar o aparecimento ou o agravamento de problemas dermatológicos já existentes, como a psoríase e as dermatites atópica (alérgica ou infecciosa) seborréica, além de lesões nas áreas de maior oleosidade, por exemplo, no nariz. É o que explica a esteticista e cosmetóloga Laura Feitosa. “É notória a comparação entre pessoas que se expuseram intensamente ao sol e aquelas que fazem a hidratação diariamente e evitam sair em horário inadequado”. Ela explica que a exposição direta ao sol pode causar envelhecimento da pele e contribuir para a manifestação de manchas e rugas.

Para a especialista, evitar exposição ao sol e usar diariamente o protetor solar é a melhor solução. Segundo ela a população de Palmas vem apresentando problemas sérios na pele devido ao extenso tempo de exposição ao sol. “Os palmenses, em especial as mulheres, são as que mais sofrem com envelhecimento precoce”. Laura dá algumas dicas para evitar o ressecamento da pele como “lavar as mãos com sabonetes hidratantes”. Ela explica que sabonete convencional pode ocasionar efeito contrário. “Já nos lábios, deve-se usar protetores labiais à base de glicerina, ou o famoso batom de cacau”. Laura ainda ressalva que “as pessoas que já possuem qualquer tipo de alergia, devem procurar um especialista” e evitar cremes à base de uréia.

 

 

Clínicas de estética apostam no segmento para investir em Palmas


O Brasil subiu da quarta para a terceira posição no ranking mundial de consumo de cosméticos, e Palmas está se dirigindo para uma das capitais que mais crescem no setor. Além da disposição de um curso superior na área de Estética e Cosmetologia, a capital dispõe de cerca de 20 clínicas operacionais, que fazem desde o tratamento superficial até relaxamento, passando por cirurgias de pequeno e grande porte.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abhipec) o crescimento do setor nas capitais da federação pode chegar a 12% até 2010, o que representa cerca de 100 milhões para a economia do país. Em Palmas, as clínicas além de oferecer o tratamento para pele facial e corporal, dispõem também de serviços como manicuras, pedicuras, tratamento open spa, lifting, peeling, massagens, banhos com óleos naturais e diversos serviços.

Mas o crescimento do setor não se dá apenas em grandes empresas. A esteticista recém-formada Aline Moura Barreto, atua em casa e atende cerca de 10 clientes por dia. Ela diz que o “crescimento tanto em Palmas, quanto em âmbito nacional, se dá porque cada vez mais homens e mulheres vêem a necessidade e preocupação em causar uma boa impressão”. Ela explica que os investimentos que fez durante todo o ano, resultaram no ganho de mais clientes. “Os aparelhos são caros e os investimentos são de longo prazo, mas tudo em seu tempo, tem lucro certo”, finaliza.

 

 

O jornal O GIRASSOL preparou algumas dicas para o leitor manter a pele saudável e evitar a desidratação.

• Faça limpeza de pele periodicamente. Uma sessão de estética gira entre 60 e 120 reais e evita a acumulação de organismos que danificam a pele;

• Para a limpeza da pele em casa, basta água morna e um pouco de sabonete glicerinado;

• Evitar água muito quente, pois ela retira a oleosidade natural da pele e do cabelo, provocando ressecamento;

• Usar diariamente hidratantes no corpo: O segredo é aplicar com o corpo ainda úmido para aumentar a penetração;

• Para usar o secador de cabelo, deve-se utilizar com afastador ou longe do área para evitar o aquecimento do couro cabeludo e prevenir descamações;

• A máscara ideal para causar um efeito nutritivo aos cabelos pode conter na composição produtos derivados de vegetais (Manteiga de Karité, Manteiga de Cacau, Manteiga de Oliva, Óleo de Algodão, Óleo de Girassol), com ativos que repõem os nutrientes necessários para manter os cabelos nutridos e bonitos;

• Uso de Filtro Solar: Indispensável para qualquer hora do dia. Lembrando sempre de usar o protetor solar adequado para o tipo de pele;

• E por ultimo beber muito líquido. Consumir água, frutas e verduras é indispensável para hidratar a pele.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins tem 11 casos confirmados de Covid-19

De acordo com boletim divulgado pela Secretaria da Saúde agora são 11 casos confirmados, sendo nove em Palmas e dois em Araguaína.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira