Monday, 10 de August de 2020

GERAL


Destaque

Trabalho social volante desenvolvido na Capital é destaque no XVII Encontro Nacional do Congemas

29 Apr 2015

Com o tema "A implementação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na prática cotidiana da gestão" acontece em Fortaleza (CE) o XVII Congresso Nacional  de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), no qual a Prefeitura de Palmas é representada pela secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Maria Luíza Felizola Leão Gomes.

O encontro que iniciou nesta terça-feira, 28, segue até a próxima quinta-feira, 30, no Centro de Eventos do Ceará. Na pauta de discussão estão a construção da agenda de política do colegiado e os avanços e desafios das políticas para a assistência social. Dentro da programação têm oficinas, palestras e mini cursos que trataram  das ações e implementação do Suas. Cada participante do Congemas  participa de quatro mini cursos e três plenárias.

Um dos mini cursos ministrado foi "Equipe Volante  de Trabalho Social  com as Famílias", onde Palmas apresentou a sua experiência, na forma de intervenção, visto que o Município, já presta  este serviço através dos Centros de Referência de Assistência Social – Cras da 407 Norte e 1.206 Sul.

De acordo com a Secretária, a participação no Congemas é muito importante, pois são discutidos assuntos que irão criar condições e avaliar os avanços alcançados, bem como planejar a superação dos desafios ainda existentes para o próximo decênio. Além de propiciar a troca de experiência com outros gestores e conhecimentos de ações desenvolvidas em outros municípios que já estão dando certo.

"Palmas já implementou  a Política Nacional de Assistência Social prevista em lei,  viabilizou o Conselho Tutelar equipado e já se encontra com o Cras volante e  equipes técnicas  completas e atuantes para que o desempenho de suas funções contribua decisivamente para estabelecer a assistência social como política pública de direito.

Além da Secretária, participam do Congemas, a assessora técnica de Planejamento da Sedes, Milena  Nascimento, e a diretora de Gestão e Finanças, Magcelsa Batista Aguiar.

O Congemas
O Congemas é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, de duração indeterminada, com sede e foro em Brasília - DF desde abril de 2001, regendo-se por estatuto e normas próprias, representando os 5.570 municípios brasileiros junto ao Governo Federal, especialmente junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e aos governos estaduais, para fortalecer a representação municipal nos Conselhos, Comissões e Colegiados, em todo o território nacional.

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins registra 561 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 31.663 casos no total, destes, 19.341 pacientes estão recuperados, 11.871 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 541 pacientes foram a óbito.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira