Thursday, 22 de February de 2018

Thursday, 22 de February de 2018

GERAL


Coleta Palmas

UFT vira parceira do Coleta Palmas e ganha estação para receber resíduos sólidos

26 Sep 2017

Georgethe Pinheiro 

O Coleta Palmas, programa permanente de separação de resíduos sólidos para a reciclagem, recebeu na manhã desta segunda-feira, 25, mais um importante aliado, a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Uma estação da modalidade 1, com dois contêineres para recebimento de plástico, um para papel e um para metal, foi instalada na avenida de entrada da instituição, em frente ao bloco da subprefeitura. Agora já são 22 estações em toda a cidade, número que chegará a 31, segundo a previsão da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA).
 
Na ocasião, a FMA informou que, desde seu lançamento até este mês de setembro, já são 3,021 toneladas de resíduos secos encaminhados para a reciclagem pelo Coleta Palmas, números comemorados pela primeira-dama Glô Amastha, entusiasta do programa. 
 
"Este é um número expressivo. São 125 dias do Coleta Palmas e já conseguimos essa adesão. Por outro lado, também é um indicativo de que podemos conseguir mais, com  convencimento do cidadão de que o que é possível reciclar gera renda, fazendo girar a cadeia produtiva e aquecendo a economia do Município", disse, lembrando ainda que cada objeto que é encaminhado para a reciclagem ajuda a preservar o meio ambiente.
 
O presidente da FMA, Evercino Moura dos Santos Júnior, avaliou que o programa, além de beneficiar as cooperativas e catadores individuais e ser mais um instrumento de preservação ambiental, traz o bônus da satisfação pessoal, por tirar o indivíduo de sua zona de conforto e fazer com que desperte para a necessidade de se trabalhar para o bem coletivo.
 
"Fui aluno nesta instituição e hoje volto como gestor do órgão ambiental de Palmas, com a proposta de juntos trabalharmos para um ambiente mais saudável, sustentável e inclusivo. É realmente uma alegria ímpar. Espero que essa seja mais uma das muitas parcerias entre UFT e município para as políticas de desenvolvimento ambiental", salientou.
 
UFT engajada no projeto
 
Já o reitor da UFT, professor Luís Eduardo Bovolato, disse que o programa demonstra que é preciso disseminar a cultura da coleta seletiva como forma de sustentabilidade. "Esta é uma construção em que a UFT está engajada", garantiu o reitor.
 
Para o diretor de Sustentabilidade e Meio Ambiente da UFT, professor Aurélio Picanço, o programa se soma ao que a universidade já vem realizando. "Buscamos parcerias com as prefeituras em todos os Campi da UFT para o incremento da sustentabilidade. A UFT sempre vai estar aberta a este tipo de ação", afirmou.
 
Entenda o programa
 
O Programa Coleta Palmas tem caráter permanente e trabalha com a sensibilização e convencimento do cidadão sobre a necessidade de se adotar posturas positivas de preservação do meio ambiente e destinação correta dos resíduos sólidos, com a separação do que pode ser reciclado e do que é lixo, efetivamente. Entre os objetivos estão o apoio às cooperativas e associações de catadores para geração de renda e preservação do meio ambiente, possibilitando uma maior vida útil do aterro sanitário de Palmas.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

2

PARABÉNS!
PARABÉNS!

3

BOM
BOM

2

AMEI!
AMEI!

3

KKKK
KKKK

3

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

2

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

3

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Agricultura

Agricultura avalia estragos nas lavouras na região sudoeste no Tocantins

Sobre os danos causados nas estradas que estão prejudicando o escoamento da produção, o subsecretario informou que num primeiro momento foram enviadas máquinas e profissionais da engenharia para permitir o acesso às áreas atingidas

ATS

Agência de Saneamento entrega benefícios e lança pacote de investimentos nesta quinta-feira

O presidente da ATS, Eder Fernandes, lança ainda pacote de investimentos no valor de R$ 3,8 milhões. Para o gestor, este é um momento histórico para o saneamento básico do Tocantins. Somados, os investimentos chegam à casa de R$ 11,3 milhões



TRE

TRE-TO descentraliza atendimentos e vai até eleitores das regiões de difícil acesso e assentamentos

O projeto visa garantir os direitos de cidadania aos eleitores, promover a celeridade e produtividade na prestação administrativa e jurisdicional e ainda fortalecer a segurança e a transparência do processo eleitoral


Hanseníase

Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde com foco no combate a hanseníase é lançado no Tocantins

Com o intuito de dar continuidade ao combate da hanseníase no Tocantins, o Secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, participou no município de Esperantina, da inauguração dos atendimentos do Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde


Cláudia Lelis

Vice-governadora entrega benefícios durante aniversário de Mateiros

Durante as comemorações de 27 anos de Mateiros, na manhã desta terça-feira, 20, na região do Jalapão, a vice-governadora, Claudia Lelis, entregou o novo escritório do Ruraltins e anunciou para o mês março a entrega da delegacia da cidade


Violação de Direitos

Defensoria Pública denuncia violação de direitos de camponeses em Palmeirante, no Norte do Estado


Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia


Rio de Janeiro

Intervenção no Rio de Janeiro afeta reforma da Previdência


Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira