Thursday, 06 de August de 2020

GERAL


UFT

UMA promove evento para comemorar o Dia do Aposentado

23 Jan 2015

Com o intuito de refletir sobre a qualidade de vida dos aposentados, reconhecer e homenagear aqueles que tanto trabalharam pelo nosso país, a Universidade da Maturidade (UMA) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) irá promover um evento comemorativo ao Dia Nacional do Aposentado, nesta sexta-feira, às 14 horas.

A palestra "Aposentadoria Opção de Vida ou de Morte?", que será ministrada pela Coordenadora Nacional da UMA, professora Neila Barbosa Osório, abrirá as atividades da tarde. "Nós resolvemos trazer esse tema para promover reflexão e debater sobre a situação dos aposentados", apontou a professora. À convite da UMA, o servidor da Gerência Executiva de Palmas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Arnaldo Francelino de Moura, participará do evento levando informações sobre aposentadoria.

O Tocantins possui 92.120 aposentados, dos quais 37.797 são de idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou seja, aqueles que não possuem meios de garantir o próprio sustento; e 37.797 são de pensionistas. Em Palmas, 5.444 são aposentados e 2.983 pensionistas. Os dados foram fornecidos pelo INNS. 

Segundo a Coordenadora da UMA, Palmas está acima da média nacional com idosos provedores dos seus lares. "71% dos velhos são responsáveis pela manutenção da renda familiar, sendo que a média nacional é de 68%. Por isso, a data é um ótimo momento para refletir a situação dos idosos", colocou a professora.
   
Programação
Além da palestra sobre aposentadoria, o evento conta com uma programação diversificada para homenagear os aposentados. "Teremos um momento de reconhecimento do valor, da sabedoria e da luta daqueles que já contribuíram tanto com a nossa sociedade com a abertura de novas atividades na UMA", informou a coordenadora.

Para atender os acadêmicos da UMA que buscam uma rotina de vida mais saudável, será aberta a Academia da UMA, que conta com 20 equipamentos para exercícios físicos. Na oportunidade, também será lançado o Projeto UMA Beleza, no qual a Universidade terá um salão, onde as alunas poderão atender os colegas e assim melhorar a autoestima dos idosos. 

A UMA irá anunciar ainda, o II Congresso Internacional da Associação Brasileira das Universidades da Terceira Idade (Abrunati), que acontecerá em Palmas nos dias 29 e 30 de setembro e 01 e 02 de outubro de 2015. Para o evento já estão confirmados pesquisadores e estudantes da área do envelhecimento humano do Brasil, Chile, Cuba, Colômbia, Portugal e África do Sul. "O Congresso tem como foco pesquisas voltadas para o envelhecimento humano com eixos na saúde, educação e cultura", disse a professora Neila.
As atividades serão finalizadas com um baile, no repertório haverá músicas dos anos 60, 70 e 80. 

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 646 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 28.312 casos no total, destes, 17.347 pacientes estão recuperados, 10.550 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 415 pacientes foram a óbito.

"Operação Direct"

Polícia Federal investiga fraudes a licitações e atos de corrupção no interior do Tocantins

O nome da Operação faz referência à relação “direta” e pessoal existente entre o empresário e os agentes públicos, com a existência de favorecimentos entre as partes.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira