Friday, 07 de August de 2020

GERAL


Parlamento Municipal

Vereadores requisitam soluções preventivas de combate à queimadas

11 Jun 2019
Divulgação Vereadores requisitam soluções preventivas de combate à queimadas

Na sessão ordinária de terça feira, 11, os vereadores mostraram preocupação em relação ao grande número de queimadas, que ocorrem em toda a cidade durante este período do ano. Além de serem prejudiciais à comunidade, colocam a fauna e a flora em risco.

O vereador Filipe Fernandes (DC) destacou que é muito importante que o Poder Executivo tome providências em relação ao assunto, pois é um caso de saúde pública. “Os habitantes do pé da serra, à beira do lago, na estrada que liga Palmas a Lajeado, bem como os moradores de Taquaruçu grande, passam muito mal nessa época com a incidência do fogo e da fumaça” lamentou.

Bombeiros Civis

Além disso, Fernandes contou que a Prefeitura publicou um edital de contratação de brigadistas para trabalharem no combate às queimadas. O parlamentar sugeriu que as vagas disponíveis sejam preenchidas pelos bombeiros civis, que atualmente são mais de 500 profissionais formados na cidade. Isso seria importante para que os civis possam coordenar esse trabalho, que é de prevenção. “Precisamos oportunizar as pessoas que tem o curso na área, pois a lei 11.901/2009 que regulamenta a profissão do bombeiro civil em âmbito nacional” defendeu o vereador.

Em aparte, o vereador Etinho Nordeste (PTB) explicou que a Defesa civil já está se mobilizando na região de Taquaruçu grande. “Eles estão criando uma base para atender as necessidades da região, através de associações, para combater essas queimadas. Quanto aos bombeiros civis, é uma mão de obra qualificada para atender essas e outras demandas que vierem a ocorrer” finalizou.  

 

Casa de Apoio em Barretos

Em seguida, ao usar a tribuna, o vereador Milton Neris (PP) chamou atenção para a situação dos pacientes que fazem tratamento contra o Câncer em Barretos, em São Paulo, e sugeriu que a Prefeitura de Palmas viabilize um espaço para receber as famílias que buscam o tratamento. “Palmas tem muitos pacientes fazendo tratamento em Barretos, e muitos não dispõem de condições financeiras para se hospedarem em hotéis ou pousadas. Se alugarmos uma casa, república, ou outro espaço para atender as famílias, irá diminuir o sofrimento de todos. Seria uma solução e um gesto importante da gestão de Palmas com muitos que lutam contra essa doença que não é fácil” conclamou.

Neris ressaltou que se reunirá com a coordenação do Hospital do Amor em Palmas, para discutir o assunto e viabilizar uma forma de dar o suporte aos pacientes.

 

Jessika de Jesus / CM Palmas

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 828 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 30.358 casos no total, destes, 18.609 pacientes estão recuperados, 11.312 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 437 pacientes foram a óbito.

TIM

TIM e Motorola promovem workshop online para ensinar pais e filhos a produzirem fotos e vídeos

De acordo com o gerente de marketing da TIM no Centro-Oeste e no Norte, Rafael Nakamura, o objetivo é aproveitar a data comemorativa para aproximar pais e filhos e colocar a tecnologia móvel a serviço das pessoas


Funcionamento do Comércio

Prefeitura de Palmas prorroga horário especial de fechamento de estabelecimentos comerciais; supermercados poderão funcionar até às 22h

Decisão foi publicada na edição 2.548, do Diário Oficial do Município.


Saúde

Defensoria Pública acompanha abertura de novos leitos de UTI covid em hospitais da região norte do Estado

Araguaína ganhou dez novos leitos em hospital particular e outros 07 do Hospital Regional foram reativados voltando a somar 17 leitos totais; Em Augustinópolis, a previsão é que seja inaugurada UTI no próximo dia 13


Obras

Revitalizações na Graciosa e em quadra poliesportiva da Arno 33 trarão melhorias aos espaços de lazer e esporte de Palmas


Saúde

Especialista em epidemiologia toma posse como nova secretária municipal da Saúde de Palmas


Covid-19

Governo do Tocantins amplia oferta de leitos de UTI Covid em Araguaína


Pandemia

Crise na saúde: Nusa requer que hospitais privados cumpram compromisso judicial e atendam pacientes do SUS


COVID-19

Secretaria da Saúde recebe doações de testes rápidos da Receita Federal do Brasil


Saúde

Covid-19: em uma semana, 12 pacientes já foram transferidos das UPAs para leitos em hospitais particulares da Capital



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira