Monday, 10 de August de 2020

JUSTIÇA


FOCCO

Caminhada alusiva ao Dia Internacional de Combate à Corrupção em Palmas

07 Dec 2015

Pela primeira vez a corrupção foi apontada pelos brasileiros, em pesquisa recente, como o maior problema do país, na frente da saúde, do desemprego e da educação. Em Palmas, na manhã deste sábado, o FOCCO – Fórum Tocantinense de Combate à Corrupção chamou a atenção para essa temática, por meio de uma caminhada alusiva ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, a ser celebrado no próximo dia 9. "Estamos antecipando uma data simbólica e a Controladoria Geral da União apoia essa iniciativa tão importante", explicou o chefe da CGU no Tocantins, Leonel Alves de Melo. O evento ocorreu na Praça do Bosque.
 
Para o coordenador do FOCCO, promotor Reinaldo Koch Filho, o engajamento contra a corrupção deve ser abraçado também pela sociedade e não somente pelos órgãos destinados a combatê-la. "Observamos uma mudança de mentalidade da população. Exemplo disso são os resultados da pesquisa Datafolha e o caso da Lei da Ficha Limpa, que foi de iniciativa popular", destacou o coordenador.
 
O Tribunal de Contas do Tocantins é uma das 12 instituições que compõem o FOCCO. O presidente do TCE/TO, conselheiro Manoel Pires dos Santos, destacou "A caminhada é uma ação conjunta desses órgãos a favor da sociedade. Parabéns aos participantes".
 
A procuradora-geral de Contas, Litza Leão Gonçalves, explicou que o Ministério Público de Contas junto as TCE aproveitou a oportunidade para divulgar a campanha do MPF "10 Medidas Contra a Corrupção" com coleta de assinaturas. 
 
O servidor da corte de contas, Elpídes Cunha Silva, fez questão de colaborar para mudanças mais severas nas leis anti-corrupção. "Nada mais apropriado, neste evento, que contribuir com a iniciativa".

O coordenador geral da Região Norte do Tribunal de Contas da União (TCU), Luiz Akutsu, comento: "o apoio maciço que estamos vendo aqui é relevante para sociedade se conscientizar".
 
O FOCCO é composto pelas instituições: TCE, TCU, MPE, MPF, CGE, CGU TJ, Receita Federal do Tocantins, AGU, Procuradoria da União no Estado do Tocantins – AGU, Superintendência da Polícia federal no Tocantins, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, que se fizeram representadas no evento.
 
Programação

Além da caminhada, o evento contou com estandes de ouvidorias públicas e a participação do humorista Paulo Vieira.

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins registra 561 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 31.663 casos no total, destes, 19.341 pacientes estão recuperados, 11.871 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 541 pacientes foram a óbito.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira