Friday, 29 de May de 2020

JUSTIÇA


Cidadania

Governo lança nova etapa do Projeto Jeito de Mulher nessa segunda

01 Feb 2020

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), promove na segunda-feira, 3, o lançamento da segunda etapa do Projeto Jeito de Mulher, que acontece no Palácio Araguaia, com início às 16h.

Durante o evento será realizado a entrega simbólica de kits, compostos de apostila, camiseta, crachá, caneta, caderno, lápis, borracha, e bolsa, às alunas inscritas nas qualificações.

Na ocasião, acontece também a aula inaugural com a palestra “A mulher na sociedade brasileira: relações sociais e desafios” que será proferida pela doutora em Serviço Social e professora da Universidade Federal do Tocantins, Rosemeire dos Santos. A aula contará com a presença de alunas dos cursos de Produção de Derivados de Leite, Pedreiro, Mecânica de Motor a Gasolina e Álcool, Mecânica de Manutenção de Motocicleta e Mecânica de Injeção Eletrônica; que serão realizados nos municípios de Palmas, Paraíso e Porto Nacional.

O gestor da Setas, José Messias Araújo, falou sobre essa nova fase do Projeto. “O projeto promove o acesso de mulheres a áreas tradicionalmente masculinas que antes não tinha ofertas de qualificações, e nessa nova etapa o Governo do Tocantins vem buscando parcerias com empresas e instituições privadas de modo a possibilitar que as alunas sejam inseridas nesse mercado de trabalho”, ressaltou o secretário.

O evento vai contar ainda com a palestra da secretária estadual da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar.

Projeto Jeito de Mulher

O projeto já beneficiou 210 mulheres tocantinenses com qualificação profissional em áreas tradicionalmente masculinas e qualificará nessa segunda etapa mais 225 mulheres.

O público alvo do projeto são mulheres preferencialmente de baixa renda, em condição de desemprego ou subemprego, e aquelas que almejam a inserção no mercado de trabalho para atuar em áreas consideradas tradicionalmente masculinas.

A aluna Solange Alves Paulino, formada na primeira turma do curso de Mecânica de Manutenção de Motocicleta e Instalador de Alarme Residencial, ofertado em Palmas em 2017, agora quer se qualificar em Mecânica de Motor a Gasolina e Álcool. “Foi um campo de muita importância pra mim, um leque de visões que se abriu. Vou chegar longe, é um caminho que estou só engatinhando; a minha vez é agora e eu sei que posso. Sou mãe, sou esposa, dona de casa, mas isso não me impede de buscar conhecimentos e aproveitar as oportunidades. Estou ansiosa por esse novo desafio”, afirmou.

Qualificações

Além de participarem dos cursos gratuitamente, as alunas são contempladas com todo o material didático das aulas teóricas, os materiais e os equipamentos de segurança necessários para as disciplinas práticas, além de alimentação e vale-transporte.

Cada turma contará com 15 vagas, e serão feitas inscrições para um cadastro de reserva.

Araguaína - Eletricista de Instalações Comerciais e Residenciais (180 horas)

Araguatins – Produção de Derivados de Leite (80 horas);

Dianópolis - Produção de Derivados de Leite (80 horas) e Instalador de Alarme Residencial (80 horas);

Guaraí - Produção de Derivados de Leite (80 horas);

Gurupi - Produção de Derivados de Leite (80 horas) e Mecânica de Manutenção de Motocicleta (160 horas);

Palmas – Mecânica de Motor a Gasolina e Álcool (260 horas), Pedreiro (200 horas) e Mecânica de Injeção Eletrônica (160 horas);

Paraíso do Tocantins - Mecânica de Manutenção de Motocicleta (160 horas) e Produção de Derivados de Leite (80 horas);

Porto Nacional – Mecânica de Manutenção de Motocicleta (160 horas), Produção de Derivados de Leite (80 horas) e Pedreiro (200 horas).

Sobre o Projeto

O Jeito de Mulher é um projeto de geração de emprego e renda executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas)/Sistema Nacional de Emprego (Sine). A primeira etapa foi executada entre 2016 e 2017, beneficiando 210 mulheres de oito municípios do Estado.

O Projeto conta com recursos de mais de R$ 880 mil do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, com contrapartida e execução do Governo do Tocantins. Ao final serão atendidas 435 mulheres.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins contabilizou 270 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 3.277 casos no total, destes, 1.087 pacientes estão recuperados, 2.122 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 68 pacientes foram a óbito.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira