Monday, 21 de September de 2020

JUSTIÇA


Panorama

Metrologia Estadual aprova 94% das marcas de produtos testados na Operação Limpeza

09 Nov 2019
Cejane Borges/Governo do Tocantins Metrologia Estadual aprova 94% das marcas de produtos testados na Operação Limpeza

Atendendo a uma solicitação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado no Estado, realizou a Operação Especial Limpeza, com a visita a estabelecimentos comerciais varejistas e atacadistas, a coleta das mercadorias e a análise laboratorial, por meio dos ensaios metrológicos.


Durante o período de 4 a 8 de novembro, técnicos da AEM testaram cerca de 442 produtos entre sabão, detergente, esponja de aço, pano de chão, panos de limpeza, luvas, água sanitária, flanelas, soda cáustica, desinfetante. Foram ensaiados produtos de marcas tradicionais e de menor abrangência no mercado. Após os testes, 94% foram aprovados. Apenas duas marcas e dois produtos apresentaram divergências nas medições e foram reprovados. Na embalagem da esponja de aço da Bombril consta uma unidade de massa como medida e, nos testes, o produto apresentou divergência de pesagem. A outra marca reprovada é a Toalhas Groh, que informou uma medida dimensional (largura e comprimento) inadequada com os dados informados na embalagem.


Para o presidente da AEM, Rérison Castro, os resultados da Operação Limpeza apontam que a atuação da Metrologia Legal é cada vez mais necessária. “Sabemos que o processo de embalagem, em muitas instituições, ainda tem muito manuseio de dados e instrumentos de medição realizados por pessoas e não automatizados, que representam maior percentual de garantia de qualidade. Contudo, é primordial que a AEM mantenha sempre equipes em campo, testes laboratoriais e medições que possam assegurar ao consumidor a veracidade das embalagens”, informa o presidente.

 

Testes laboratoriais

Para a realização dos testes laboratoriais, foram recolhidos produtos de diferentes tamanhos, formatos e marcas e, atendendo à normativa do Inmetro, são recolhidas treze unidades de cada produto. Todos foram desembalados, pesados e registrados em balança própria da Metrologia Estadual. Os testes contaram com a presença de representantes dos fabricantes, que acompanharam os trabalhos da equipe técnica da AEM.

 

Operação Limpeza

A ação atende ao Plano de Trabalho pactuado junto ao Inmetro para 2019. O objetivo foi visam assegurar a qualidade das mercadorias e, também, verificar se os produtos ofertados nos estabelecimentos atacadistas e varejistas estão aptos a serem comercializados de acordo com as normas estabelecidas por lei. No Tocantins, as mercadorias foram recolhidas no período de 08 a 11 de outubro. Vale ressaltar que o produto pré-medido é aquele que é embalado e medido sem a presença do consumidor e que se encontra em condições de comercialização.

 

Consumidor consciente

O consumidor que encontrar produtos em divergência com as orientações do Inmetro pode entrar em contato com a Ouvidoria da Metrologia Estadual pelo pelo e-mail - ouvidoria@aem.to.gov.br. e pelo telefone (63) 3218-2076.

COMPARTILHE:


Confira também:


Home Office

Ipea: percentual de brasileiros em home office cai para 11,7% em julho

Aumenta a participação de brancos e mulheres no trabalho remoto

Pandemia

Tocantins registra 128 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 193.917 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.544 casos confirmados. Destes, 46.511 pacientes estão recuperados, 16.166 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 867 pacientes foram a óbito.



Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água

A campanha ‘Água, use com consciência para não faltar’ é uma iniciativa do Governo do Estado em Parceria com a ATS


Prevenção

Neurocientista alerta que apenas conversar não resolve o problema de quem pensa em cometer suicídio

Neurocientista, filósofo e psicanalista Fabiano de Abreu em entrevista à revista Capricho, explica que a “DM Aberta”, apesar da boa intenção, não deve ser apresentada como uma ajuda eficiente para quem pensa em suicídio


Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira