Friday, 26 de April de 2019

JUSTIÇA


Justiça

Promotores definem modelo de atuação para casos que demandam escuta especializada

29 Jun 2018    13:14
ASCOM/MPE Promotores definem modelo de atuação para casos que demandam escuta especializada Reunião foi realizada na sede do MPE em Palmas

As três Promotorias de Justiça da Capital com atuação em crimes contra crianças e adolescentes (1ª, 3ª e 5ª) e a Promotoria do Combate àViolência Doméstica e Familiar Contra a Mulher estiveram reunidas nesta quinta-feira, 28, para definir um modelo de atuação única, já que a Lei 13.431 prevê que as crianças sejam ouvidas por meio de escuta especializada e depoimento especial.


O Problema é que o Poder Judiciário ainda não tem implantada a estrutura necessária, apesar da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) já demandar os procedimentos. Dessa forma, os promotores definiram que todas as vezes que receberem inquéritos policiais envolvendo crimes sexuais contra crianças e adolescentes, não aceitarão que essas vítimas sejam ouvidas pelo formato tradicional, mesmo sem a existência da sala apropriada no Fórum.


O fluxo definido envolve o ajuizamento da Ação Cautelar de Produção Antecipada de Provas solicitando que a vítima seja ouvida em outra sala, diferente da sala de audiências, por profissional capacitado. As perguntas serão formuladas por escrito pelas partes, sem contato visual entre o acusado e o depoente. Será requerido que o depoimento seja gravado e transmitido para a sala de audiências em tempo real.


Outra possibilidade debatida e aceita pelos Promotores na reunião, foi a de requerer ao juiz, de forma alternativa, que a vítima não seja ouvida no Fórum, mas sim que seja colhido seu depoimento através de laudo, a ser realizado por psicólogos ou assistentes sociais credenciados pelo PoderJudiciário, que devem se deslocar até a casa da vítima, no menor prazo possível. Dependendo da qualidade do laudo e da quantidade de provas e detalhes que ele contenha, o documento pode, por si só, substituir o depoimento da criança ou adolescente na fase judicial.


Estiveram presentes na reunião os Promotores de Justiça Sidney Fiori Júnior, André Ramos Varanda, Delveaux Vieira Prudente Junior e Flavia Souza Rodrigues, além de seus respectivos analistas e a titular da DPCA, Ana Carolina Braga, com sua respectiva equipe técnica.


COMPARTILHE:


Confira também:


Polícia Civil

PC deflagra Operação "Barulho" no sul do Estado, prende criminosos e apreende armas, drogas e munições

Na operação foram apreendidas quatro armas de fogo, 32 munições de calibres variados, espoletas de ignição armamentista, porção de cocaína e crack

Economia

Governo sanciona lei que busca enquadramento fiscal e retomada de investimentos no Tocantins

Publicação da medida, que faz parte das ações anunciadas pelo Governo, em fevereiro deste ano, ocorre nesta quinta-feira, 25



Água Potável

A pedido da DPE-TO e MPE, Justiça determina fornecimento de água potável para comunidade de Dianópolis

Crise de abastecimento de água no município é recorrente desde o ano de 2017


Segurança nas Escolas

Segurança pública em escolas públicas da capital é discutida em sessão

O trágico caso ocorrido em 13 de março de 2019, na Escola Estadual Professor Raul Brasil cidade de Suzano – SP, foi lembrado pelos parlamentares como um grande exemplo de insegurança que resulta em mortes de crianças e adolescentes inocentes.


Serviço

Obras de melhorias da Energisa seguem em 32 municípios do Estado

Desligamentos são pontuais e não atingem a cidade toda


Tocantins

Pesca amadora e esportiva necessita licença no Tocantins


Naturatins visita aldeia Ktẽpo para diálogo sobre proteção ambiental com lideranças indígenas Xerente


Pesquisa

Lançada primeira Revista Científica do Ceulp/Ulbra


Saúde

Depressão, não deixe o tempo passar


Promoção

Carlesse promove policiais militares e bombeiros e afirma que as duas corporações são as melhores do país


Turismo

Potencial turístico das Serras Gerais é tema de evento em Palmas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira