Saturday, 04 de July de 2020

JUSTIÇA


Cedeca

Reunião discute agenda política do sistema socioeducativo do Tocantins

29 Jan 2015

A situação preocupante de violação de direitos humanos nas unidades de atendimento socioeducativo no Tocantins foi o tema de uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 28, entre o Cedeca – Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente Glória de Ivone e a presidenta da Agência de Proteção e Defesa Social, Gleidy Braga, em Palmas.
 
Na pauta da reunião, a assistente social e membro da secretaria executiva do Cedeca, Mônica Brito, apontou as diversas violações cometidas pelo Poder Público no trato com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.
 
No Tocantins, a política de Estado para o adolescente tem sido a de criminalização, sobretudo, dos adolescentes e jovens negros e pobres. "A lógica do sistema socioeducativo, é a de encarceramento e punição, desrespeitando os princípios da socioeducação, do Sinase – Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo e das normativas internacionais da qual o Brasil é signatário", destacou Mônica Brito.
 
Enquanto sociedade civil, o Cedeca atua há sete anos na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, e, nacionalmente, coordena a Renade – Rede Nacional de Defesa do Adolescente em Conflito com a Lei.
 
"Estou tomando conhecimento do diagnóstico da pasta para dar encaminhamento a muitas questões, sobretudo na área da infância, e quero estabelecer uma agenda de diálogo com o Cedeca, inclusive em nosso planejamento estratégico no âmbito do sistema socioeducativo", disse Gleidy Braga, reforçando a importância da sociedade civil no acompanhamento das políticas públicas. "A pressão da sociedade civil é fundamental para o avanço e execução das políticas públicas", finalizou.
 
A reunião foi acompanhada pela diretora das Políticas de Crianças e Adolescentes da Agência de Proteção e Defesa Social, Naysângela Gomes, e pela assessora jurídica do Cedeca, Nayara Ayres.
 
Unidades
De acordo com informações da Agência de Defesa e Proteção Social do Tocantins, atualmente, existem nove unidades de atendimento socioeducativo no Estado. Dessas, quatro são de internação provisória, quatro de semi-liberdade e uma de internação, localizada em Palmas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 551 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 12.282 casos no total, destes, 7.523 pacientes estão recuperados, 4.544 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 215 pacientes foram a óbito.

Educação

Carlesse autoriza transporte escolar urbano gratuito nas 3 maiores cidades do Tocantins

Medida vai beneficiar a comunidade em geral, tendo em vista que a retomada das aulas não provocará aumento no volume de passageiros do transporte coletivo destas cidades



Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação

O Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação e essa, é a primeira unidade de conservação de proteção integral municipal do Tocantins, criada por meio do Decreto Municipal nº 034|2012, com apoio do Naturatins, da Semar


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020

Nesse período, também foram entregues trechos de rodovias reconstruídos e intensificados os serviços de manutenção


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho

Sobre o consumo especificamente, 59,6% dos entrevistados acham que estão comprando menos que no ano passado e 45,9% acreditam que o consumo nos próximos meses tende a ser menor que no ano passado.


Eleição CREA-TO

Engenheiro Jefferson segue na liderança para Presidente do CRE-TO


Artistas e empresas se juntam para a Live “Amor por Palmas”


Tocantins

Candidatos às eleições do Confea/Crea/Mútua querem prorrogação da data de votação


O CIRCO VAI À SUA CASA

Festival de Circo de Taquaruçu inicia edição histórica em meio à pandemia


Meio Ambiente

Governo do Tocantins mantém processos de regularização ambiental com Atendimento On-line


Tocantins

Conselho lamenta aumento na tarifa de energia elétrica do Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira