O GIRASSOL

Palmas/TO,

Justiça
COVID-19

05/04/2020

Segurança Pública inicia mapeamento georreferenciado para monitoramento do novo Coronavírus no Tocantins

A primeira fase de aplicação da tecnologia pela Polícia Científica está voltada a pacientes da Capital, mas o objetivo é estender para todo o Estado e, dessa forma, facilitar maior controle e prevenção de contágio do vírus.

Uma tecnologia para extração deinformações sobre a localização geográfica constante em aparelhos celulares estásendo utilizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), emPalmas, para monitorar pacientes com resultado positivo para o novo Coronavírus(Covid-19) e, dessa forma, contribuir para reduzir o risco de disseminação dovírus.

 

O pioneiro trabalho da SSP-TO estásendo executado pelo Núcleo Especializado de Computação Forense da Superintendênciade Polícia Científica e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Capital(Semus). Pacientes de Palmas positivados para Covid-19, que aceitaramparticipar dessa pesquisa, assinaram formalmente um documento para que osperitos criminais pudessem ter acesso apenas à localização geográfica.

 

A ferramenta tecnológica aplicadaaos celulares dos pacientes positivados realiza o cruzamento dos dados doaparelho celular e, dessa forma, obtém-se a localização geográfica de onde elesestiveram até o momento em que foi constatada a positividade para acontaminação pela Covid-19. No manuseio da ferramenta, os peritos criminais conseguemrastrear apenas informações de localização geográfica do paciente,preservando-se informações de cunho pessoal.

 

Finalidade

A finalidade da ferramentatecnológica utilizada pelos peritos criminais da SSP-TO é realizar o cruzamentode dados georreferenciados para mapeamento das áreas de eventual contaminaçãopelo novo Coronavírus (Covid-19) e de possíveis pontos de novas contaminações.

 

Conforme o secretário da SegurançaPública, Cristiano Barbosa Sampaio, a SSP-TO está disponibilizando o trabalhoda Polícia Científica para auxiliar nesse enfrentamento da pandemia. Segundoele, o uso dessa ferramenta proporciona uma melhor tomada de decisões eplanejamento de ações do Governo do Tocantins para manter os baixos índices decontágio e, assim, minimizar os impactos da crise.

 

Para a superintendente de PolíciaCientífica, Dunya Wieczorek Spricigo de Lima, por se tratar de uma doença novae sem tratamento específico cientificamente comprovado, as ações preventivaspara o seu enfrentamento são essenciais. Ela ressalta que o que a SSP-TO estáfazendo em nível institucional é proporcionar, por meio da Perícia Criminal,condições técnico-cientificas para ações preventivas em grande escala, otimizandoo trabalho de contenção da covid-19 já implementado pelo Governo do Tocantins.

 

Parceria

Para a diretora de Vigilância em Saúdeda Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Marta Malheiros Alves, o monitoramentode onde o paciente positivado para Covid-19 esteve propiciará a intervenção e aidentificação de contatos. Além disso, a nova ferramenta possibilitará arealização da notificação e monitoramento de sintomas destas pessoas. Adiretora ressalta é muito importante a identificação e a contenção da Covid-19,uma vez que ela é uma doença transmissível, cujos sintomas podem aparecer ossintomas em até 14 dias.

Assuntos Relacionados
#Covid-19#coronavírus#tocantins
Confira Também
Campo

Embrapa capacita técnicos do Tocantins em bovinocultura leiteira

Destaque

Eliésio Miranda (Intensicare) é bicampeão no 4º Desafio dos Fortes

Proteção

Tocantins deve vacinar 24 mil gestantes contra coqueluche

Fique Atento

Inscrições para Festival de Causos e Poesia Declamada encerra dia 19

Palmas

Servidores da Guarda Metropolitana participam do 4º Desafio dos Fortes