Tuesday, 27 de October de 2020

JUSTIÇA


Panorama

Tocantins é apontado como o estado com menor número de denúncias de violência a idosos entre os estados da Federação

17 Jul 2020
Tocantins é apontado como o estado com menor número de denúncias de violência a idosos entre os estados da Federação

O Brasil registrou mais de 48,4 mil denúncias de violações contra pessoas idosas em 2019. Os números são do balanço do Disque 100 (Disque Direitos Humanos), divulgados em junho de 2020. Por sua vez, o Tocantins foi apontado como a unidade da federação com o menor índice. Assim, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio de sua gerência de Diversidade e Inclusão social, responsável pela promoção da política de atendimento ao idoso no estado, avaliou o score para compreender o real cenário desta colocação.

De acordo com a gerente de Diversidade e Inclusão Social da Seciju, Nayara Brandão, deve-se analisar estes resultados com muita cautela “Temos que ressaltar sim que este resultado é também o reflexo de um trabalho sério que tem sido desenvolvido pela Seciju para os idosos em meio à sociedade tocantinense, principalmente no tocante às redes sociais, e, há que se considerar que podemos fortalecer as campanhas de combate a violência contra a pessoa idosa em canais como rádios e televisão, pois são certeiros ao público”, disse.


Cálculo

Responsável pelo Disque 100, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) explica que foi utilizado o critério "denúncias por 100 mil habitantes". O objetivo consiste na obtenção de indicadores que permitam comparar diferentes localidades, independente do tamanho da população.

Os números são do balanço do Disque 100 (Disque Direitos Humanos), divulgado no dia 25 de junho deste ano, mas referentes a 2019.


Tocantins

O estado mais jovem do Brasil ficou com o índice 9,6 o que corresponde a um número de 398 denúncias durante todo o ano de 2019. A diretora de Direitos Humanos da Seciju, Sabrina Ribeiro, falou sobre os números e sobre o posicionamento da Gestão na promoção da proteção da pessoa idosa. “Ficamos satisfeitos que o nosso estado seja o último colocado desta classificação, que é tão ruim, mas não podemos descansar. Queremos fazer muitos mais”, ressaltou.


Brasil

O país registrou mais de 48,4 mil denúncias de violações contra pessoas idosas em 2019. O número representa um aumento de 22,6% quando comparado ao ano anterior. Em 2018, o serviço registrou 37,4 mil casos referentes ao segmento.

O levantamento realizado pelo MMFDH também revela que ocorreram 93,3 mil tipos de violações contra idosos no ano passado. Os relatos envolvem negligência (38.542), abuso financeiro e econômico (18.573), discriminação (122), trabalho escravo (17), tortura e outros tratamentos ou penas cruéis (4), tráfico de pessoas (1), outras violações (296).

Casos de violência psicológica (22.409), física (11.248), institucional (1.882) e sexual (212) completam os índices. Cabe ressaltar que cada denúncia pode ter mais de um tipo de violação.


Canais de atendimento

O Disque 100, o app Direitos Humanos Brasil, o site da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) e Telegram Direitos Humanos Brasil são gratuitos e permanecem em funcionamento 24 horas por dia, inclusive em feriados e nos finais de semana.

Os canais atendem também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando assim, os órgãos competentes e possibilitando o flagrante.


Mais informações

Para falar com a Gerência de Diversidade e Inclusão Social do Tocantins, ligue 63 3218-6919. O setor é responsável pelo atendimento às pastas do idoso, deficientes, quilombolas, indígenas e comunidade LGBTQIA+. A gerência busca a promoção dessas minorias dentro da sociedade, incluindo e defendendo-as da violação de seus direitos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins registra 47 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 229.676 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 74.229 casos confirmados. Destes, 61.832 pacientes estão recuperados, 11.313 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.084 pacientes foram a óbito.



Eleições 2020

Na Acipa, Prefeita Cinthia fala sobre justiça fiscal e a importância do diálogo entre poder público e entidades representativas

Cinthia afirma que a modernização fiscal é uma meta a ser perseguida no curto prazo, e que está em fase de contratação, junto ao BNDES, de recurso do Plano de Modernização da Administração Tributária, o PMAT.


Eleições 2020

Em Palmas, deputada Luana Ribeiro declara apoio à candidatura de Vanda Monteiro

Fico muito feliz em contar com seu apoio aqui na capital, pois soma conosco uma deputada muito atuante, além de determinada”, destacou.


Eleições 2020

Justiça Eleitoral manda Amastha remover fake news contra Cinthia

A decisão liminar ainda fixa multa de R$ 5 mil ao Amastha caso não cumpra a decisão judicial, que determina a imediata suspensão da propaganda eleitoral irregular.


Aureny III

Andrino assumiu o compromisso de revitalizar o asfalto das ruas e avenidas do local


Mulheres 77

Eli Borges diz que, se eleito, irá criar a Secretaria da Mulher


Região Sul

Se eleita, Cinthia garante que vai construir a tão sonhada rodoviária de Taquaralto


Arte

Instituto Isca beneficia mais de 300 pessoas com projeto de ação social em Araguaína


Oportunidade

Concurso para estudantes do ensino médio oferece premiação em dinheiro e viagem aos EUA


Palmas

Radares fixos da Avenida Teotônio Segurado são verificados pela Agência Estadual de Metrologia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira