Wednesday, 02 de December de 2020

JUSTIÇA


TJTO

Tribunal de Justiça do Tocantins está mais moderno e eficiente

22 Oct 2020

Muitos sabem da demora e adiamentos que, em geral, envolvem o Judiciário do país. O que poucos sabem é que há ações concretas a fim de fazer com que esse poder ande mais rápido e resolva os processos com a maior celeridade possível.

Isto está acontecendo no Tribunal de Justiça de Tocantins, em que ações passam a ser implementadas após quatro meses de estudos guiados pelo Instituto AJA. A ideia dos professores Carlos Haddad, juiz federal e do consultor Luís Antonio Pedrosa foi unir este conhecimento do judiciário e de gestão para poder levar ao público uma administração judiciária mais eficiente.

Há uma mudança de paradigma segundo Graziely Nunes: “são mudanças efetivas para as unidades. O estudo das rotinas e a aplicação de questionários permitiram nos perguntar se esses fluxos eram os mais efetivos”.  Ela relembra que muitos chefes de cartório não tinham conhecimento de ferramentas possíveis para ajudar em seu trabalho, como a possibilidade da videoconferência, por exemplo.

Fernanda Alcântara diz que o interessante é que “este trabalho correcional não se limitou a apenas apontar erros”. “A ideia foi justamente entender como servidores podem desenvolver um trabalho mais eficiente sem se esgotar e alguns dos pontos levantados foram a necessidade de acompanhamento assertivo da corregedoria e a análise processual mais abrangente”

Michele corrobora o entusiasmo da turma e acredita que o escalonamento de atividades, das mais simples às mais complicadas, e a busca da causa de problemas, vão ser práticas constantes. “Vamos construir juntos resultados melhores”.

Lilian relembra que o curso eliminou crenças limitantes: “o que se ouve é que sempre faltam servidores, mas na verdade a gestão é que precisava ser melhorada. Estamos empenhados na busca pela excelência”.

Haddad e Pedrosa do Instituto AJA notam esta nova percepção dos servidores com a justiça brasileira. “Até mesmo o vocabulário empregado mudou. Foi uma questão de oferecer conhecimento para resolução de problemas, que levavam mais tempo para serem solucionados pelo uso de ferramentas erradas. Nossa previsão é de que a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Tocantins inaugure novo patamar de monitoramento e orientação das atividades judiciais, produzindo resultados que vão beneficiar, em última análise, a população que recorre à Justiça.”

COMPARTILHE:


Confira também:


Helvécio Maia

Governador em exercício assina decretos para criação do Comitê da primeira infância e inclusão de nome social de pessoas trans em órgãos da administração pública

Solenidade também contou com a entrega de armamentos, munições e uma nova viatura para o sistema prisional

Covid-19

Tocantins contabilizou 350 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 259.124 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 81.972 casos confirmados. Destes, 74.109 pacientes estão recuperados, 6.696 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.167 pacientes foram a óbito.



Aleto

Eduardo do Dertins participa de solenidade de entrega de equipamentos de segurança

Além do presidente da AL, participaram do evento os deputados Jair Farias (MDB), Olyntho Neto (PSDB), Cláudia Lelis (PV) e Valderez Castelo Branco (PP).


Serviço

IBGE/TO faz apelo para que empresas e escritórios de contabilidade respondam pesquisas econômicas

O IBGE ressalta que o levantamento é importante para retratar a realidade do segmento empresarial, industrial, construção civil, comércio e serviços e, dessa forma, embasar o planejamento econômico, as políticas públicas e os investimentos no estado.


Band

Erick Jacquin presta homenagem à mandioca no oitavo episódio do “Minha Receita”

Minha Receita vai ao ar toda quinta-feira, às 22h45, para todo o Brasil.


Revitalização

Avenida JK ganha espaço verde de convivência


Educação

Unitins oferta 534 vagas para o semestre 2021/1 em edital de transferência externa


Interior

Prefeitura de Miracema do Tocantins divulga resultado dos Editais da Lei Aldir Blanc


Meio Ambiente

Governo do Estado inicia o plantio de mudas no Parque Estadual do Lajeado em parceria com a ONG 8 Billion Trees


Campo

Com articulação do Ruraltins, produtores quitam passivo financeiro com Banco da Amazônia e garantem acesso à nova linha de crédito


Região central

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Miracema



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira