Wednesday, 20 de February de 2019

OPINIÃO


Mulheres

A liderança das mulheres

07 Mar 2017

A cada ano, as mulheres conquistam mais e mais o protagonismo no mercado de trabalho, vencendo merecidamente as barreiras do preconceito e da desvalorização. É verdade que, em um mundo tradicionalmente machista, existam ainda resquícios que esbarram em baixos salários e desvantagem na carreira profissional, mas a realidade vem mudando.

Dados do IBGE mostram que 37,5% das famílias no país são sustentadas por mulheres. O fato de terem menos filhos e mais tardiamente fez com que elas lutassem por seu espaço no mercado de trabalho. E com suas características de organização e liderança, alcançaram um ambiente propício para o sucesso profissional. Não faltam exemplos de dedicação e talento no mundo dos negócios como Luíza Trajano, da rede de Lojas Magazine Luíza; Zica Assis, do Instituto Beleza Natural; Sônia Hess, da Dudalina; Chieko Aoki, do Blue Tree Towers, entre muitas outras. São mulheres que apesar das dificuldades superaram todas as barreiras e ascenderam profissionalmente.

A renda também melhorou nos últimos dez anos (medida entre 2004 e 2014), mas ainda não o suficiente para se equiparar aos ganhos masculinos. É por isso que na semana comemorativa do Dia Internacional da Mulher é importante que esses assuntos estejam em pauta para que as reflexões não cessem, com o intuito de aumentar a permanência das mulheres no mercado de trabalho com garantias de igualdade e ascensão profissional.

O CIEE, com 53 anos dedicados à inserção dos jovens no mercado de trabalho, orgulha-se de estar bem representado pelo poder feminino, nas mais de 350 unidades e postos de atendimento da instituição pelo Brasil. Elas são maioria entre os colaboradores, ocupando também importantes cargos de liderança. Além disso, as mulheres também dominam o banco de dados do CIEE, sendo maioria nos programas de estágio.

Por muitos séculos a mulher esteve ligada à atividade doméstica, cuidando dos filhos e do marido. A jornada dupla continua, mas as perspectivas para o futuro é de um maior compartilhamento das funções domésticas com o marido e os filhos, para que possam buscar o crescimento profissional, aproveitando a própria qualificação na experiência prática do estágio e aprendizagem.
 
*Luiz Gonzaga Bertelli é presidente do Conselho de Administração do CIEE, do Conselho Diretor do CIEE Nacional e da Academia Paulista de História (APH)
 
Sobre o CIEE

Desde sua fundação, há 53 anos, o CIEE já encaminhou  16 milhões de estudantes para estágio e aprendizagem em milhares de empresas e órgãos públicos parceiros. Para se ter ideia, o contingente de estagiários é maior do que a população da cidade de São Paulo. A marca confirma o crescente reconhecimento da eficácia do estágio e da aprendizagem em duas importantes frentes: como capacitação prática dos jovens para o mercado de trabalho e como fonte de recrutamento de novos talentos. O CIEE também desenvolve uma série de ações de assistência social, com total gratuidade aos beneficiados e destinadas, em especial, a segmentos em situação de vulnerabilidade social como: Programa de Educação à Distância, Inclusão de Pessoas com Deficiência, Alfabetização para Adultos , Desenvolvimento Estudantil e Profissional, Programa de Orientação e Informação Profissional, Orientação Jurídica Gratuita à População Carente (Projur), Cursos Gratuitos de Informática, além de Ciclos de Palestras, Concursos Literários – que estimulam a escrita e a leitura -, Feira do Estudante - Expo CIEE, entre outros.

COMPARTILHE:


Confira também:

Crônica
O TEMPO

Comunicação

Governo, Unitins e TV Cultura firmam parceria para transmissão da emissora no Tocantins

O reitor Augusto Rezende destacou que, “com os meios de comunicação [rádio e TV educativas], esperamos alavancar algumas ações de ensino, pesquisa e extensão da universidade”.

Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado

Jair Farias também aposta no ecoturismo para desenvolver o Bico do Papagaio. "Um dos pontos turísticos mais bonitos do Tocantins está no Bico do Papagaio, que é o encontro das águas dos rios Araguaia/Tocantins", afirmou.


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional


Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira