Friday, 03 de July de 2020

OPINIÃO


Opinião

Aprendizagem: acesso facilitado

05 Apr 2013

Luiz Gonzaga Bertelli*
 
A educação à distância já é uma realidade, não só no Brasil. As duas principais instituições superiores dos Estados Unidos – Universidade de Harvard e Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) – criaram, no ano passado o edX, uma plataforma de cursos abertos que já conta com 800 mil alunos inscritos – sendo 23 mil brasileiros – em 23 cursos: 7 do MIT, 6 de Harvard, 6 da Universidade da Califórnia e 4 da Universidade do Texas.

A ideia dos cursos à distância é promover o acesso de alunos de qualquer lugar a um ensino de qualidade. Mesmo aqueles que moram nas regiões mais remotas, se tiverem acesso à internet, podem acompanhar as aulas com o mesmo conteúdo daqueles que estão nas grandes metrópoles. Essa democratização do ensino está beneficiando milhares de pessoas pelo mundo, em especial aquelas que vivem em regiões com menos oferta de educação de qualidade.

Porém, há quem critique a falta de calor humano e o distanciamento entre professor e aluno. Os especialistas em educação a distância consideram que atuais gerações de alunos cresceram nas redes sociais, enviando mensagens e batendo papos virtuais e, por isso, sentem-se confortável para receber os conhecimentos via web.

Numa pesquisa realizada pelas instituições norte-americanas citadas, 36% dos alunos disseram que a experiência online foi melhor que a presencial e 63% a acharam tão boa quanto.

Claro que o ensino à distância não deve substituir integralmente o presencial. Os campi das grandes universidades brasileiras ainda têm papel importante na formação educacional e profissional dos jovens. A educação à distância é mais um recurso que favorece aqueles que têm dificuldade de locomoção, de tempo ou moram longe dos grandes centros. No entanto, para alcançar resultados satisfatórios, é necessário muita disciplina e organização. Quem não desenvolver um método eficaz para o aprendizado, não obterá bons resultados.

Desde 2005, o CIEE registra ótimo aproveitamento dos cursos online que oferece para capacitação de jovens com vistas a um melhor rendimento nos programas de estágio e aprendizagem e na própria inserção no mercado de trabalho. Cursos como Excel, matemática financeira, atualização gramatical, como se comportar em entrevistas, administração do tempo e mais 30 temas estão disponíveis gratuitamente para os alunos cadastrados no portal da entidade (www.ciee.org.br).
 
*Luiz Gonzaga Bertelli é presidente Executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da Academia Paulista de História (APH) e diretor da Fiesp.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 291 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 11.736 casos no total, destes, 7.324 pacientes estão recuperados, 4.201 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 211 pacientes foram a óbito.

Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020

Nesse período, também foram entregues trechos de rodovias reconstruídos e intensificados os serviços de manutenção


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho

Sobre o consumo especificamente, 59,6% dos entrevistados acham que estão comprando menos que no ano passado e 45,9% acreditam que o consumo nos próximos meses tende a ser menor que no ano passado.


Eleição CREA-TO

Engenheiro Jefferson segue na liderança para Presidente do CRE-TO

A eleição para presidente do Confea-Crea, e conselheiros federais acontece no dia 15 de julho em todo Brasil.


Artistas e empresas se juntam para a Live “Amor por Palmas”


Tocantins

Candidatos às eleições do Confea/Crea/Mútua querem prorrogação da data de votação


O CIRCO VAI À SUA CASA

Festival de Circo de Taquaruçu inicia edição histórica em meio à pandemia


Meio Ambiente

Governo do Tocantins mantém processos de regularização ambiental com Atendimento On-line


Tocantins

Conselho lamenta aumento na tarifa de energia elétrica do Tocantins


Conscientização

Cidadania e Justiça promove a Cartilha “Violência contra a pessoa idosa. Vamos falar sobre isso?”



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira