Thursday, 04 de June de 2020

OPINIÃO


Fora Covid-19

Bombeiros irão fazer trabalho de desinfecção em 20 cidades para conter propagação da Covid-19

16 May 2020
Bombeiros irão fazer trabalho de desinfecção em 20 cidades para conter propagação da Covid-19

Devido aos números expressivos de casos confirmados de Covid-19 no Tocantins, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, determinou ao Comando do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual que realize uma operação de desinfecção em 20 municípios como medida de combate à propagação do novo Coronavírus. De acordo com o último Boletim Epidemiológico, divulgado nesta sexta-feira, 15, o Tocantins soma 1.179 casos confirmados, sendo que 24 evoluíram a óbito.

A Operação Fora Covid-19 inicia na segunda-feira, 18, contemplando as cidades que lideram o ranking de casos, são elas: Palmas, Araguaína, Gurupi, Cariri do Tocantins, Nova Olinda, São Miguel do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, Axixá do Tocantins, Araguatins, Colinas do Tocantins, Guaraí, Praia Norte, Maurilândia do Tocantins, Wanderlândia, Augustinópolis, Darcinópolis, Xambioá, Couto Magalhães e Tocantinópolis.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Reginaldo Leandro da Silva, a operação ocorrerá por tempo indeterminado, enquanto houver necessidade de proporcionar ambientes mais limpos e seguros aos moradores desses municípios.

A aplicação do produto à base de água e hipoclorito será sempre das 18h às 00h, e será realizada nos locais de maior aglomeração de pessoas como bancos, lotéricas, pontos de ônibus, entre outros. Caminhões autobomba e caminhonetes do Corpo de Bombeiros serão utilizados na Operação.

“Essa é uma ação de descontaminação que será realizada em locais que possivelmente estão contaminados. Sempre que uma pessoa com o vírus frequenta locais como esses, ela acaba propagando a doença, fazendo com que outras pessoas se contaminem. Então é uma iniciativa muito assertiva do governador Mauro Carlesse. Se uma vida for preservada em decorrência dessa descontaminação, já valeu toda a operação”, afirma Reginaldo Leandro.

Isolamento Domiciliar durante a Operação
O comandante-geral, coronel Reginaldo Leandro da Silva, pede aos moradores que permaneçam em casa no momento da Operação. “É importante que o morador fique em casa, que não se aproxime, porque é um produto sensível à pele que pode causar irritações. Nossos homens estarão todos com equipamentos de proteção individual para evitar danos à pele, então é importante também que o morador se sensibilize e contribua ficando em casa no momento da desinfecção”.

“Esse trabalho, no entanto, não significa que o morador deve descuidar dos cuidados de higiene pessoal, muito pelo contrário. Todos devem usar máscaras, lavar as mãos, usar álcool em gel, manter o distanciamento das demais pessoas, para evitar a propagação do vírus”, complementa coronel Reginaldo Leandro.

O comandante-geral ressaltou que prefeitos de outras cidades que desejarem essa ação podem solicitar à Defesa Civil Estadual. “Vamos atender essas 20 cidades, mas outros municípios que estiverem com casos crescentes e que quiserem que a operação seja realizada, nós podemos fazer também”, finaliza.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins tem 187 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 4.881 casos no total, destes, 1.828 pacientes estão recuperados, 2.966 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 87 pacientes foram a óbito.

Covid-19

Pesquisadores da UFT atuam em parceria com equipe francesa no desenvolvimento de diagnóstico da Covid

O método consiste no uso de nanopartículas de ouro bioconjugadas com anticorpos para a detecção do vírus SARS-COV-2. Segundo a professora Glêndara Martins, membro do PPGCTA e responsável pela parceria com a equipe francesa, a perspectiva é desenvolver um d



Investimentos

Governo do Tocantins entrega unidades habitacionais, realiza manutenção de rodovias e busca recursos para início de obras

Mesmo durante a pandemia da Covid-19, o Governo do Tocantins seguiu, no mês de maio, realizando os serviços e obras essenciais nas áreas de infraestrutura, cidades e habitação em todo o Estado.


Beleza

Dermatologista ensina 5 dicas infalíveis para cuidar dos cabelos em casa durante a quarentena

A dermatologista e especialista em estética capilar Dra. Hellisse Bastos ensina 5 dicas para cuidar dos cabelos em casa e manter a saúde e beleza dos fios durante a quarentena.


Igeprev

Deputados sabatinam presidente do Igeprev sobre mudanças em conselhos do Instituto

Sobre os repasses ao Igeprev, questionado pelo deputado Professor Júnior Geo (PROS), Sharlles Bezerra afirmou que o Governo tem se esforçado para fazer os pagamentos que não foram realizados em governos anteriores.


Brasil

Nova Campanha de Coca-Cola traz Mensagem de Esperança


Edital

Divulgado resultado da segunda etapa do Edital Palmas Curte Arte em Casa


Violência Sexual

Cidadania e Justiça alerta para a preocupante redução das denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes


Pandemia

Unidades da Segurança Pública realizam higienização preventiva para o combate da Covid-19


Coronavírus

Lacen recebe doações da Embrapa Pesca e Aquicultura para aumentar diagnósticos da Covid-19


Pela Web

Sebrae e Prefeitura de Palmas realizam Audiência Pública do Plano Municipal de Turismo



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira