Thursday, 18 de April de 2019

OPINIÃO


Animais

Como alimentar corretamente os seus filhotes?

22 Mar 2018    14:15

Cuidar de um pet é uma grande responsabilidade e exige uma série de cuidados. Os principais estão relacionados à alimentação, afinal, a nutrição do animal influencia diretamente a sua saúde. Quando se leva um cão ou gato filhote para casa, é natural que surjam algumas dúvidas sobre a melhor maneira de alimentá-lo, e nesse período ideias equivocadas são comuns.

Muitos pensam, por exemplo, que nos primeiros meses a ração é “dura demais” para os animais, ainda pequenos e frágeis. Para “poupá-los”, então, os donos costumam umedecer a ração e fazer “papinhas”, o que não traz nenhum benefício ao bichinho. O processo de mastigação é necessário e muito importante para o desenvolvimento, e não deve ser evitado. Se isso acontecer, é provável que seu pet comece a morder as cadeiras, o pé da mesa e da sua cama – o que, certamente, não é nada agradável.

Hoje, o mercado dispõe de diversos tipos de alimentos para cães e gatos, entre secos, semiúmidos e úmidos. Para não errar em meio a tantas opções, o ideal é buscar alimentos específicos para filhotes, que devem ser a base de suas refeições até que se tornem adultos.

Um grande erro cometido pelos donos é oferecer aos pets comidas indicadas para seres humanos, como bolachinhas, torradinhas e pães. Isso não pode ser feito! O ideal é sempre dar a eles um alimento próprio, que, no processo de industrialização, recebe os nutrientes necessários para se tornar completo e balanceado para os bichos. O mercado conta, também, com diversos tipos de petiscos que têm os nutrientes ideais para o seu bichinho.

Em outros casos, o dono adota um pet que já tinha hábitos alimentares definidos, mas inadequados. O que fazer nessa situação? É importante ressaltar que as mudanças na alimentação sempre devem ser feitas de maneira gradativa, para facilitar a adaptação do cão ou gato.

Outra dúvida comum em relação às refeições dos animais diz respeito à quantidade oferecida. Atente-se às informações das embalagens, que geralmente contêm uma tabela a ser seguida. Para fazer a medição, a melhor forma é usar um copo com indicação de peso ou uma balancinha, para garantir que a quantidade certa seja dada. O ideal é dividir a porção diária recomendada para o seu animal em três refeições, equivalentes ao café da manhã, almoço e jantar.

*René Rodrigues Junior é médico veterinário da Magnus, fabricante de alimentos para cães e gatos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Recursos em Brasília

Carlesse solicita ao presidente Bolsonaro a construção da TO 500, recursos para ponte de Porto e apresenta plano de recuperação do Estado

Outro projeto estruturante importante para o Tocantins apresentado pelo Governador, foi o da revitalização do Projeto Rio Formoso, em Formoso do Araguaia. A solicitação do Governo do Tocantins é de um aporte de R$ 400 milhões.

Fluxo

Páscoa movimenta mais de 7,8 mil passageiros no Aeroporto de Palmas

Para garantir a fluidez nas operações e no funcionamento de toda infraestrutura aeroportuária durante o feriadão, uma série de ações foram adotadas para atender ao aumento do fluxo



Combate ao Crime

Operação Intramuros prende mais uma integrante de facção criminosa de atuação nacional

Esta é a maior ação de combate ao crime organizado no Estado. Cerca de 300 policiais participaram da operação realizada simultaneamente em 14 cidades tocantinenses.


Palmas

Concurso Público Nacional já tem fotografias premiadas

O presidente do CAU/TO, Silenio Camargo, avaliou positivamente a realização desse primeiro Concurso neste segmento.


Serviço

Hemorrede precisa de doação para suprir demandas de Araguaína e região

A superintendente da Hemorrede no Tocantins, Pollyana Gomes Pimenta, destaca que apesar da urgência ser para a região de Araguaína, é importante que os doadores compareçam às unidades de coletas antes do feriado


Ocorrência

Polícia Civil prende assaltante que comercializava drogas em Paraíso do Tocantins


Economia

Indústrias frigoríficas municipais construídas pelo Estado estão em fase adiantada


Palmas

Transporte Coletivo e matrícula em escolas municipais são temas de Projetos que tramitam na Casa


Ponto Facultativo

Governo do Estado decreta ponto facultativo nesta quinta-feira santa


Operação Catarse

Polícia Civil dá continuidade à Operação Catarse e cumpre mais seis mandados de busca e apreensão


Educação

Carlesse entrega salas de aulas e autoriza climatização de Escola de Tempo Integral em Luzimangues



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira