Monday, 10 de December de 2018

OPINIÃO


Animais

Como alimentar corretamente os seus filhotes?

22 Mar 2018    14:15

Cuidar de um pet é uma grande responsabilidade e exige uma série de cuidados. Os principais estão relacionados à alimentação, afinal, a nutrição do animal influencia diretamente a sua saúde. Quando se leva um cão ou gato filhote para casa, é natural que surjam algumas dúvidas sobre a melhor maneira de alimentá-lo, e nesse período ideias equivocadas são comuns.

Muitos pensam, por exemplo, que nos primeiros meses a ração é “dura demais” para os animais, ainda pequenos e frágeis. Para “poupá-los”, então, os donos costumam umedecer a ração e fazer “papinhas”, o que não traz nenhum benefício ao bichinho. O processo de mastigação é necessário e muito importante para o desenvolvimento, e não deve ser evitado. Se isso acontecer, é provável que seu pet comece a morder as cadeiras, o pé da mesa e da sua cama – o que, certamente, não é nada agradável.

Hoje, o mercado dispõe de diversos tipos de alimentos para cães e gatos, entre secos, semiúmidos e úmidos. Para não errar em meio a tantas opções, o ideal é buscar alimentos específicos para filhotes, que devem ser a base de suas refeições até que se tornem adultos.

Um grande erro cometido pelos donos é oferecer aos pets comidas indicadas para seres humanos, como bolachinhas, torradinhas e pães. Isso não pode ser feito! O ideal é sempre dar a eles um alimento próprio, que, no processo de industrialização, recebe os nutrientes necessários para se tornar completo e balanceado para os bichos. O mercado conta, também, com diversos tipos de petiscos que têm os nutrientes ideais para o seu bichinho.

Em outros casos, o dono adota um pet que já tinha hábitos alimentares definidos, mas inadequados. O que fazer nessa situação? É importante ressaltar que as mudanças na alimentação sempre devem ser feitas de maneira gradativa, para facilitar a adaptação do cão ou gato.

Outra dúvida comum em relação às refeições dos animais diz respeito à quantidade oferecida. Atente-se às informações das embalagens, que geralmente contêm uma tabela a ser seguida. Para fazer a medição, a melhor forma é usar um copo com indicação de peso ou uma balancinha, para garantir que a quantidade certa seja dada. O ideal é dividir a porção diária recomendada para o seu animal em três refeições, equivalentes ao café da manhã, almoço e jantar.

*René Rodrigues Junior é médico veterinário da Magnus, fabricante de alimentos para cães e gatos.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

62

PARABÉNS!
PARABÉNS!

47

BOM
BOM

57

AMEI!
AMEI!

69

KKKK
KKKK

61

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

36

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

44

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Nutrição Animal

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:

Liberdade de Imprensa
FENAJ emite nota oficial

Política

Em diplomação, Bolsonaro pede confiança daqueles que não votaram nele

Presidente eleito diz que voto popular é "compromisso inquebrantável"

Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.



Abuso

Polícia e MP de Goiás vão apurar denúncias contra médium João de Deus

O escândalo envolvendo João de Deus veio à tona na última sexta-feira (7), quando o programa Conversa com Bial, da TV Globo, veiculou o relato de várias mulheres que afirmam terem sido vítimas do médium.


Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira