Tuesday, 19 de March de 2019

OPINIÃO


Empresa Rural

Controle Gerencial: você está fazendo isto certo?

02 Jun 2017

Com a atual conjuntura global e os desafios que vem surgindo nas últimas décadas, faz-se cada vez mais necessária a utilização de ferramentas de controle para a perpetuação e crescimento da empresa rural. O planejamento, o orçamento, as análises financeiras e a gestão da informação mostram-se de suma importância para antever cenários contrários ou favoráveis à atividade, evidenciando uma nova realidade para as empresas e, consequentemente, facilitando sua permanência no mercado.

Para proporcionar uma maximização da lucratividade, da rentabilidade do negócio e garantir a sobrevivência da empresa, o processo de tomada de decisão deve ser o mais racional possível, subsidiado de informações gerenciais precisas e eficientes. Nesse contexto, a controladoria empresarial, a partir das suas ferramentas, direciona as empresas para uma melhoria de performance e perpetuação na atividade rural.

• "Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo" (Peter Drucker)
O planejamento é um dos principais pontos no processo administrativo e é muito mais amplo do que simplesmente adequar as informações e organizar os números. É um instrumento de administração estratégica que busca indicar a direção a ser seguida pela empresa, introduzindo a capacidade de a propriedade ser mais competitiva e trazer resultados sustentáveis em longo prazo.

Na empresa rural o planejamento é tão importante quanto o processo produtivo, já que encoraja os gestores a pensar sobre a safra passada, a atual e a futura, possibilitando ter uma visão ampla do negócio, gerando maior assertividade e resultados mais favoráveis. Lacombe (2009) considera que: "o planejamento é um poderoso instrumento da intervenção na realidade e que, se bem utilizado, constitui ferramenta fundamental para o desenvolvimento das organizações".

• "Eu não posso mudar a direção do vento, mas eu posso ajustar as minhas velas para sempre alcançar o meu destino." (Jimmy Dean)
Os objetivos e metas definidos no planejamento devem culminar na elaboração do orçamento, que além de disponibilizar parâmetros para a avaliação de desempenho financeiro, projeta os gastos e receitas, administrativas e operacionais, para a próxima safra. Utilizando o orçamento a empresa rural irá se desenvolver de maneira mais segura, possibilitando acompanhá-lo constantemente a fim de diagnosticar possíveis distorções a tempo de minimizar os impactos no negócio.

Para que os gestores das empresas rurais possam ter eficiência no processo produtivo, os valores referentes a custos, despesas e receitas deverão ser acompanhados rotineiramente. De forma cuidadosa, o que foi orçado e o que foi realizado devem ser comparados, separados por segmentos da empresa, para promover uma visão micro gerencial e facilitar o controle.

• "O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado" (William Edwards Deming)
Assim como o acompanhamento do orçamento, a análise financeira é de suma importância para a empresa rural, pois ao evidenciar as demonstrações gerenciais surgem diversas informações sobre a posição econômico-financeira. Tais informações são utilizadas para a avaliação da viabilidade de novos investimentos e a verificação da capacidade de pagamento, ou seja, a rentabilidade ou liquidez das atividades da empresa.

A análise financeira compreende tanto o Balanço Patrimonial, como a Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) e o Fluxo de Caixa. Estes, quando corretamente interpretados, são ferramentas de extrema importância para o processo de tomada de decisões baseado em uma visão estratégica, tornando a gestão econômica mais eficiente e, consequentemente, a estrutura mais competitiva.

• "A informação mais necessária é sempre a menos disponível" (Joseph Murphy)
A Informação é uma ferramenta importante na gestão de propriedades rurais e no que tange a sobrevivência e continuidade da empresa, ainda mais quando observamos o quanto o mercado está complexo e competitivo. A adoção de sistemas e processos capazes de gerenciar informações e a possibilidade de trabalhar com relatórios gerenciais periódicos, facilita a tomada de decisões e minimiza riscos. A informação gera poder a quem a tem, possibilitando realizar melhores negócios para a empresa rural e potencializando os resultados.

• "Se todos estão indo adiante juntos, então o sucesso encarrega-se de si mesmo" (Henry Ford)
Para Lemes Júnior (1999) "controladoria é o processo de planejamento econômico-financeiro que visa assegurar o alcance dos objetivos estabelecidos pelos proprietários da empresa". Com planejamento, orçamento, análises financeiras e uma boa gestão da informação, a empresa familiar rural terá ferramentas que facilitarão a comunicação entre os sócios, promovendo maior transparência dos dados e auxiliando na tomada de decisões.

Um dos grandes desafios de boa parte das empresas familiares rurais é descentralizar a responsabilidade da tomada de decisões do patriarca, por isso, reuniões familiares pontuais, com a apresentação dos resultados, avaliação de desempenho e discussões sobre o caminho a ser seguido otimizam as relações e geram clareza entre os sócios e os gestores.

Para que todos esses resultados apareçam, o trabalho conjunto com uma consultoria terceirizada é fundamental, pois, além do auxílio técnico, proporciona tranquilidade, transparência e segurança no processo. Nesse sentido, a Safras & Cifras vem contribuindo há quase 30 anos com empresas familiares rurais de todo o Brasil, através do trabalho de uma equipe qualificada de profissionais multidisciplinares.


*Marcelo Bolzoni
(marcelo.bolzoni@safrasecifras.com.br)
Graduado em Medicina Veterinária
Pós-Graduando em Gestão Empresarial

Marcelo Hofmeister
(marcelo.hofmeister@safrasecifras.com.br)
Graduado em Administração de Empresas

Philipe Santos
(philipe.santos@safrasecifras.com.br)
Graduado em Agronomia

COMPARTILHE:


Confira também:

Crônica
O TEMPO

Imbróglio

PGR pede informações sobre dinheiro depositado em conta da Lava Jato

Em nota à imprensa, após a decisão do ministro, a força-tarefa da Lava Jato disse que pediu a suspensão do fundo antes mesmo do pedido feito por Raquel Dodge ao STF.

Ocorrência

Polícia Civil prende dois suspeitos de tráfico de drogas no interior do Estado

Os policiais civis também cumpriram mandado de busca e apreensão na residência de M.T.C, sendo que, no local, foram encontrados uma balança de precisão e um aparelho celular.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira