Friday, 15 de November de 2019

OPINIÃO


Ponto de vista

Cultura, aceitação, interação e as mudanças nos processos de comunicação

03 Apr 2019    11:46    alterado em 03/04 às 11:46
Cultura, aceitação, interação e as mudanças nos processos de comunicação

Por Rafael Rápres
Redes sociais: @rapres
Telefone: +55(63) 9 8117-1300

O que seria da cultura, se não houvesse mutações e transformações ao longo do tempo. Os aspectos culturais e sua relevância ao abstrato e maturação para concretização, são significativamente importantes, e impõe critérios da vivência social.
 
Quando se fala em cultura, logo se observa as inter-relações sociais e como de fato as pessoas estão abertas a aceitação. Analisando as décadas passadas, principalmente os anos 90 as diferenças do paradoxo cultural, são e enormes quanto ao período  presente. Pressupõe no entanto, que  a  internet não era onipresente e assim a participação atrás das “cortinas” digitais  não faziam parte do cotidiano. Neste sentido em épocas retrógradas os questionamentos ou ataque cultural ficava a cargo da interpretação generalizada ou  fechadas a nichos intelectuais. Neste caso, quando as pessoas assistiam, dançavam e aplaudiam conteúdos sem relevância, o mesmo era tratado como extrato do submundo cultural por parte de uma elite intelectual.

Os variados  temas eram escrachados e explorados no meio do áudio e visual. E ficava a falsa sensação que tudo era permitido. Deste ponto de vista a inclusão de temas era a ação ativa dos meios de comunicação, e os espectadores eram o passivo que aceitava inclusive as mudanças culturais ao longo do tempo.

A mudança ocorreu com o advento da internet e popularização da mesma, ou seja, esta alteração mudou a vida do espectador como indivíduo passivo, pois agora o indivíduo deixa de participar em pequenos grupos e abre sua opinião pelos vastos conteúdos da internet.  A interação é global, podendo ter interferência tanto positiva sobre determinados conteúdos ou até mesmo  o boicote através da negativação. 

Mas aqui o cidadão não sai imune a críticas, e talvez por isso os conteúdos foram repensados a fim de amortecer as críticas negativas, abrindo a politização de ideias. Por outro lado, cada vez fica difícil de conduzir novas mudanças na cultura local, pois a base se fragmenta  e fica quebrada na heterogenia de conteúdos. Assim o que se interage, nada mais é do que um tiroteio cruzado de críticas, e cada um busca a sua tribo de opiniões no mundo virtual.

Ainda é cedo para termos resultados concisos do quanto a  tecnologia impacta as relações sociais no mundo real, e como a será a mutação da comunicação.

Portanto fica a indecisão quanto ao futuro da comunicação e como os impactos serão vistos ao longo das novas gerações, e de como a participação afetará a vida e a cultura local.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Caixa e BB iniciam quinta fase de pagamento de abono do PIS/Pasep

Trabalhadores têm até 30 de junho de 2020 para sacar recursos

Educação

Gabaritos oficiais do Enem já estão disponíveis na internet

Os participantes devem ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.



Moradia

Beneficiários do Recanto das Araras I conhecerão novo endereço nesta quinta, 14

O Residencial Recanto das Araras I faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida - Faixa 1, e está localizado na região Sul da Capital, próximo ao Jardim Laila.


Investimento

Governo anuncia investimento de R$ 1,7 milhão para desenvolvimento científico e tecnológico do Tocantins

O governador em exercício, Wanderlei Barbosa, também presente na abertura do evento, enfatizou a disposição do Governo do Estado em investir na preparação dos currículos e na qualificação profissional por meio do apoio ao desenvolvimento científico local.


Investimentos

Prefeitura investe em 120 dias R$ 7 milhões em avenidas e quadras das Arnos e Arnes

A prefeita Cinthia Ribeiro detalhou esses investimentos à comunidade em ato de inauguração da Avenida Palmas Brasil Norte nesta terça-feira, 12, à noite.


Saúde

Novembro Azul - Atendimento noturno à população masculina de Palmas


Obras

Prefeitura entrega nesta terça, 12, infraestrutura da Avenida Palmas Brasil Norte


Europa

Governador Carlesse cumpre agenda em Portugal visando atrair investimentos para o Tocantins


Vizinho

Governador Carlesse é homenageado em Mato Grosso pelo trabalho visando a construção da Transbananal


Panorama

Metrologia Estadual aprova 94% das marcas de produtos testados na Operação Limpeza


Teatro

Cia Art’Sacra abre inscrições para voluntários do espetáculo Paixão de Cristo 2020



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira