Saturday, 21 de September de 2019

OPINIÃO


Segredos do marketin

Definir os preços deve ser mais demorado do que o consumo de um churrasquinho

15 Mar 2013

aquarium.ro@hotmail.com


Valéria queria vender churrasquinho, pois percebia a oportunidade devido ao tráfego de pedestres na esquina de sua casa. Comprou a carne, carvão, os espetinhos, a farinha, refrigerante e gelo, montou a estrutura e ao entardecer começou a preparar o negócio para recepcionar os clientes até que, seu filho perguntou quanto custaria o refri. Foi justamente neste ponto que ela engasgou.

Definir o preço dos produtos é muito importante, até porque as variações de preço aumentam ou diminuem não só o volume de vendas como a própria rentabilidade da empresa. Na hora de definir o preço se deve considerar o mercado, o ambiente, a concorrência e a disposição do próprio mercado em pagar o produto/serviço. Aliás, a relação entre o preço e a qualidade percebida pelo cliente também é para ser considerada, pois dificilmente Valéria poderá cobrar pelo seu churrasquinho a mesma quantia de um marmitex.

A estratégia de preço a ser adotada por Valéria ou qualquer empreendedor passa por três variáveis:
Valor de troca: representa o valor dos recursos aplicados (capital e trabalho – carne, carvão, etc e o esforço da Valéria) na elaboração de um bem ou na prestação de um serviço;
Valor de uso: tem a ver com a capacidade de um bem ou serviço em satisfazer determinada necessidade do consumidor e o valor por ele atribuído a essa vontade atendida – saciar a fome rapidamente a baixo custo no caso da Valéria; e
Escassez: quanto mais raro um bem ou serviço que tenha utilidade, maior seu valor, pela dificuldade de ser adquirido – se o churrasquinho fosse de rosbife ou ainda de com carne recheada, por exemplo.
Infelizmente, como Valéria não possuía conhecimento como o do leitor que acaba de passar os olhos por este texto, apelou para uma estratégia comum e nem sempre eficiente: definiu o preço considerando um que estava a mente.


Prof. Me. Cristiano Borges Rodrigues é palestrante, consultor em gestão estratégica, comercial e autor do Livro de Mão da Redação Publicitária (2011) e Planejamento de Campanha Publicitária (2010).

COMPARTILHE:


Confira também:


CPI

DPE-TO vai informar dados de reclamações à CPI em Gurupi sobre BRK Ambiental

Comissão da Câmara de Vereadores de Gurupi solicitou apoio informativo para fundamentar relatório sobre suposta má-prestação de serviço pela BRK Ambiental

Diz Tiago Dimas

Desenvolvimento de pesquisas são imprescindíveis e cortes de bolsas do CNPq preocupam

Tiago Dimas fez questão de lembrar que neste ano mesmo o IFTO conseguiu patentear a produção do adubo em cápsula.


Araguaína

Polícia Civil realiza busca e apreensão em residência de servidores lotados na Assembleia Legislativa

De acordo com a Polícia Civil, os dois servidores residem em Araguaína e não cumprem as atividades para as quais foram nomeados.


Norte do TO

Energisa realiza troca de lâmpadas e cadastro na tarifa social em Araguaína

O caminhão permanece na cidade por 10 dias, em três bairros, levando informação e diversão, além de troca lâmpadas e cadastro na tarifa social


Operação Ruptura

Polícia Civil deflagra operação ruptura e prende vários criminosos em Araguaína


Saúde

Hospital Regional de Miracema amplia serviços e realiza cirurgia inédita


Agenda

Em Brasília, parlamentares do Tocantins buscam recursos para obras


Seu Bolso

Energisa prorroga campanha para negociação de dívidas


Premiação

Nota Quente paga R$ 10.935,88 neste sábado, 21


Saúde

Profissionais de saúde alertam sobre cuidados com as altas temperaturas na Capital



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira