Sunday, 23 de September de 2018

Sunday, 23 de September de 2018

OPINIÃO


Ciência e Tecnologia

Diretor de Logística

23 Oct 2017

Os diretores de logística, por incrível que pareça, são figuras quase inexistentes tanto em nível estratégico quanto tático nas organizações de ciência e tecnologia. Essa surpresa é tão maior quanto mais dispersa espacialmente for a organização, as chamadas organizações multicampi. O que era de se esperar é que, em organizações onde a dispersão espacial fosse alta, a fundamentalidade das operações logísticas fosse de uma ordem tal que justificaria e exigiria a sua contemplação no organograma organizacional. Mas não é isso o que acontece nas organizações brasileiras de ciência e tecnologia. Mas há umas poucas honrosas exceções. Este artigo tem como objetivo mostrar o papel dos diretores de logística nas organizações de ciência e tecnologia.

Em primeiro lugar, logística é uma atividade meio. Aliás, é a atividade-meio por excelência. A finalidade de toda unidade logística é suprir. Tecnicamente, as unidades logísticas suprem tudo e a todos, desde os conselhos de administração (que nas organizações de ciência e tecnologia recebem diversos nomes, como consun, consu, consuni etc.), que se situam acima das equipes executivas (reitores e pró-reitores) até os indivíduos das linhas de operação, como professores e técnicos sem cargos de comando.

As atividades de suprimento estão divididas, tanto didática quanto operacionalmente, em provisão de recursos, equipamentos e informações. Os recursos são divididos em humanos e não humanos. Muitos se surpreendem quanto ao fato de o suprimento de pessoas ser uma atividade logística, da mesma forma que o é o suprimento de qualquer material de consumo ou de produtos utilizados nos laboratórios de pesquisas. Outros, especialmente o pessoal de TI, também se surpreendem com a necessidade de suprimento de informação seguir os procedimentos e técnicas de TI. O que se pretende que seja compreendido é que tudo o que disser respeito a suprimento de recursos, equipamentos e informação é atividade logística.

Em segundo lugar, para que haja o suprimento, os profissionais de logística pretendem ter conhecimento completo dos fluxos de informação (que vai do cliente ao fornecedor de última camada), produção (do fornecedor de última camada ao cliente) e financeiro (que novamente começa no cliente e termina no fornecedor de última camada).

Os diretores de logísticas precisam ter visão organizacional e interorganizacional. São esses profissionais que permitem, por exemplo, que os equipamentos que a organização de ciência e tecnologia precisa e que ainda não existem sejam produzidos. Isso é feito a partir de procedimentos e técnicas de desenvolvimento de fornecedores a partir de atitudes chamadas contemporaneamente de strategic sourcing. Infelizmente o analfabetismo gerencial tem imaginado, no máximo, que os profissionais de logística são meros compradores, ignorando que a aquisição é apenas uma das etapas de uma das diversas atividades logísticas.

Como consequência, os diretores de logísticas são os formadores e gerenciadores do gerenciamento da cadeia de suprimentos da organização. Isso implica em postura de liderança e capacidade de negociação atualmente inimaginável por praticamente todas as organizações de ciência e tecnologia nacionais. É provável que a aplicação dos procedimentos e técnicas de supply chain management reduzisse os custos de operação dessas organizações superiores a 30%.

Indo um pouco além, e como decorrência desses desdobramentos, logística é quem gerencia os recursos materiais, financeiros e pessoais naquelas operações em que a organização de ciência e tecnologia precisa entregar produtos ou serviços. É o caso, por exemplo, de certa organização que produz matéria-prima para a produção de fármacos e produtos cosméticos. Essa organização tem como atividade-meio essencial a gerência de logística, responsável pela aquisição de todas as necessidades organizacionais quanto a distribuição dos produtos até sua chegada aos clientes.

O que se deve compreender é que toda organização é um sistema de produção, principalmente as de ciência e tecnologia. Nestas organizações, as atividades logísticas são tão essenciais quanto desconhecidas que planejamento da produção e operações, aquisição, acondicionamento, armazenamento e distribuição interna nas unidades e interunidades não são feitas tecnicamente. Como consequência, a fundamentalidade do monitoramento e gerenciamento das operações e informações não é feito com a suficiência necessária para que os objetivos de metas organizacionais (que também não seguem procedimentos técnicos) sejam alcançados.

Os diretores de logísticas são os profissionais de excelência para garantir a chamada governança organizacional, corporativa. Isso quer dizer que esses profissionais monitoram as informações e dados sobre o ambiente externo e interno, transformam em propostas de produtos e serviços, elaboram esquemas de suprimento dessas necessidades, calculam os resultados possíveis de serem auferidos pelo suprimento e projetam esses resultados para o longo prazo, para que os dirigentes estratégicos possam tomar as decisões sobre produzir ou não.

Não existe produção sem logística. A própria produção é uma parte do sistema logístico global. Isso quer dizer que formar profissionais (ensino), produzir conhecimentos (pesquisa), distribuir os conhecimentos (extensão), criar novos produtos e serviços (inovação) e suprir diretamente as necessidades dos ambientes interno e externo (empreendedorismo tecnológico) são partes de um sistema maior chamado Logística. Isso é suficiente para que se possa começar a compreender o quanto precisamos alterar nas práticas gerenciais das organizações de ciência e tecnologia nacionais para que possam cumprir efetivamente com suas missões e colaborar para com o desenvolvimento local e nacional.

*Daniel Nascimento-e-Silva, PhD
Professor e Pesquisador do Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

19

PARABÉNS!
PARABÉNS!

17

BOM
BOM

18

AMEI!
AMEI!

19

KKKK
KKKK

17

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

13

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

16

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Mundo

Papa pede atenção para detectar novos focos de totalitarismo

Ele pediu para se lembrar "daqueles tempos e pedir ao Senhor que dê o dom do discernimento a todos para detectar a tempo qualquer aumento dessa atitude perniciosa, qualquer ar que enfraqueça o coração das gerações que não viveram aquilo".

Eleições 2018

Carlesse está entre os 6 governadores que podem ser reeleitos em 1º turno, aponta UOL

Além do chefe do Executivo do Tocantins, o portal cita como candidatos que “lideram com folga” as pesquisas Renan Filho (MDB), em Alagoas; Rui Costa (PT), na Bahia; Camilo Santana (PT), no Ceará; Flávio Dino (PCdoB), no Maranhão; e Wellington Dias (PT), no



Palmas

Estudantes tocantinenses vivenciam modalidades esportivas com medalhista paralímpica Terezinha Guilhermina

“Foi um momento muito lindo poder participar de todos esses esportes. O que mais gostei foi a bocha, nunca tinha jogado”, disse Vitória Aparecida Neres, de 13 anos, da Escola Municipal Darcy Ribeiro, de Palmas.


Ocorrência

Polícia Civil prende homem suspeito de cometer assalto à mão armada em Paraíso

Conforme o Delegado Regional José Lucas Mello, o crime foi praticado em abril de 2018


Campanha em Araguatins

Em Araguatins, aliados exaltam gestão Carlesse: “É o Governador que está consertando o Tocantins”

Do Bico do Papagaio, o candidato à reeleição ao cargo de deputado estadual Amélio Cayres (SD) enfatizou os projetos de Carlesse para sua região.


Pecuária

Seagro oportuniza discussão sobre caprinocultura do leite em palestras na Expopalmas


Pesquisa Fieto

Pesquisa Fieto/Vetor indica vitória de Carlesse no primeiro turno


Polícia Fazendária

Estado terá Batalhão da Polícia Militar Fazendária


Saúde

Instalação da máquina de radioterapia de Araguaína deve ser concluída em 90 dias


Esporte

Meia Maratona do Tocantins será realizada dia 1º dezembro com premiação de mais de R$ 55 mil


Ocorrência

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no Extremo Norte do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira